A volta às aulas em fevereiro está entre as datas sazonais mais importantes do varejo e precisa ser olhada com carinho quando o assunto é a venda de material escolar.
Desde já, as papelarias e lojas especializadas se preparam para oferecer aos consumidores os produtos que serão usados por estudantes de todas as idades, desde a educação infantil até o ensino superior.
Se você está se preparando para as compras de material escolar de 2025 ou para otimizar suas vendas da categoria, saiba que o artigo de hoje é para você.
Vamos explorar as tendências em material escolar que devem dominar o mercado, as novidades mais esperadas para o próximo ano e falar de dicas para que você aproveite ao máximo a temporada. Então, bora lá?!
Material escolar para 2025
O mercado tem apresentado algumas inovações interessantes em material escolar e que devem vir como forte tendência de vendas, principalmente impulsionadas pelas novas demandas dos consumidores e tecnologias. Confira!
1. Cadernos digitais
Os cadernos digitais, ou também “smart notebooks”, são uma grande novidade. Esses cadernos permitem que os estudantes escrevam à mão com canetas especiais, e suas páginas podem ser apagadas e reutilizadas.
Além disso, as anotações podem ser transferidas para o computador ou dispositivo móvel, tornando o processo mais eficiente e sustentável.
Essa pode ser uma tendência muito popular entre os universitários e concurseiros, que gostam de praticidade e, ao mesmo tempo, precisam ter as anotações organizadas.
2. Mochilas tecnológicas
Outra inovação são as mochilas tecnológicas com carregadores solares e compartimentos especiais para dispositivos móveis.
Esses produtos contam com opções de carregamento com ou sem fio, além de sistemas de rastreamento via GPS. É até uma opção mais segura para os estudantes em caso de perda ou furto da mochila.
3. Lápis e canetas inteligentes
Os lápis e canetas inteligentes permitem ao estudante fazer anotações em papel e transferi-las diretamente para dispositivos digitais. Essa tecnologia facilita a organização de conteúdo e a preservação de anotações, sendo ideal para alunos que precisam de um material digitalizado rapidamente.
4. Material escolar sustentável

Outra importante tendência em material escolar são os itens sustentáveis. Muitas marcas já vêm se adaptando a essa demanda, oferecendo produtos ecológicos e recicláveis.
Isso deve ser ainda mais visível nas prateleiras em 2025. Veja alguns exemplos:
- Cadernos reciclados: feitos com papel reciclado e com o mínimo de impacto ambiental, os cadernos de material reciclável atendem tanto à necessidade de praticidade quanto à consciência ambiental dos consumidores.
- Lápis e canetas biodegradáveis: lápis de madeira não tratada, canetas feitas com plásticos reciclados e outros materiais biodegradáveis estão cada vez mais populares. Muitas empresas, inclusive, estão criando brindes com esse tipo de item e matéria-prima sustentável.
- Bolsas e mochilas sustentáveis: mochilas e estojos com materiais reciclados ou reutilizáveis também estão chegando com tudo ao mercado.
5. Personalizados
Material escolar customizado nunca sai de moda e tende a continuar sendo uma tendência. Seja com a escolha de estampas, personagens ou até mesmo nomes, os produtos personalizados tornam a experiência de voltar às aulas ainda mais divertida e exclusiva.
Além disso, principalmente no ensino infantil, a personalização pode ser útil para evitar a troca acidental de materiais entre os alunos. Entre alguns produtos personalizados de volta às aulas temos:
- Cadernos e agendas com capas personalizadas
- Estojo com nome bordado
- Canetas com gravação do nome
- Etiquetas divertidas
- Capas com fotos estampadas
6. Produtos multifuncionais
Uma condição indispensável para o dia a dia escolar é a praticidade. Por isso, os produtos multifuncionais, que atendem a diversas necessidades ao mesmo tempo, são uma boa pedida na lista de material escolar.
Um exemplo são os estojos que se transformam em suportes para celular ou até mesmo em porta-lápis com compartimentos removíveis. Ou ainda caderno com divisórias removíveis e bloquinho de anotações com o suporte para caneta.
Campanha de volta às aulas
Com o avanço constante das tecnologias na Educação, e um cenário econômico que passa a exigir cautela nas compras com a inflação em alta, 2025 será um ano em que os consumidores estarão mais atentos às necessidades e custo benefício.
Em contrapartida, a campanha de volta às aulas precisa ser um condutor de oportunidades para atrair e fidelizar a clientela. Então comece a se preparar!
- Planejamento antecipado: organize seu estoque com base na demanda dos anos anteriores e destaque as ofertas de produtos que sobraram das sazões passadas.
- Kits personalizados: crie kits de material escolar personalizados para diferentes faixas etárias e necessidades escolares, como “kit infantil” e “kit ensino médio”. Além de facilitar a vida do consumidor, essa estratégia incentiva compras maiores.
- Marketing digital: aproveite as redes sociais da loja para divulgar promoções, criar conteúdos atrativos e de interação com os clientes. Dicas de organização escolar ou “como economizar na volta às aulas” podem se transformar em um ótimo engajamento para a marca!
- Experiência do cliente: prepare a loja para receber clientes com decoração temática, música ambiente e uma equipe treinada para dar suporte. Sabemos que neste período o corre-corre no comércio é intenso, então ofereça uma experiência de compra que seja agradável e eficiente;
- Pagamento: facilite o pagamento oferecendo outras modalidades como parcelamentos sem juros e pagamentos via PIX. Isso pode atrair mais consumidores e aumentar as vendas.
Mix de material escolar mais vendido
Com organização, inovação e um bom planejamento, eu não tenho dúvidas de que a sua campanha de volta às aulas será uma oportunidade ímpar de aumento das vendas!
Mas, para finalizar o nosso papo de hoje, eu não poderia deixar de indicar uma lista sugestiva de produtos mais vendidos em material escolar.
- Lápis
- Lapiseira
- Grafite
- Lápis de cor
- Caneta
- Borracha
- Marca-texto
- Tesoura
- Cola
- Régua
- Apontador
- Estilete
- Caderno
- Bloco de anotação
- Corretivo
- Caneta hidrográfica
- Calculadora
- Quadro
- Envelope
- Post-it
- Rolo de etiquetas
- Papel
- Bobina térmica
- Clipes
- Grampos
- Grampeador
- Planner
- Pasta aba elástica
- Pen drive
- Cabo USB
- Mouse
- Fone de ouvido
- Cartucho para impressora
- Calculadora de mesa
- Pasta sanfonada
- Kit de adesivos escolares
- Pincel
- Tinta guache
- Papel-cartão
- Estojo
- Eco bag
- Folhas e divisórias de fichário
- Cadernos inteligentes (reutilizáveis)
Boas compras e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
