Home Segmento Bar Quais são os melhores negócios para investir em 2020?
Homem em mercearia olhando para o celular e sorrindo

Quais são os melhores negócios para investir em 2020?

0
177

Você não poderia estar em uma situação melhor: o mercado está carente de investimentos e novos empreendedores, e você está buscando os melhores negócios para investir em 2020. O problema é só um: como ter certeza de estar investindo certo?

 

Informação. Essa é a sua única arma – e a melhor possível – para entender quais são os melhores negócios de 2020 e os passos para conquistá-lo. E é isso o que viemos te dar hoje nesse texto, onde analisamos tendências e apontamos os 5 melhores negócios para investir em 2020 no varejo.

Vamos com a gente?

1 – Melhores negócios para 2020: o varejo de vizinhança

Homem em mercearia olhando para o celular e sorrindo

O varejo de vizinhança é uma grande aposta e se destaca como um dos melhores negócios para investir em 2020. Grandes conglomerados – como o Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Americanas – estão investindo pesado no segmento, e não é à toa. A Nielsen apontou que, em três anos, a parcela de pessoas que prefere os mercadinhos de bairro saltou de 19% para 26,4%.

O Carrefour foi um dos primeiros grupos a apostar no varejo de vizinhança. Ele já tinha sua bandeira Carrefour Bairro, que virou Carrefour Express e agora se consolidou em Carrefour Market. O Pão de Açúcar começou a investir em 2007, com o Mini Mercado Extra, e se consolidou agora, com o investimento pesado no seu Minuto Pão de Açúcar. A Americanas lançou recentemente a bandeira Americanas Local, também com formato reduzido.

Em números, a tendência fica ainda mais clara. Veja:

  • Carrefour Express e Market – Mais de 120 unidades no Brasil;
  • Mini Mercado Extra e Minuto Pão de Açúcar – Mais de 235 unidades;
  • Americanas Local – Mais de 20 unidades nas capitais São Paulo e Rio;
  • Aumento de 35% em três anos no número de mercadinhos de bairro;

É tendência ou não é? O investimento forte de grandes marcas abre espaço no mercado para o conceito, que passa a ter uma nova leitura. E como o Brasil é grande, é improvável que esses grandes players dominem todo o comércio local tão rápido. Faça como os grandes e lucre alto!

2 – Varejo digital: e-commerces e marketplaces

Mulher com computador no colo e sacolas de compras ao redor

O e-commerce tem como vantagem um investimento muito reduzido em infraestrutura, equipe e estoque, o que é ótimo para quem está buscando os melhores negócios para investir em 2020.

E-commerce significa varejo online, e é basicamente o que nós já estamos acostumados a ver por aí: vendas pela internet. O modelo se popularizou bastante nos últimos anos, e fechamos 2018 com 930 mil lojas online, segundo consultoria encomendada pelo PayPal.

Isso é ótimo para o mercado varejista online, que vem crescendo a passos largos, mas pode ser um pouco intimidador para o próprio vendedor, que precisa de:

  • Investimento inicial em arquitetura do site;
  • Investimento constante em marketing (social ads e Google ads);
  • Redação com foco em SEO para os produtos;
  • Investimento em Google Shopping para ser encontrado mais fácil;

E outros ajustes no site. O ideal é procurar uma agência de e-commerces e desenvolver junto com ela!

Mas quem não quer passar por esse trabalho todo e já tem uma loja física, uma ótima solução é anunciar em marketplaces. Veja nosso texto sobre o tema e saiba mais!

3 – Bares de cerveja artesanal e microcervejarias

Mulher enchendo copo de chopp

Cervejarias e bares de cerveja artesanal estão muito em alta, e despontam como um dos melhores negócios para 2020. Só os números já dizem muito: até hoje, são 889 novas marcas independentes de cerveja e mais de 2000 em processo de maturação – com o perdão do trocadilho.

O que isso significa? Que o mercado cervejeiro está passando por uma grande transformação, uma bem profunda e impactante.

Quem vende cervejas artesanais tem todas as oportunidades do mundo: um mercado produtor forte e um consumidor cada vez mais sedento – e olha o trocadilho mais uma vez!

4 – Materiais agroveterinários para produtores locais

Homem idoso em estoque de materiais de construção

Um setor que não pára de crescer é a produção agrícola local – segundo o SEBRAE, são mais de 17 mil pelo Brasil. E a tendência para os próximos anos é a valorização dos consumidores por esse tipo de cultura, especialmente as que entregam produtos orgânicos. Daí já viu: quem está plantando precisa de produtos. E você precisa vender.

Juntando essas duas necessidades fica claro que vender produtos de agrovet merece lugar de destaque na lista dos melhores negócios para investir em 2020. Fornecer para um mercado em expansão te dá uma segurança enorme, garantindo que você “surfe na onda” das novas tendências.

5 – Franquias de todo tipo

Pessoa segurando bloco com loja desenhada perto de fileira de blocos iguais

As franquias estão em alta no mundo dos melhores negócios para investir! Seu crescimento sempre foi alto, mas ultimamente está atingindo níveis bem maiores. Segundo a Associação Brasileira do Franchising, a cada minuto três novas franquias são abertas no Brasil.

A questão das franquias é só entender quais são os melhores segmentos para o investimento. Mas isso é fácil de resolver: veja os números do seu faturamento no segundo trimestre de 2019 e decida você mesmo:

Só não se esqueça que quanto maior o faturamento, maior será a competitividade! As franquias estão entre os melhores negócios de 2020 justamente pelo baixo investimento, algo que você percebeu que é uma característica comum da lista inteira, não é?

Investir alto é arriscado, e nos tempos em que estamos, risco é difícil de assumir. Minimize gastos comprando tudo da sua estrutura no atacado! E quando precisar de estoque, já sabe né? É só pedir no Martins.com.br.

Quer mais conteúdo interessante assim? Então vem seguir a gente no LinkedIn!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome