Realizar pequenos reparos em casa, na empresa ou na área de lazer da família tornou- se parte dos afazeres de rotina dos consumidores. É o que a gente chama de “faça você mesmo”, traduzido do inglês “do it yourself (DIY)”, cujo comportamento impacta diretamente no varejo.
O movimento faça você mesmo acabou estimulando a procura por itens decorativos para espaços menores e materiais de construção para pequenas reformas e instalações.
Os consumidores passaram a investir mais nessas categorias, muitas vezes estimulados por canais no Youtube que trazem o passo a passo de como fazer em casa.
A pandemia trouxe certas restrições de compras, mas incentivou o processo produtivo nas pessoas. O consumidor, por outro lado, passou a entender os benefícios financeiros e emocionais que o conceito “faça você mesmo” gera. E quem quer um espaço personalizado, precisa de materiais de construção.
O início do ano é ainda uma ótima oportunidade para realizar reformas em casa, por conta do verão e do período de férias de muitos brasileiros, e aproveitar para ornamentar algum espaço.
Ou seja: não tem melhor momento para dedicar um cantinho para materiais de construção no supermercado e categorias relacionadas.
Faça você mesmo está em alta
Muitas pessoas adotaram o home office na pandemia e, ficando mais tempo em casa, mudaram o estilo de vida. Passaram a notar a necessidade de reparar os pequenos estragos em paredes, torneiras, telhados e às vezes até mudar um pouco a decoração.
Inegavelmente o faça você mesmo ganhou espaço e colocou em alta o varejo de materiais de construção e home center. Um estudo realizado pela Oficina de Estratégia, empresa de consultoria especializada em pesquisa com experiência no setor de material de construção, comprovou isso.
Conforme a pesquisa, considerando as mudanças no comportamento do shopper, 77% dos lojistas perceberam que o faça você mesmo cresceu durante a quarentena.
Além disso, os consumidores estão buscando informações em tutoriais na internet, questionando os vendedores e colocando a mão na massa.
Materiais de construção aproveitam fôlego
O varejo de materiais de construção é um dos que mais se beneficiam com esse cenário. É por isso que também é um dos que mais crescem e registram altas acumuladas ao longo do ano.
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), destacou as vendas do comércio varejista ampliado.
Na categoria Material de construção foi registrada a sétima alta consecutiva em volume de vendas.Um aumento de 0,6% entre novembro e dezembro.
Comparado ao mês de novembro de 2019, o setor varejista registrou a quinta taxa positiva com aumento de 4,1%, após a alta de 6,1% em outubro.
Os materiais de construção tiveram alta de 10,1% e a principal justificativa está na recuperação rápida da atividade pós-fechamento do comércio por conta da pandemia.
O que devo comprar?
Se você ainda não conta com um espaço dedicado para materiais de construção no supermercado ou ainda não sabe bem o que vender segundo o conceito faça você mesmo, não se preocupe! Vamos listar para você alguns produtos primordiais para montar o seu cantinho.
Antes é importante lembrar que, quando estamos falando em pequenos reparos, estamos destacando situações rotineiras do consumidor como:
- O chuveiro queimou, preciso trocar a resistência.
- Está vazando água, preciso arrumar a torneira.
- A tinta da parede descascou, preciso pintar.
- O telhado está com uma trinca, preciso repará-lo.
- Não estou gostando dessa prateleira. Vou restaurá-la.
- Enjoei do quadro nesse lugar. Vou pendurá-lo em outro.
- Sumiu o parafuso da cadeira. Preciso parafusá-la novamente.
- A lâmpada da sala queimou. Preciso comprar uma nova.
Conseguiu se colocar no lugar do cliente que passou por algum desses problemas? Então agora ficou fácil de se situar e de providenciar a lista de compras de materiais de construção no supermercado.
Monte um mix que atenda essas pequenas necessidades e aproveite para aumentar as vendas da loja. Veja algumas sugestões:
- Querosene Natrielli;
- Aguarrás Natrielli;
- Thinner Natrielli;
- Antiferrugem Pratik;
- Corante Líquido Xadrez;
- Tinta Spray Pratik;
- Cola Multiuso Loctite;
- Cola massa Durepoxi Loctite;
- Adesivo de silicone Orbived;
- Trenas Lufkin;
- Kit Ferramentas Tramontina;
- Jogo Chave de Fenda Tramontina;
- Alicate Universal Tramontina 7P;
- Lima Enxada 8P Blister com Cabo K&F;
- Estilete Starrett 18mm;
- Tesoura Multiuso 8″ Tramontina;
- Ferro de solda Tramontina;
- Regulador para Gás Aliança sem Mangueira;
- Trincha Atlas 300 1″ Emb. c/ 12;
- Espátulas Tramontina;
- Rolo Lã Sintético Atlas 709/5 9cm;
- Rolo Espuma Atlas 607/5 Cinza 5cm 12×1;
- Pino adaptador;
- Pino Macho Tramontina;
- Resistência de chuveiro;
- Extensão elétrica;
- Protetor de Tomada lumi Embalagem c/ 10;
- Tomada Sobrepor Lizflex Tramontina 2P+T 10A Branca;
- Interruptor Sobrepor Tramontina 1 tecla Simples 10a Bca;
- Torneira lavatório Herc;
- Registro Esfera Soldável Herc 3166 20mm c/ 12;
- Sifão Extensível Universal Krona DN38/40/48/50 12×1;
- Torneira com Filtro Água Lorenzetti;
- Mangueira para jardim Plasbohn;
- Suporte para Mangueira Plasbohn;
- Filtro de linha Pratik;
- Passa fio Alma de Aço
- Fita Dupla Face Pratik;
- Cola Branca Pratik;
- Fita Isolante Pratik;
- Fita Veda Rosca Pratik.
Materiais de construção no supermercado
Com uma ideia ampla de que produtos compor o mix da loja para atender a essas necessidades do consumidor, agora é hora de saber expor. Confira algumas dicas:
DICA 1
É preciso criatividade para montar o espaço de materiais de construção no supermercado. Destaque sempre os itens que servem para pequenos reparos, produtos de jardinagem e de artesanato ou decoração.
DICA 2
Muitas lojas costumam ter o hábito de usar cestos para organizar peças menores ou sem embalagem como plugues, tomadas, pregos, parafusos, buchas e fitas. Nesse momento, o planograma de gôndola pode ajudar você a distribuir e expor melhor o mix para despertar a atenção do shopper.
DICA 3
Sabe aqueles produtos de melhor valor agregado? Lembre-se de destacá-los nos pontos estratégicos das prateleiras. Aqueles que recebem maior atenção no campo visual do shopper, na altura dos olhos.
DICA 4
Pense em um layout que ajuda a destacar o cantinho faça você mesmo. Com cartazes ou letreiros, sinalização tátil e visual nos corredores, tudo isso ajuda o cliente a se orientar dentro da loja.
DICA 5
Coloque o espaço dedicado a materiais de construção em chamadas “zonas frias” da loja, em caso de supermercados e mercearias. Como são itens de necessidade, você força o consumidor a percorrer pela loja até chegar na seção. Mas sinalize sempre o cliente!
Também é muito interessante deixar esse mix próximo aos caixas da loja para lembrar o consumidor daquele reparo emergencial que ele precisa fazer em casa.
Ou para despertar a compra por impulso de algum produto que é sempre bom ter em casa, como pilhas, colas instantâneas, lâmpadas, etc.
Vantagens para a loja
Você já viu que o segmento de materiais de construção domésticos só cresce e não sentiu impactos com a pandemia. Viu também que o conceito faça você mesmo estimula ainda mais o mercado.
Então, pra fechar o post de hoje, confira mais essas vantagens que sua loja terá com um cantinho dedicado para esse mix:
- A rentabilidade de grande parte dos produtos de materiais de construção é acima de 100% para o varejista;
- Incentivo às compras por impulso, ou seja, o consumidor geralmente vai à loja para comprar uma torneira, mas sai com a fita veda rosca e a bucha vedante;
- Consumidor cada vez mais interessado em fazer os próprios consertos em casa e no trabalho;
- Horário limitado de lojas especializadas leva o consumidor a procurar supermercados e outros varejos para comprar esses itens;
- Varejo de materiais de construção continua com expectativa alta para pós-pandemia visto que a população tem gostado da sensação de executar os próprios reparos em casa.
Até a próxima! E lembre-se que o Martins tem tudo que você precisa para o seu cantinho de material de construção!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.