O período de volta às aulas em fevereiro abre espaço para a principal temporada de compras de material escolar no atacado e no varejo. O corre-corre às papelarias e supermercados começa a ser visto já em janeiro, pós-festas de fim de ano.
A prioridade dos pais para renovar o material escolar dos filhos é escolher lojas que apresentem uma boa variedade de produtos, ampliando as opções de escolha, bem como aquelas que tenham ofertas para o mix sazonal.
No artigo de hoje, vamos apresentar algumas estratégias criativas para que você possa sair à frente da concorrência nessa temporada de vendas de material escolar. Aproveite para anotar o que não pode faltar no seu estoque.
Então, vamos lá!
Cautela para comprar e vender
Para os pais e responsáveis legais mais cautelosos, as compras de material escolar esbarram em um período delicado para o orçamento familiar. Além dos gastos com as compras de fim de ano e com as férias, as escolas particulares também tendem a reajustar a mensalidade.
De acordo com a empresa de dados Explorar, as mensalidades neste ano ficarão até 9,2% mais caras, quase cinco pontos percentuais acima da inflação prevista. Um alerta para muitos consumidores.
Por causa desses gastos, o varejista precisa antever alguns cenários e saber com qual público-alvo está lidando para comprar o necessário para compor o estoque. As compras exageradas podem resultar em um estoque parado por muito tempo na loja.
Três dicas importantes para te ajudar nesse processo:
- Ficar atento às listas de material escolar das escolas que são mais próximas da loja;
- Gerenciar o estoque do ano passado para colocar em oferta neste ano;
- Criar uma campanha de vendas de material escolar.
Estratégias criativas para vender mais material escolar
A temporada de vendas de material escolar para papelarias e supermercados precisa ser caprichada para quem quer levar a preferência do consumidor na jornada de compra. Muitas vezes ele vai pesquisar muito antes de comprar.
A saída é inovar nas estratégias de venda e marketing para atrair também aqueles clientes que estão dispostos a consumir novas marcas. Então, aí vão quatro dicas criativas para você vender ainda mais material escolar neste ano:
1. Cantinho cinéfilo
Crianças e adolescentes amam um personagem. Disso ninguém duvida! Aproveitando a temporada de janeiro, com diversos lançamentos no cinema para a criançada, você pode pensar também em um espaço temático para a sua loja.
Exponha produtos com personagens de filmes ou desenhos e, de preferência, compre para revender a linha inteira de alguns personagens ou longas mais caricatos.
Você pode aproveitar para saber o que está em cartaz no cinema da sua cidade e criar uma campanha de vendas com produtos temáticos do filme. Vai ser um sucesso!
Você pode até cogitar em disponibilizar na loja, em uma data da ação promocional, um parceiro com carrinho de pipoca para oferecer para a criançada enquanto os pais vão às compras. Tem tudo a ver com tema e você ainda aproveita o marketing sensorial para fisgar pelo olfato e o paladar.
A Disney lança neste mês a animação Wish – O poder dos desejos. Mas para este ano ainda há grande expectativa para os lançamentos de Divertidamente 2, Coringa 2, Furiosa – uma saga Mad Max, Kung Fu Panda, Sonic 3 e Madame Teia.
2. Vitrine imersiva
Que tal sair um pouco do convencional e criar uma vitrine bem legal e proporcionando uma experiência imersiva aos seus consumidores?
Monte uma espécie de sala de aula em um espaço bacana na entrada da loja. Exponha o material escolar que você queira dar destaque nas vendas. Deixe alguns itens de mostruário para que o cliente possa pegar e testar o item se quiser. O mesmo vale para material de escritório.
Caso te falte um espaço para uma vitrine atrativa, uma outra ideia é utilizar televisores para que as ofertas fiquem rodando nas TVs. Isso vai dispensar o material gráfico com anúncio das ofertas e você ainda estará sendo ambientalmente mais consciente.
3. Kits material escolar
A montagem de kits de volta às aulas é uma estratégia de venda muito interessante para quem quer ganhar tempo nas compras, presentear ou até mesmo comprar para doar para quem mais precisa.
Janeiro também é uma época de muitas ações sociais para arrecadar material escolar para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Tem lojista que aproveita a oportunidade para promover a responsabilidade social do negócio.
Com isso, acaba fazendo parceria para doações de material de escolar ou criar campanhas internas para estimular os próprios consumidores a comprarem algum item que será doado em seguida.
Os combos promocionais são uma boa pedida para essas ocasiões. Fica a dica!
4. Crie uma live commerce
Você também pode marcar uma live commerce para mostrar para os consumidores o mix de material escolar e as ofertas da categoria. Aproveite a oportunidade para oferecer brindes e realizar sorteios.
As redes sociais são o canal mais rápido para divulgar promoções que atinjam o maior número de consumidores em um curto período. Por isso, crie suas campanhas de divulgação e lives com publicações chamativas.
Aproveite para humanizar mais o atendimento da sua loja no ambiente virtual aproximando a sua marca do cliente.
O mix que não pode faltar
Há uma lista de produtos de material escolar que é clássica para qualquer loja. São os itens imprescindíveis para o dia a dia escolar e no escritório. Os principais itens de papelaria que não podem faltar na sua loja são:
- Lápis
- Lapiseira
- Grafite
- Lápis de cor
- Caneta
- Borracha
- Marca-texto
- Tesoura
- Cola branca
- Cola bastão
- Régua
- Apontador
- Estilete
- Caderno
- Bloco de anotação
- Corretivo
- Caneta hidrográfica
- Calculadora
- Quadro mágico
- Envelope
- Post it
- Bloco de notas
- Rolo de etiquetas
- Papel sulfite
- Bobina térmica
- Clipes
- Grampos
- Grampeador
- Planner
- Pasta aba elástica
- Pen drive
- Cabo USB
- Mouse
- Fone de ouvido
- Cartucho para impressora
- Calculadora de mesa
Ah! E antes que a gente esqueça, se for o perfil do seu público, você ainda pode aproveitar para compor o mix da loja com acessórios de telefonia e internet: cabos, fones de ouvido, entrada USB etc.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.