O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de animais de estimação. O país tem também a segunda maior população de cães, gatos, aves canoras e ornamentais. E você ainda está em dúvida se o mercado de pets é ou não um bom negócio para 2023? Então vem com a gente que vamos te ajudar a não perder mais tempo.
Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o setor movimenta mais de R$ 30 bilhões. Isso todos os anos só no Brasil.
Para o Instituto Brasileiro de Pets (IBP), a cifra é bem maior e alcançou quase R$ 60 bilhões em 2022. No cálculo, o órgão considerou produtos, serviços e comércio. Na projeção para o ano passado, o crescimento foi de 14% em relação a 2021.
Agora você deve estar pensando: “Ok. É realmente lucrativo, mas, com certeza, o mercado de pets é disputadíssimo. Talvez não valha o investimento devido à grande concorrência.”
Tudo bem, caro varejista. Não vamos negar que há muita gente de olho no mercado de pets. Afinal, a procura por serviços e produtos é muito alta. Porém, vale entrar para a competição. Quer ver?
Mercado de pets
Um estudo do Sebrae mostra que mais de 18 mil empresas foram abertas no segmento no 1º semestre de 2022. As áreas de atuação desses empreendimentos são diversas. Acessórios, artigos, itens de higiene, alojamento, embelezamento e medicamentos são alguns exemplos.
É isso mesmo. O mercado de pets não apenas cresce, mas continua com várias opções a serem exploradas. Além disso, possui outras qualidades que certamente vão conquistar o seu interesse.
“É muito procurado porque é fácil, não precisa de grandes instalações.” A fala é do gestor do segmento de Saúde e Bem-Estar do Sebrae, Flávio Barros. De acordo com ele, o setor deve crescer 87% nos próximos três anos.
Você não leu errado. Até 2026, há uma forte tendência de que o mercado de pets chegue bem perto de dobrar. Será que dá para ficar de fora? Pensamos que não.
Dados do Instituto Pet Brasil informam que 25% das casas têm ao menos dois pets. Em 15% dos domicílios, o número de animais de estimação é de quatro ou mais.
O animal mais popular é o cachorro, que está presente em 75% das casas. Já em 40% dos lares residem gatos. As aves estão em 11%.
Na prática, o Brasil tem quase 50 milhões de animais de estimação prontos para serem atendidos pelo mercado de pets. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Setores em destaque no mercado de pets
Quando falamos em mercado de pets, a alimentação é um dos primeiros itens a serem lembrados. E não é à toa, o pet food movimentou quase R$ 35 bilhões somente no primeiro trimestre de 2022.
O comércio de comida representa 56,3% do mercado de pets. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 16,7%, de acordo com o IBP.
Outro setor importante para o mercado de pets é o de pet shops, que concentram 48,8% das vendas. As agroveterinárias respondem por quase 10% e o varejo alimentar por 8%. Na sequência estão pet shops de grande porte (8,3%) e e-commerce (5,6%).
Vê? Até o acesso aos produtos e serviços do mercado de pets é variado. Desse modo, pode-se obter sucesso mesmo criando um ambiente pet em loja fora do segmento.
Além de supermercados e shoppings, hotéis já estão se adaptando à tendência. Um levantamento da Booking.com mostra que 46% dos brasileiros buscam acomodações pet friendly. Esse percentual ultrapassou a média global, que é de 41%.
Pela TripAdvisor, outra pesquisa aponta que 53% dos viajantes estão acompanhados de pets. Se a acomodação pet friendly, ganha a preferência de 52% dos turistas.
E, para ser pet friendly, o empreendedor não precisa oferecer tudo gratuitamente. Quem se hospeda nessas condições se mostra disposto a adquirir itens extras. Portanto, se você atua nessa área, ofereça estrutura básica para receber os animais de estimação, mas invista em acessórios diferenciados.
Serviços que despertam maior interesse do consumidor
Como nós vimos anteriormente, o mercado de pets comporta uma grande variedade de serviços e produtos. De fato, nem o céu parece ser limite quando se trata da relação entre tutores e animais de estimação.
Portanto, buscamos identificar o segmento que melhor vai atender o seu público. A lista vai dos tradicionais banho e tosa até terapias e um tipo de visagismo para cães. A seguir, confira as áreas mais atrativas.
1. Atividades de lazer
Há uma grande procura por brinquedos e acessórios voltados para a distração dos pets. Os itens estão cada vez mais elaborados e opções para os mais diversos bolsos. Tudo pensado para ajudar o amigo de patas a gastar energia e se movimentar.
2. Food pet
Nessa área, o destaque é a alimentação natural. Algumas empresas já oferecem kits de marmitas para pets, assim como os voltados para humanos. Interessante, não é mesmo? Ainda há indústrias que estão produzindo versões menos processadas de petiscos e rações. Ou seja: a era da alimentação fitness também chegou ao mercado de pets.
3. Momento beleza
Os serviços de banho e tosa são os campeões do mercado de pets. Entretanto, outra figura tem ganhado espaço: o pet groomer. Com esse profissional, o corte e a higienização do animal se tornam mais sofisticados.
Afinal, ele é especialista em identificar as características de pelagem de cada raça e oferecer o tratamento mais adequado.
4. Atendimento itinerante
Outra área com bastante destaque no mercado de pets é a do atendimento itinerante. Nesse caso, é o prestador de serviço que vai até o cliente. São serviços possíveis atendimento veterinário, banho e tosa, entre outros.
5. Saúde emocional
Serviços de spa e terapias alternativas estão em alta no mercado de pets. Você precisa se lembrar de que, hoje, o pet não é apenas o animal de estimação.
Ele é visto por muitos como membro da família. Tutores vão ao salão, vão ao spa, passam por acupuntura e homeopatia? Os pets também!
6. Hospedagem, Day Care e Creche
Sim! Tudo isso já é uma realidade dentro do mercado de pets e só tende a crescer. Com o retorno ao presencial, muitos tutores temem deixar os animais sozinhos em casa.
Desse modo, hospedagem, day care e creche são opções com forte apelo junto ao consumidor do segmento.
7. Ambientalmente responsável e sustentável
Lembra-se do que eu disse há pouco? Se os humanos podem fazer, os pets também! Logo, se há uma tendência de consumo de produtos e alimentos eco friendly, no mercado de pet não é diferente.
Roupas e acessórios de materiais reciclados e tapete higiênico reutilizável são opções.
Mix para o mercado de pets
Seja qual for o serviço ou produto que você escolha vender, é essencial buscar bons parceiros para formar o estoque. E não podemos deixar de recomendar o Martins Atacado!
O Martins é o maior atacadista do país e conta com parceiros que fornecem itens de alta qualidade. Com ele, os riscos de atraso na entrega são praticamente nulos, além de você receber seu pedido em qualquer parte do Brasil.
Sendo assim, selecionamos alguns produtos que você encontra na plataforma virtual do Martins Atacado:
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- Coleira
- Guia
- Casa de cachorro
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- Comedouro
- Eliminador de Odores
- Shampoo
- Sabonete
- Escova para cães e gatos
- Vermífugo
- Antipulgas
- Higienizador para Patas
- Ração
- Tapete higiênico
- Manta pet
- Colônia para cães
- Mordedor pet
- Removedor de pelos
- Portão tela
- Arranhador para gato
- Pá dosadora
Gostou das dicas? Então deixamos mais uma: humanize seu atendimento a tutores e pets. Nada como um olhar mais empático e sensível para conquistar o consumidor.
Ah e não se esqueça de que o animal de estimação, em geral, é visto como parte da família de humanos. Esse cuidado vai fazer total diferença para o seu negócio no mercado de pets.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.