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Torre da fachada do Martins Atacadista

Martins atacadista: nossos valores se refletem em crescimento!

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Ser o maior atacado do país não é algo que se constrói da noite para o dia. No caso do Martins atacadista, essa posição é o resultado de mais de meio século de trabalho, e um grande esforço para construir uma relação forte, de amizade, com os clientes.

 

Nesse post, você vai conhecer os detalhes dessa história de sucesso e descobrir um pouco mais sobre os diferenciais do Martins atacadista.

Confira!

O começo da história do Martins atacadista

Tudo começou em 17 de dezembro de 1953, em Uberlândia (MG), quando um armazém de apenas 100m² foi inaugurado. O fundador desse pequeno comércio foi Alair Martins.

Nos produtos que sobravam em suas prateleiras, Alair Martins enxergou uma oportunidade: por que não vender seus excedentes a outros varejistas? Poucos anos depois, em 1960, o negócio já contava com uma pequena frota de caminhonetes, expandindo o alcance do armazém de interior para todo o Brasil.

E foi assim, de um jeito despretensioso – mas visionário – que começou a história do Martins atacadista, o maior atacadista-distribuidor da América Latina!

Colocando o nome Martins no mapa das Américas

Em 1973, as vendas para o varejo passaram a ser a atividade principal da empresa. A área de armazenagem foi ampliada para 3.000m² e finalmente inaugurou-se o Armazém Martins, que contava então com 180 funcionários e 45 caminhões. Mas o negócio não parou por aí, e até hoje segue passando por ampliações e trazendo novidades para atender melhor o varejista em todas as suas necessidades.

Atualmente o Martins atacadista tem uma frota com centenas de veículos próprios, quase 1000, que viajam milhões de kilômetros por ano para entregar os melhores produtos dos nosso mix de produto gigantesco, que chega aos milhares.

Nesse processo, nossos maiores aliados são os nossos colaboradores – que também são milhares! – e os nossos clientes, já na casa dos milhões. Isso tudo se reflete no reconhecimento que recebemos ano após ano: já fomos eleitos o Melhor Atacadista Distribuidor Nacional pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) seis vezes consecutivas.

Com mais de 65 anos de história, o Martins continua preservando os valores que estão no coração da empresa desde o seu início, sempre incansável ao buscar novas maneiras de inovar no segmento de atacado e distribuição. A implementação do Martins.com.br, nosso e-commerce; e a criação do Benefícios Exclusivos Martins (BEM), nosso programa de incentivo para clientes; são alguns exemplos de como o Martins está sempre à frente, pensando em crescer junto de sua clientela.

Os valores construíram a história do Martins Atacadista

Mais do que qualquer técnica ou ferramenta de gestão, o que pode levar uma empresa à posição de maior atacadista do país são os valores que direcionam suas ações. No Martins atacadista, temos oito valores essenciais:

  • Integridade;
  • Amor pelo serviço;
  • Lealdade;
  • Justiça;
  • Inovação;
  • Humildade;
  • Disciplina;
  • Juntos Cada um Vale Mais;

Veja só alguns projetos que esses ideais já desdobraram:

Universidade Martins do Varejo

O Martins atacadista sempre priorizou o desenvolvimento de medidas que colaborem com o fortalecimento do varejo.

Foi assim que em 1988 surgiu a Universidade Martins do Varejo (UMV), um centro com soluções e treinamento para aprimorar o ponto de vendas. Entre os vários aspectos abordados, estão o gerenciamento de categorias, a definição de mix de produtos e a implementação de ferramentas de apoio à gestão.

Banner da UMV, iniciativa do Martins Atacadista

Sempre de olho nas tendências do mercado, a UMV oferece o que há de mais inovador em técnicas e tecnologias, impulsionando o pequeno e médio comerciante a crescer cada vez mais! Até hoje já foram mais de 94 mil lojas e 326 mil beneficiados pelos treinamentos da UMV, e esses números continuam aumentando.

Flix do Varejo

Dentro da UMV, o Martins atacadista desenvolveu mais uma iniciativa inovadora: o Flix do Varejo. Trata-se de um portal virtual que reúne verdadeiras aulas – no estilo Telecurso – para profissionais e varejistas.

O portal oferece três planos aos assinantes, que incluem, dentre outras coisas: consultoria online com preços diferenciados, fórum de discussão com especialistas, divulgação de vagas de emprego e acesso ilimitado a vídeos e artigos.

Vitrine do Varejo

Outro projeto que surgiu dentro da UMV foi a revista Vitrine do Varejo, que começou a circular em formato impresso no ano de 1997. Depois de 159 edições publicadas e mais de 1 milhão de exemplares distribuídos, chegou a hora de uma renovação, e a revista foi transformada em um portal virtual de notícias.

Nesse portal são publicadas as notícias mais relevantes para o varejista. É mais uma consolidação do compromisso do Martins atacadista e da UMV em colaborar para que as empresas do varejo nacional tenham à sua disposição todas as ferramentas de que precisam para crescer.

Tribanco

As iniciativas de apoio ao varejo do Martins atacadista foram ficando cada vez mais ousadas. Em 1990, o Grupo Martins inaugurou o Tribanco, que oferece soluções financeiras para o varejista e o fornecedor, possibilitando seu crescimento com condições mais atrativas do que as encontradas nas instituições bancárias tradicionais. A palavra-chave nesse trabalho é sustentabilidade.

O Tribanco também incorporou ao seu portfólio outros dois produtos: crédito e seguros. Com isso, é uma solução completa para as necessidades do varejista.

Rede SMART

Você acha que já é o suficiente? Pois o Martins atacadista, não! Dez anos depois de criar o Tribanco, em julho de 2000 o Grupo Martins desenvolveu a rede SMART.

A proposta dessa vez era criar condições para que supermercados de pequeno e médio porte pudessem encarar uma concorrência cada vez mais acirrada. Para isso, apostava no associativismo como maneira de garantir apoio financeiro, tecnológico e comercial para os pequenos e médios comerciantes, ao mesmo tempo que aumentava o potencial de rentabilidade dos participantes.

Essa ideia foi um sucesso. Em pouco mais de uma década, o SMART tornou-se a Maior Rede de Supermercado por Associação do Brasil segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

eFácil

O Martins atacadista nunca ficou de fora das novidades do mundo digital. Um bom exemplo é o eFácil, comércio eletrônico que foi colocado no ar em 2000 e começou a atender pedidos pra valer em 2001.

O eFácil não é somente uma das primeiras lojas desse segmento no país, mas também uma das maiores e mais queridas pelo consumidor final. Prova disso é já ter recebido inúmeras vezes o Selo Diamante, categoria mais alta do rankeamento feito pelo Ebit, que verifica a reputação de lojas virtuais.

Esse sucesso não é surpresa, uma vez que o eFácil já nasceu com a infraestrutura bem organizada do Martins atacadista, incluindo armazenagem, estoque, logística, sistemas e áreas de apoio. Uma base forte para chegar ao topo do e-commerce!

Martins.com.br

Mas o Martins ainda não perdeu seu foco no varejista quando o assunto é inovação. Se o eFácil facilita a vida dos clientes finais em compras, alguém também precisa trazer essa praticidade para os donos de comércio, não?

Foi daí que surgiu o Martins.com.br, um dos primeiros atacadistas virtuais do Brasil. A proposta é simples: ao invés de ter que se deslocar ou só poder fazer pedidos por representantes, o próprio varejista pode entrar no site e pedir tudo o que quer em questão de minutos.

E tudo isso, é claro, com toda a estrutura e condições do Martins, além de alguns extras, como o Benefícios Exclusivos Martins (BEM).

Instituto Alair Martins

Apenas três anos depois do lançamento do eFácil, em 2005, foi fundado o Instituto Alair Martins – IAMAR. É uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre os jovens brasileiros por meio da organização de iniciativas culturais e socioambientais.

Banner institucional do Instituto Alair Martins, parte das soluções do Martins Atacadista.

Um bom exemplo do trabalho do IAMAR é o Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras. Esse programa busca desenvolver os jovens em três dimensões: pessoal, social e produtiva. Dessa maneira, eles podem atravessar o mundo do estudo e do trabalho com segurança.

O IAMAR está tendo muito sucesso em sua missão e já ganhou várias vezes o Prêmio de Excelência Cidadã, da Fundação CDL, além de outras premiações.

O segredo para o sucesso

Agora que você conhece os detalhes de como surgiu e cresceu o Martins atacadista, está curioso para saber qual é o segredo de tanto sucesso? É o amor pelo trabalho de servir você, varejista! Foi assim que nos tornamos o maior atacadista do país. Também temos que agradecer, é claro, à confiança dos nossos clientes e ao carinho e dedicação que nossa equipe coloca em todo trabalho.

Mesmo assim, ainda não chegamos ao fim dessa história. Seguimos sempre em busca do aprimoramento, para que assim possamos continuar oferecendo a melhor solução em distribuição aos varejistas de todo o país!

A quem já participa dessa história, nosso muito obrigado. Se você ainda não faz parte desse grande time, será um prazer tê-lo conosco. Conheça nosso mix de mais de 13 mil itens visitando uma das lojas ou acessando nosso site.

Ficou curioso e quer mais informações sobre o Grupo Martins? Acesse o nosso portal institucional!

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