Enviar mensagem de delivery é uma forma de tornar o seu serviço ainda mais personalizado. Deixe um pouquinho de lado a visão de empreendedor e pense como consumidor. Quando você recebe algum produto em casa e junto vem um bilhete com o seu nome, como se sente?
Bom, a primeira impressão é que a empresa teve todo o cuidado de fazer uma entrega direcionada para você. E isso não inclui apenas o seu nome, mas também uma mensagem que transmite afeto e agradecimento.
Um simples recadinho é capaz de chamar a atenção dos clientes, que se sentem valorizados pelo gesto e passam a associar essa sua atitude ao seu negócio. Se quer estreitar ainda mais o relacionamento com quem compra de você, aposte na mensagem de delivery em suas entregas.
Hoje vamos te ajudar nessa estratégia e para isso preparamos modelos de mensagem de delivery para você simplesmente copiar e enviar aos clientes.
Mercado de delivery
Antes de apresentarmos os modelos de mensagens, vamos dar uma contextualizada sobre o mercado de delivery, que decolou no ano passado com o surgimento da Covid-19.
O serviço de entrega já era uma realidade no Brasil, mas foi intensificado como forma de sobrevivência de muitos negócios que foram fechados de acordo com as medidas restritivas para evitar a propagação do coronavírus.
Então, quem já tinha planos de implantar o serviço acabou agilizando o processo. Quem ainda não estava preparado também se esforçou para colocar em funcionamento as entregas e assim garantir permanência no mercado.
O boom foi tão grande que, de acordo com dados do site Statista, o Brasil foi responsável por quase metade do mercado de delivery na América Latina, chegando a 48,77%.
E as projeções para este ano seguem em ritmo acelerado: o segmento vai movimentar aproximadamente US$6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até o final de 2021.
Em outra pesquisa, da Delivery Much, 94% dos consumidores apontaram que preferem fazer o pedido via apps de delivery. Outros 54% pelo Whatsapp, 25% ligação telefônica, 24% em sites, 9% Instagram e 1% Facebook.
A pesquisa também apontou que os dias preferidos para pedir delivery são sábado (64%), sexta (62%) e domingo (30%). Esses dados podem ajudar você a fazer ajustes na prestação do seu serviço, como aumentar o efetivo de funcionários para atender o Whatsapp e anotar os pedidos e até mesmo nos dias de maior pico ter mais entregadores disponíveis, caso o seu serviço seja próprio.
Além disso, esses números mostram que o serviço de entrega é essencial, usado cada vez mais pelas pessoas e que mesmo após a pandemia ele permanecerá no mercado.
Mensagem de delivery
A personalização na hora da entrega não é uma exclusividade de quem trabalha entregando comida, tipo pizza, hamburguer, massas, lanches etc. A ação vale para todos os segmentos, e para atender cada mercado é preciso ajustar a mensagem de delivery conforme o seu nicho, o seu público.
Se pretende criar novas mensagens além das que vamos apresentar, é importante não cometer erros de português na escrita e muitos menos errar o nome do cliente que fez o pedido.
Durante a abordagem pelo telefone, por exemplo, se tiver dúvidas em relação à escrita do nome peça para o cliente soletrar. Assim você não corre o risco de cometer erros e com isso causar uma situação desconfortável com o seu cliente.
Bom, então vamos aos modelos de mensagem de delivery. Reforçamos que você pode usar e abusar das nossas sugestões, ou seja, pode copiar tudinho, pois o que queremos é facilitar a sua vida e tornar o seu serviço de delivery especial para os clientes.
Ah! Você pode imprimir os modelos e deixar um espaço para colocar o nome da pessoa à mão ou se preferir pode escrever do próprio punho a mensagem. Fica a seu critério.
Se for imprimir, lembre-se de aplicar a sua logomarca no material e reforce os canais de atendimento, como telefone, Whatsapp, redes sociais e site, caso tenha. É uma maneira de facilitar o contato sempre que o cliente quiser te acionar.
Supermercado
Apesar da loja física seguir na preferência do consumidor para compras diárias ou semanais, o delivery não deixa de ser uma prioridade. Isso porque o cliente pode fazer suas compras presencialmente e pedir o serviço de entrega ou pode nem sair de casa e fazer seu pedido online para receber tudo em casa.
Em ambos os casos, personalize sua entrega e mostre para ele que está apto para atendê-lo em qualquer situação. Para os supermercados, devido ao volume de compras, uma mensagem simples cumpre esse papel de relacionamento. Veja alguns exemplos:
- Que bom que você escolheu a gente para as suas compras. Se quiser compartilhar alguma receita é só ir lá nas nossas redes sociais. Queremos saber quais são seus dotes culinários e vamos compartilhar seu momento com nossos clientes!
- Que bom ter você aqui novamente. Aproveite suas compras e se precisar de algo mais é só chamar! Já sabe, né? Funcionamos todos os dias, faça chuva, faça sol, das 7h às 20h! (sugestão para clientes que sempre compram de você)
- Use e abuse das suas compras. E se faltar algo, chama a gente de novo. Estamos aqui para atender você em qualquer situação, de emergência ou não!
Farmácias
Se o delivery da sua farmácia faz entregas 24h por dia já é um super diferencial. Divulgue essa informação em cartazes na loja, nas redes sociais e sempre que fizer algum contato no Whatsapp reforce esse serviço.
Agora se o seu delivery funciona em horários específicos não tem problema. Basta informar o seu cronograma que está tudo certo. E lembre-se que nem sempre o cliente liga para pedir só remédios, prescritos ou não. A lista pode ser extensa e contemplar produtos da categoria não medicamentos.
O sortimento conta muito nesse momento, pois se o cliente liga pedindo acetona, porque não oferecer esmalte, algodão e alicate. As sugestões de mensagem de delivery para farmácias podem ser divididas por ocasião: uma para compra de medicamentos e outra para demais categorias:
- Seu pedido chegou e ôh, fique bem!
- Seu pedido chegou e vai ficar tudo bem!
- Essa cor de esmalte está super em alta. Excelente escolha! (você pode brincar com um produto específico adquirido)
Telecom, eletro e informática
Para os segmentos de telecom, eletro e informática a mensagem direcionada é ainda mais necessária porque na maioria das vezes o cliente leva um ou dois produtos por compra. Por exemplo, um smartphone, um tablet e um pen drive, ou mesmo uma smart TV.
Você pode brincar com as mensagens de delivery dando dicas de uso do produto, alerta para ligar o equipamento na voltagem certa e importância de ler o manual de instrução, por exemplo. Vamos às dicas:
- [nome do cliente], é 110 ou 220? Olha, você nem imagina quanta gente essa mensagem simples salva, viu? Tudo bem que você quer usar o seu produto o quanto antes, mas dê uma conferida na voltagem da sua tomada antes. Lembrando: se seu aparelho for 220 e você ligar em uma tomada 110, ele não vai funcionar direito. E se for o contrário, ele pode queimar na hora. Conferiu? Vou te esperar… E agora? Tô esperando ainda… deu certo? Então bora que agora é só alegria!
- Seu smartphone chegou e ôh, excelente escolha!
- Seu [nome do produto] chegou! Mas antes de você ligar, quero te apresentar ao seu novo melhor amigo: o manual de instruções. Nele tem tudo o que você precisa saber para uma instalação perfeita e mais: o uso ideal, dicas de conservação e ajustes para o seu ambiente. Te encontro lá!
- Seu novo fone de ouvido chegou! Se você é do funk, esses graves são pra você. É do rock? A guitarra do Jimi Hendrix nunca esteve com um som tão limpo. Mas se você é igual a gente e gosta de tudo, melhor ainda: a combinação de todas as qualidades do [nome do produto] vai te proporcionar a melhor experiência possível. Aproveite – e se precisar de acessórios, conte com a gente 😉
Materiais de construção e agroveterinário
Para os segmentos de materiais de construção e agroveterinário também vale a mensagem de uso de ferramentas, leitura do manual de instrução, durabilidade e diferenciais do produto. Então vamos às dicas:
- Sua furadeira chegou, mas antes de ligá-la, que tal dar uma lida no manual de instrução?! É melhor fazer isso do que correr o risco de queimar, heim!
- Aproveite a nova ferramenta para pequenos reparos em casa!
- O produto que você tanto queria chegou!
- Sua compra chegou e você fez excelentes escolhas!
Essas são as dicas de hoje. Faça os ajustes que achar necessário e pronto, aplique no seu varejo. Adotando essa estratégia com certeza você vai melhorar a experiência de compra do cliente, que se sentirá acolhido com a mensagem de delivery.
E se você ainda não tem o serviço de entrega no seu negócio, chegou a hora. Baixe agora e de graça o Guia definitivo: como montar um delivery de sucesso. Nele tem tudo que você precisa para o seu segmento. Ah, o material também tem dicas de boas práticas que valem para quem já tem delivery!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.