Mandar mensagem para clientes inativos pode não parecer uma tarefa tão importante ao gerenciar sua loja, mas ela pode trazer muitos benefícios. Ter bons relacionamentos com seus clientes ajuda a fidelizá-los.
Afinal, como garantir que aquele comprador que costumava visitar seu estabelecimento, mas que tem desaparecido, volte a priorizar seu comércio?
Saber a frequência de seus clientes
O primeiro passo, antes mesmo de mandar mensagem para clientes inativos, é saber de fato quem eles são. Alguns comerciantes acreditam na técnica de só observar o movimento da loja e notar padrões, mas ele não é muito efetivo.
É importante ter cadastro de seus clientes. Essa ferramenta inclusive pode ser muito útil para também saber como de fato mandar mensagem para clientes inativos e a melhor forma de abordá-los.
Tenha em mente que o cadastro deve incluir dados de contato, tipo de mercadorias em que eles têm interesse e registro de datas de compra. Isso é especialmente importante para lojas de comércio variado, como mercearias e pequenos mercados. Assim, você tem uma análise do que e quando cada cliente busca em sua loja e pode adequar melhor ofertas e pesquisa de mercado.
Como mandar mensagem para clientes inativos?
Volte a comprar!
Quando você quer chamar os clientes de volta de forma mais geral, é importante avisá-los de promoções e novos produtos. Afinal, o que conquistou o público foi a disponibilidade e o preço do que ele precisava. Vai acontecer alguma promoção sazonal em sua loja? Chegou uma nova marca? É hora de mandar mensagem para clientes inativos.
“Fim de semana chegando? Aproveite nossas ofertas e leve o kit churrasco para aproveitar o sol com seus amigos e sua família!”
“Atenção para volta às aulas! Na hora de comprar material escolar, escolha nossas ofertas!”
Estreite relacionamentos
O cliente você já chamou alguma vez, agora é hora de melhorar a relação com ele. Para alguns lojistas, é importante focar menos nos produtos em si e mais nas ações da loja. Em lojas de vestuário e calçados, por exemplo, você pode apostar em conversas mais focadas no conteúdo e incentiva clientes ativos e inativos a frequentarem sua loja.
“Aproveite o verão para conhecer nossa nova coleção! Venha experimentar as novidades que trouxemos para a temporada!”
“A cor do ano é azul! Você já sabe como colocá-la no guarda-roupa em 2020? Venha saber mais em nossas lojas!”
Promoções especializadas
Quando você tem base de dados e cadastro de clientes bem feitas, você sabe quem está comprando, quem não está e quais são os interesses de cada cliente. É por isso que o cadastro é tão importante: a loja em si não precisa estar tendo uma promoção específica mas uma personalizada atrai na hora de mandar mensagem para clientes inativos.
É hora de oferecer incentivos para fazer com que o cliente escolha você novamente. Alguns exemplos interessantes:
“Olá [nome do cliente], tudo bem? Nós aqui da [nome da loja] queremos sempre te oferecer o melhor nos melhores preços. Aproveite nossa oferta especial e, durante a próxima semana, você recebe 50% de desconto no segundo item.”
“Procurando as melhores ofertas? A [nome da loja] te ajuda! Na sua próxima compra, mostre esse código no caixa e receba 10% de desconto!”
Mensagens personalizadas
Esse é o formato de mensagem mais exigente e que precisa de mais dedicação, mas é o mais transformador na hora de personalizar o atendimento de sua loja. E o mais efetivo na hora de conquistar e reconquistar clientes.
Um cliente visitou a loja mas não fez a compra? Um cliente comprou parte do que precisava mas não outros produtos? Se ele foi atendido por um vendedor específico e tirou dúvidas com ele, é hora de investir na mensagem. Alguns exemplos:
“Olá, [nome do cliente]. Separamos alguns produtos que combinam com seu estilo. Venha conhecer e escolher mais itens para a reforma de sua casa!”
“Buscando roupas para o frio? O [nome do vendedor] escolheu algumas peças especiais para você!”
Claro que para isso funcionar, as mensagens devem ser realmente personalizadas. Na hora que o cliente visita sua loja, mesmo que ele não termine a compra, é essencial que o vendedor pegue os dados de contato para que novas oportunidades de venda sejam aproveitadas.
Mantenha seus clientes vindo
Ter essa forma de atendimento personalizado ajuda a fazer com que seus clientes lembrem de sua loja e voltem a comprar nela toda vez que precisem. Esteja atento a frequência e preferência para atendê-los sempre da melhor forma.
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