A última etapa do processo de venda deve receber a mesma atenção que o cliente teve na loja. Nesse momento, entra em ação a mensagem de pós-venda dando uma satisfação ao cliente ou apenas pedindo um feedback.
A pós-venda é tão importante quanto a escolha e o pagamento da mercadoria. Essa atenção que o varejista dá ao consumidor faz toda a diferença para o relacionamento e fidelização dele com a marca.
A liberdade de criar ações de pós-venda é enorme. Muitas vezes uma simples mensagem de pós-venda enviada pelo WhatsApp dá retorno imediato para o lojista. A grande questão é saber como e quando enviá-la.
No artigo de hoje, vamos te ajudar a criar uma mensagem de pós-venda certeira para o sucesso do seu relacionamento com o cliente. Siga a leitura!
O que é a mensagem de pós-venda?
A mensagem de pós-venda nada mais é do que uma estratégia de fidelização do cliente. O lojista envia o conteúdo escrito diretamente para o cliente e o agradece pela compra feita anteriormente.
A mensagem de pós-venda pode ser ainda um pedido de feedback sobre o produto ou o atendimento feito, uma pesquisa de opinião, um cupom de desconto para a próxima compra ou ainda um atendimento para troca e devolução.
O objetivo principal é garantir que o cliente saia satisfeito da loja ou que tenha pelo menos o problema dele resolvido para que possa retornar e ter uma experiência melhor de compra.
Para isso, a forma de enviar uma mensagem de pós-venda faz toda a diferença, quando o assunto é impressionar o cliente e construir uma relação de confiança e preferência.
Quando mandar a mensagem de pós-venda?
A etapa de pós-venda acontece na loja física após o momento que o cliente efetua o pagamento. Expressões como “obrigado pela preferência”, “obrigado pela confiança” e “tenha um ótimo dia ou tarde” são muito bem-vindas.
Um bom atendimento de pós-venda também se exemplifica com a pró-atividade do vendedor em se oferecer para levar as compras até o carro, especialmente em se tratando de idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo etc.
Depois que o cliente vai embora, hora de pensar na mensagem de pós-venda que será enviada a ele. Isso pode acontecer em 24 horas, 48 horas, 72, uma semana ou até 15 dias. Tudo vai depender da rotina da loja e sobre o que você quer abordar na mensagem.
Vamos juntos pensar em algumas situações:
- Se você quer apenas agradecer: Você pode enviar a mensagem no dia seguinte agradecendo a compra e se colocando à disposição para o que precisar.
- Se você quer agradecer e enviar um cupom de desconto: Pode acontecer em até 15 dias. Lembrando que o cupom de desconto é uma forma de fidelizar o cliente, fazendo com que ele retorne à loja
- Se você quer informar sobre o pedido: A mensagem de pós-venda também serve para informar ao cliente sobre a confirmação da compra online. Nesse caso, você pode enviar o link de rastreio ou o status do pedido. Pode ser de imediato ou no dia seguinte o envio.
- Se você quer pedir avaliação do atendimento: Nesse caso, o quanto antes a mensagem de pós-venda for enviada, melhor. O atendimento ainda estará fresquinho na memória do cliente. Então envie em até 48 horas no máximo.
- Se você quer divulgar uma oferta: A depender do que seja a campanha promocional, você pode mandar a mensagem de pós-venda e, em seguida, anunciar a oferta dentro desse prazo de 15 dias.
Como mandar uma mensagem de pós-venda?
Há muitas formas de enviar uma mensagem de pós-venda, embora a mais habitual seja por WhatsApp.
Mas muitos varejistas também recorrem ao e-mail do cliente ou mensagem de texto do celular. Se a venda foi fechada online, cabe ainda a mensagem de pós-venda na caixa de mensagem da rede social.
Aos mais tradicionais, a mensagem de pós-venda pode ainda ser enviada por escrito junto à mercadoria no ato da entrega, em forma de cartão físico.
10 modelos de mensagem de pós-venda para enviar
Preparamos 10 modelos de mensagem de pós-venda para você copiar ou colar, se quiser, ou pelo menos se inspirar em criar mensagens personalizadas para enviar para os seus clientes. Acompanhe:
- Boa notícia! Seu pedido foi enviado e em breve chegará até você. Acompanhe pelo link de rastreio. Depois conte para a gente o que achou, tá?
- Oi, [nome do cliente]! Acabamos de separar o seu pedido com muito carinho e estamos passando para agradecer a preferência. Até a próxima!
- Que tal um presente para usar em sua próxima compra? Use o cupom [xxxx] e ganhe 20% de desconto no novo pedido. Aproveite!
- Olá, [nome do cliente]! Muito obrigado por confiar em nossa marca. Será um grande prazer poder atendê-lo em breve novamente.
- Obrigado pela confiança em nossa marca. Estamos felizes pela preferência. Você ficou satisfeito com nosso atendimento? Por favor, nos avalie no formulário abaixo.
- Sua entrega foi realizada com sucesso! Esperamos que goste do produto e estamos à disposição sempre. Obrigado mais uma vez pela preferência.
- Têm novidades na loja! Acesse o site para conferir as ofertas e uso o cupom de desconto [xxxxx] para garantir 10% de desconto e frete grátis para compras a partir de R$ 100.
- Ei, [nome do cliente]! Estamos com saudades de você! Que tal conferir as novidades da loja? Esperamos você!
- Agradecemos por sua preferência e queremos que você tenha a melhor experiência de compra possível. Conte conosco para o que precisar!
- Este ano foi muito promissor e queremos te agradecer pela confiança. Vamos celebrar? Preparamos um presente exclusivo para você para comemorar. Enviamos todos os detalhes no seu e-mail.
Bônus: reclamação também é pós-venda
As reclamações com atendimento ou com a compra também fazem parte do pós-venda e a sua equipe precisa estar preparada para isso.
Caso algum cliente entre em contato para reclamar da loja ou da mercadoria, mantenha a calma, respire fundo e resolva. Muitas vezes é nesse atendimento de pós-venda que o varejista consegue reverter a experiência negativa.
Um cliente insatisfeito também pode ser fidelizado. Tudo depende do tratamento e da abordagem que ele vai receber na pós-venda. Aí vão cinco dicas de mensagem de pós-venda nesses casos:
- Olá, [nome do cliente]! Obrigado pelo feedback. Já estamos repassando a reclamação ao setor responsável e muito em breve vamos dar um retorno.
- Que pena que a sua experiência não saiu como planejamos. Pedimos desculpas por isso. Estamos verificando a situação e logo entraremos em contato.
- Agradecemos pela mensagem e pedimos desculpas pelo que aconteceu. Estamos analisando internamente a situação. Em breve retornaremos o contato.
- Olá, [nome do cliente]! Sentimos muito pelo ocorrido e já estamos solucionando o problema para poder dar um retorno o quanto antes. Desde já, informamos que você tem um cupom de 30% de desconto na próxima compra.
- Que pena que a sua experiência não foi como a gente planejava. Lamentamos muito e informamos que a devolução do produto é gratuita. Estamos estornando o valor da mercadoria e enviando ainda um voucher de 30% do valor do item para que você possa fazer uma nova compra com o desconto.
Essas são apenas algumas ideias. Você pode ficar livre para criar ou mesmo copiar. E se você quer aprender um pouco mais sobre o tema, confira aqui mesmo no blog ações de pós-venda para fidelizar os seus clientes ainda mais.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.