Exemplos de mensagem para clientes inativos

Tempo de Leitura: 4 minutos
Mulher segura telefone celular e cartão de banco

Sumário

Mandar mensagem para clientes inativos pode não parecer uma tarefa tão importante ao gerenciar sua loja, mas ela pode trazer muitos benefícios. Ter bons relacionamentos com seus clientes ajuda a fidelizá-los.

 

Afinal, como garantir que aquele comprador que costumava visitar seu estabelecimento, mas que tem desaparecido, volte a priorizar seu comércio?

Pessoa em perfil segura telefone celular e desliza pela tela

Saber a frequência de seus clientes

O primeiro passo, antes mesmo de mandar mensagem para clientes inativos, é saber de fato quem eles são. Alguns comerciantes acreditam na técnica de só observar o movimento da loja e notar padrões, mas ele não é muito efetivo.

É importante ter cadastro de seus clientes. Essa ferramenta inclusive pode ser muito útil para também saber como de fato mandar mensagem para clientes inativos e a melhor forma de abordá-los.

Tenha em mente que o cadastro deve incluir dados de contato, tipo de mercadorias em que eles têm interesse e registro de datas de compra. Isso é especialmente importante para lojas de comércio variado, como mercearias e pequenos mercados. Assim, você tem uma análise do que e quando cada cliente busca em sua loja e pode adequar melhor ofertas e pesquisa de mercado.

Como mandar mensagem para clientes inativos?

Mulher segura telefone celular e cartão de banco

Volte a comprar!

Quando você quer chamar os clientes de volta de forma mais geral, é importante avisá-los de promoções e novos produtos. Afinal, o que conquistou o público foi a disponibilidade e o preço do que ele precisava. Vai acontecer alguma promoção sazonal em sua loja? Chegou uma nova marca? É hora de mandar mensagem para clientes inativos.

“Fim de semana chegando? Aproveite nossas ofertas e leve o kit churrasco para aproveitar o sol com seus amigos e sua família!”

“Atenção para volta às aulas! Na hora de comprar material escolar, escolha nossas ofertas!”

Estreite relacionamentos

O cliente você já chamou alguma vez, agora é hora de melhorar a relação com ele. Para alguns lojistas, é importante focar menos nos produtos em si e mais nas ações da loja. Em lojas de vestuário e calçados, por exemplo, você pode apostar em conversas mais focadas no conteúdo e incentiva clientes ativos e inativos a frequentarem sua loja.

“Aproveite o verão para conhecer nossa nova coleção! Venha experimentar as novidades que trouxemos para a temporada!”

“A cor do ano é azul! Você já sabe como colocá-la no guarda-roupa em 2020? Venha saber mais em nossas lojas!”

Promoções especializadas

Quando você tem base de dados e cadastro de clientes bem feitas, você sabe quem está comprando, quem não está e quais são os interesses de cada cliente. É por isso que o cadastro é tão importante: a loja em si não precisa estar tendo uma promoção específica mas uma personalizada atrai na hora de mandar mensagem para clientes inativos.

É hora de oferecer incentivos para fazer com que o cliente escolha você novamente. Alguns exemplos interessantes:

“Olá [nome do cliente], tudo bem? Nós aqui da [nome da loja] queremos sempre te oferecer o melhor nos melhores preços. Aproveite nossa oferta especial e, durante a próxima semana, você recebe 50% de desconto no segundo item.”

“Procurando as melhores ofertas? A [nome da loja] te ajuda! Na sua próxima compra, mostre esse código no caixa e receba 10% de desconto!”

Mensagens personalizadas

Esse é o formato de mensagem mais exigente e que precisa de mais dedicação, mas é o mais transformador na hora de personalizar o atendimento de sua loja. E o mais efetivo na hora de conquistar e reconquistar clientes.

Um cliente visitou a loja mas não fez a compra? Um cliente comprou parte do que precisava mas não outros produtos? Se ele foi atendido por um vendedor específico e tirou dúvidas com ele, é hora de investir na mensagem. Alguns exemplos:

“Olá, [nome do cliente]. Separamos alguns produtos que combinam com seu estilo. Venha conhecer e escolher mais itens para a reforma de sua casa!”

“Buscando roupas para o frio? O [nome do vendedor] escolheu algumas peças especiais para você!”

Claro que para isso funcionar, as mensagens devem ser realmente personalizadas. Na hora que o cliente visita sua loja, mesmo que ele não termine a compra, é essencial que o vendedor pegue os dados de contato para que novas oportunidades de venda sejam aproveitadas.

Mulher pega produtos em prateleira de supermercado

Mantenha seus clientes vindo

Ter essa forma de atendimento personalizado ajuda a fazer com que seus clientes lembrem de sua loja e voltem a comprar nela toda vez que precisem. Esteja atento a frequência e preferência para atendê-los sempre da melhor forma.

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