Sumário

A demanda por material de informática cresceu na mesma proporção do avanço da tecnologia e da digitalização das atividades pessoais e profissionais. 

Esse mix é fundamental no dia a dia das pessoas e o varejo acaba sendo o principal responsável por abastecer as empresas com equipamentos e insumos de informática.

Hoje vamos aprofundar no tema para ajudar você, lojista, a ganhar uma visão mais abrangente da categoria e aprender a adotar práticas lucrativas para alavancar as vendas de material de informática.

Um mix de relevância para o varejo

Desde estudantes e profissionais que necessitam de notebooks e acessórios, até empresas que contam com parques tecnológicos robustos, a demanda por material de informática é diversificada e constante. 

Ao oferecer esse mix, ainda que a loja não seja segmentada, os varejistas passam a abranger uma necessidade fundamental dos clientes, aumentando a satisfação e fidelização deles. 

O material de informática geralmente tem um valor agregado alto, o que contribui para o aumento do ticket médio das vendas e para melhoria da margem de lucro.

Ampliar o mix da loja com a categoria ainda permite que os varejistas diversifiquem as ofertas, criando outras oportunidades de receita. Sem contar que um portfólio diversificado tem muito mais chances de atrair um público maior e aumentar o alcance da marca.

Mas como este é um mercado de tecnologia em constante evolução, com inovações tecnológicas sendo lançadas a todo momento, é preciso acompanhar as mudanças e levar essas tendências para dentro da loja.

Itens de material de informática mais procurados

O mix de informática abrange desde acessórios básicos até dispositivos de alta performance. 

Saber quais são os produtos mais vendidos pelo setor pode ajudar lojistas a otimizar o estoque e direcionar melhor as estratégias de vendas para atender melhor às necessidades do consumidor.

A seguir, veja quais são os itens mais populares e essenciais para um mix de material de informática.

1. Computadores e notebook

Os computadores e notebooks são os equipamentos mais procurados no segmento de material de informática. Isso porque são essenciais para o trabalho, estudo e entretenimento dos consumidores. 

Esses itens ganharam ainda mais popularidade durante a pandemia da Covid-19, que possibilitou as atividades home office e de ensino remoto. 

O mercado de laptops e desktops é dominado especialmente por marcas como Dell, HP, Lenovo e Apple.

A dica é contar com modelos variados para atender não só os usuários básicos, como os gamers e designers que precisam de equipamentos mais profissionais para trabalhar.

2. Impressoras 

Impressoras e aparelhos multifuncionais, que fazem impressão, scanner e cópia, também são muito populares. Eles são indispensáveis tanto para uso doméstico quanto para escritórios, escolas e outros ambientes profissionais.

Além disso, cartuchos de tinta e toner são itens de reposição constantes que devem ser incluídos ao mix. Os líderes de mercado de impressoras e suprimentos são HP, Epson e Canon.

3. Acessórios

Outra subcategoria que não pode faltar na loja é a de acessórios de informática como cabos, adaptadores, suportes para notebook, headset, fone de ouvido etc. 

Essas são mercadorias essenciais para a conectividade e a organização do espaço de trabalho, proporcionando praticidade e eficiência no dia a dia.

Os jogos online e o dos conteúdos de vídeos elevaram muito a demanda por acessórios de alta qualidade. 

A dica é criar displays criativos e interativos na loja para que os clientes possam testar os acessórios antes de comprá-los.

4. Periféricos

Por falar em acessórios, os produtos periféricos como teclado, mouse, monitor e webcam também entram na lista dos produtos de alta rotatividade, que são muito procurados no varejo. 

5. Armazenamento de dados

Escrivaninha com um notebook aberto, um monitor, mouse, vaso de plantas e luminária

Os dispositivos de armazenamento de dados como HD externo, SSD, pendrive e cartão de memória também são muito procurados. 

Esses produtos melhoram a performance do usuário por causa da velocidade e confiabilidade no armazenamento de arquivos em alta resolução. Se destacam no segmento marcas como Samsung, Western Digital e SanDisk.

6. Componentes internos

Processador interno, placa-mãe, memória RAM e placa de vídeo são muito demandados pelos profissionais e empresas que atuam na montagem dos próprios computadores.

Nesse caso, seria muito interessante oferecer alguma consultoria ou contar com parceiros na loja para ajudar os clientes a escolherem os componentes certos para suas respectivas necessidades.

7. Conectividade

Por fim, produtos de conectividade também não podem faltar no mix de material de informática. Isso inclui roteador, switch, e adaptador Wi-Fi, que são essenciais para garantir uma conexão de internet estável e rápida.

Estratégias práticas para as vendas

Um grande diferencial de uma loja que vende material de informática é saber conversar no mesmo tom com o público-alvo. Então, é preciso adotar estratégias práticas para atrair esse tipo de consumidor que sempre está aprendendo algo novo.

  1. Organize workshops e faça demonstrações interativas de produtos no PDV para mostrar aos clientes sobre o uso e os benefícios dos produtos que estão sendo vendidos. Exemplo: workshops de montagem de computadores ou técnicas de design gráfico com softwares de dispositivos móveis tablets;
  2. Convide especialistas da área ou parceiros de marcas para conduzir essas atividades e ofereça descontos exclusivos ou brindes para os participantes;
  3. Ofereça recompensas aos consumidores que realmente agreguem valor, como descontos em produtos da loja, serviços de suporte técnico ou produtos que estão prestes a ser lançados
  4. Crie parcerias com influenciadores e criadores de conteúdo da área de tecnologia para promover o material de informática que você vende. A influência deles aumenta a visibilidade da loja e gera maior engajamento entre o público-alvo.

São ações simples, mas vão te ajudar a impulsionar as vendas da categoria, proporcionando valor adicional aos clientes e destacando a loja perante um mercado tão competitivo.

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
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