Os mercadinhos de bairro têm se tornado os favoritos entre os consumidores na hora de fazer compras. Com a pandemia do novo coronavírus, a tendência é que o segmento se consolide de vez, já que a praticidade logística do varejo de vizinhança deixou de fazer a diferença apenas em termos de comodidade para se tornar uma questão de saúde pública.
Uma pesquisa da Kantar Worldpanel revelou que os mercadinhos de bairro já são responsáveis por 40% das vendas em alimentação, higiene e beleza. Prova do sucesso do formato é que gigantes do setor, como Carrefour e Pão de Açúcar, estão investindo massivamente em unidades locais, com mix voltado para as necessidades cotidianas do consumidor.
Se antes o fenômeno se dava pelo crescimento das cidades e a valorização cada vez maior da conveniência na experiência do cliente, a pandemia adicionou alguns fatores nessa equação. Para evitar aglomerações e passar o menor tempo possível fora de casa, é muito mais prático fazer as compras no armazém perto de casa do que em um grande supermercado.
Além disso, a crise trazida pela pandemia estimula os gestos de solidariedade entre a população. Na prática, isso se traduz no esforço dos moradores para fortalecer o comércio local e ajudar os pequenos empreendedores a se manterem de portas abertas.
Mas não podemos esquecer daquela máxima que sempre repito por aqui: só aproveita quem se prepara! Não perca mais tempo e veja minhas dicas de como organizar o seu mercadinho de bairro durante a pandemia!

Como preparar os mercadinhos de bairro para a pandemia?
Antes mesmo da pandemia, estudiosos já mostravam que o futuro seria cada vez mais local. A COVID-19 acelerou algumas dessas mudanças, evidenciando a importância de descentralizarmos os mercados e cadeias produtivas, aproximando-as do consumidor.
Os mercadinhos de bairro são um produto dessa lógica e só têm a crescer durante o período de quarentena. Como a urgência do isolamento social mudou as coisas do dia para a noite, quem quiser sobreviver a longo prazo precisa se planejar para promover os ajustes necessários no ponto de vendas e na rotina de trabalho.
Confira a seguir os principais pontos que todo pequeno varejista deve observar de perto se quiser dar conta das novas demandas e ver seu armazém prosperar!
Limpeza

No meio de uma crise sanitária como a da pandemia do novo coronavírus, a limpeza do ponto de vendas passa a ter tanto impacto sobre a decisão de compra do consumidor quanto os produtos e os preços.
Pense assim: ao sair de casa, seu cliente está colocando a própria saúde em risco; o mesmo vale para os colaboradores dos mercadinhos de bairro. Portanto, é sua responsabilidade garantir a segurança e a saúde de todos por meio de um ambiente limpo e higienizado conforme com as recomendações da OMS.
Alguns cuidados básicos devem ser adicionados à rotina de limpeza. Superfícies como balcões, maçanetas, caixas e gôndolas devem ser higienizados com os produtos adequados várias vezes ao dia. Já os carrinhos e cestos de compras devem ser limpos a cada novo uso, de preferência próximo do cliente, para que ele se sinta mais seguro.
As embalagens dos produtos também precisam ser higienizadas sempre que forem manuseadas: ao dar entrada no estoque, ao serem postas nas gôndolas, e ao final de cada dia. Para mais dicas, veja o guia completo de limpeza em tempos de pandemia que eu preparei!
Gestão de estoque

Para não deixar seus clientes na mão durante a quarentena, é importante manter um controle rigoroso do estoque. Por terem uma estrutura pequena, muitos mercadinhos de bairro acabam relaxando nesse aspecto, mas é hora de levar o serviço para o próximo nível!
A pandemia prejudicou o abastecimento de algumas mercadorias e para evitar rupturas no estoque alguns estabelecimentos optaram por limitar o volume de compras desses itens chave. Essa pode ser uma boa opção, mas para fazer esse controle é preciso saber quais são os produtos mais buscados pelo público e que correm o risco de desaparecer.
Outro importante pilar do controle de estoque é a parceria com um fornecedor de confiança. Quem é cliente Martins não precisa se preocupar com isso, já que nossa logística está preparada para a pandemia e você pode comprar (com frete grátis!) onde e quando quiser direto do nosso atacado online!
Mix de produtos

Por falar em estoque, esse é um bom momento de repensar seu mix de produtos. Os mercadinhos de bairro costumam trabalhar com itens de necessidade mais básica para o dia a dia como alimentação, higiene, limpeza e utilidades domésticas. Com isso, o fluxo dessas mercadorias deve ser garantido, principalmente no setor alimentício, ok?
Agora é hora de diversificar e focar naqueles itens que se tornaram essenciais por conta da COVID-19, como o álcool gel e os materiais de limpeza
Fala, Mart!
E se conveniência é a palavra de ordem dos mercadinhos de bairro, o passo seguinte é investir em variedade! Seu cliente está com a mobilidade limitada e quanto mais itens conseguir riscar da lista de compras em um único estabelecimento, melhor pra ele.
Para não dar um passo largo demais, considere expandir aos poucos alguns setores específicos:
- Farma: aposte nos produtos de beleza como tintura e esmaltes;
- Alimentos e bebidas: considere incluir vinhos, cervejas artesanais e outros produtos gourmet enquanto os bares estão fechados.
- Para quem está trabalhando de home-office, ter acesso a itens de papelaria no armazém do bairro pode fazer toda a diferença!
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