Mercado da construção: prepare-se para a alta demanda em 2022

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dois homens trabalhando em uma construção

Sumário

O mercado da construção pode até viver momentos de altos e baixos durante a crise atual. Mas, por ser uma atividade essencial, é um dos setores que menos sofrem impactos negativos por causa da pandemia de Covid-19. Em 2022, as perspectivas são boas e os varejistas devem se preparar para a alta demanda.

De acordo com o levantamento da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), houve uma alta de 16% nas vendas no ano passado. Assim, o setor espera manter a estabilidade também neste terceiro ano de pandemia.

Além disso, as cadeias produtiva e de revenda podem esperar por um segundo bimestre positivo para o faturamento. Parte das indústrias do setor (38%) acredita que a receita neste ano vai ser maior que 10%.

Já os varejistas (54%) estimam um acréscimo de até 10% das vendas. Outros (22%) acham que vão vender mais de 20% a mais que em 2021. Esse otimismo pôde ser constatado pelos levantamentos feitos pela Juntos Somos Mais.

Forte nas instabilidades

Além da pandemia, 2022 é marcado pelas incertezas políticas em razão do ano eleitoral. E tem ainda a variação da inflação e as constantes altas passaram a influenciar diretamente no valor da matéria-prima e insumos.

Além disso, a taxa de juros sobre o financiamento de imóveis também está deixando o setor pouco atrativo para os consumidores. Mas é preciso lembrar: estamos vindo de um biênio crítico e que mesmo assim se manteve elevada a confiança do setor.

Em outubro do ano passado, o índice de confiança da construção, medido pela FGV, ficou em 96,1. Foi o nível mais alto registrado desde 2014. Nos meses seguintes, voltou a recuar.

É um verdadeiro efeito gangorra, de fato. Mas não o suficiente para abalar o otimismo de forma em geral de uma das principais atividades econômicas do país e do mundo. O mercado da construção civil se fortalece e permanece forte diante dos cenários de instabilidade.

O que esperar de 2022?

As chuvas em janeiro sempre foram típicas aqui no Brasil. O que a gente não esperava é que elas viessem tão intensas num curto prazo de tempo. O resultado não poderia ter sido outro: cheias, inundações e diversas cidades em estado de emergência ou calamidade.

Foi o caso do sul da Bahia e diversas regiões de Minas Gerais, que amargaram um período chuvoso com muitos prejuízos e estragos em janeiro. As condições climáticas acabam impactando no mercado da construção.

No final deste trimestre, a tendência é que muitos consumidores recorram às lojas de material de construção para fazer reformas e os reparos devidos em virtude dos estragos causados pelas chuvas.

Também impulsiona o otimismo no setor o fato de a nova onda de Covid-19, por causa da variante Ômicron, demandar novas restrições para o trabalho remoto. Ficando mais em casa, os moradores tendem a realizar os próprios reparos.

De acordo com estudo da Casa do Construtor e AGP Pesquisas, 68% dos consumidores realizaram alguma reforma no último ano. Além disso, 38% fizeram mudanças em casa por causa dos novos hábitos decorrentes da pandemia.

É importante salientar sobre a demanda reprimida. Muita gente deixou de fazer novos gastos nos últimos dois anos por cautela e esperou para fazer os reparos em casa.

2022 deve absorver essa demanda embalado pela expectativa de que a pandemia, com o avanço da vacinação, pode estar se aproximando do fim, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em busca do mix perfeito

Para poder vender mais no mercado de construção, é preciso trabalhar com variedade de mix. O sortimento vai fazer com que o seu consumidor olhe para a sua loja de forma diferente. Ele quer um lugar onde ele possa encontrar tudo e o seu negócio precisa ser esse lugar.

Dessa forma, acompanhe as tendências de mercado e os períodos sazonais para saber o que vender e renovar constantemente o seu estoque. Foque ainda nos produtos que mais vendem no mercado da construção.

Você já leu sobre eles aqui no blog, mas vamos reforçar a nossa lista de mix Martins para que você possa se atentar para as próximas compras.

E focando neste período de reformas e reparos em casa, seguem mais opções para incrementar o mix da sua loja de material de construção ou o seu cantinho dentro do supermercado:

Recorra ao calendário sazonal

Agora que citamos alguns produtos que você precisa ter no seu mix neste início de 2022, aqui vai outra dica: tenha em mãos o calendário promocional para o mercado de construção.

O setor muda de tempos em tempos conforme as condições climáticas e datas comerciais. Dessa forma, é importante você estar atento às datas para saber o que vender, como vender e quando vender determinadas categorias.

Com o calendário sazonal ou promocional você consegue antecipar as ações de venda para fisgar o cliente na hora certa. O Martins já está com o calendário de 2022 prontinho para te ajudar nessa empreitada. É só baixar gratuitamente!

Faça você mesmo

O movimento faça você mesmo continua em alta em 2022. Então, já deixe o seu cantinho preparado para atender essa demanda. Aposte no mix de ferramentas para uso doméstico e outros itens que possam ser úteis para pequenos reparos.

Destaque o espaço na loja e explore esse mix em áreas que sejam visíveis para o consumidor. Nas redes sociais, aproveite para divulgar o seu catálogo de produtos e crie conteúdos que estimulem as vendas.

Uma ideia é surfar na onda dos tutoriais de “faça você mesmo” nos canais digitais. Ensine o seu consumidor como desempenhar determinado serviço que seja fácil e seguro com posts criativos e interativos.

Material de construção pós-pandemia

Você também deve se preparar para as oportunidades de vendas em 2022 acompanhando as mudanças de comportamento do consumidor.

Considere que toda a experiência de compra vivida de forma positiva nestes tempos será acolhida pelos consumidores no pós-pandemia. Os canais de atendimento pelo WhatsApp e outras redes sociais continuarão em ascensão. Não precisamos nem falar do e-commerce, né? Que segue crescendo como nunca!

O seu negócio já está preparado para as vendas online ou ainda é um longo caminho a percorrer. Então, não perca tempo! Comece, que seja vendendo pelo WhatsApp ou Facebook, por exemplo.

Antes de ir, aproveite para ler sobre a campanha de fidelidade para o segmento de construção.

Até a próxima!

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