O Smartphone Congress integrou a programação especial da 10ª Eletrolar Show, que foi realizada entre os dias 20 e 23 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Dentro da programação da feira aconteceu a primeira edição do Smartphone Congress, que começou com o pé direito. Especialistas de várias partes do mundo trouxeram boas noticias para o setor de eletroeletrônicos, a começar pelos números.

Segundo estudo realizado pela GfK, empresa líder mundial em pesquisa de mercado, os smartphones ganhando importância entre as categorias de produtos eletrônicos. De acordo com o estudo, o mercado global de eletrônicos movimentará US$ 830 bilhões neste ano. Deste total, a indústria de smartphone responderá por 52% e o Brasil terá participação expressiva no setor de eletrônicos com 56%.

O mercado brasileiro de smartphones evidencia, por si só, a relevância de reunir especialistas para discutir os negócios do setor, visto que o estudo também aponta crescimento no volume de vendas. Em 2014 foram comercializados 1,2 bilhão de smartphones no mundo, e, para 2015, a previsão é que este número suba para 1,4 bilhões de unidades.

O Brasil segue crescente e acompanhando as tendências do mercado. Em 2014, dentre o total de smartphones vendidos no país, 81% foram smartphones. Neste ano, os aparelhos inteligentes já responderam por 89% das vendas, sendo que a média global é de 76%. No que se refere às tendências dos aparelhos, o estudo aponta que as telas estão ficando maiores e o Brasil mostra sua participação. No ano passado, 12% dos aparelhos vendidos no País possuíam tela com cinco ou mais polegadas. Em 2015, a atual participação já está em 35%. E isso consequentemente, impulsiona o mercado de phablets, nome dado aos smartphones com telas maiores que 5,5 polegadas.

O crescimento global do mercado de eletrônicos também é impulsionado pelos países emergentes. A Índia, por exemplo, é o mercado que mais cresce no mundo, cuja previsão para este ano é de um salto de 43% nas vendas. Já no Brasil, o avanço também será satisfatório, visto que o País apresenta boas oportunidades de expansão para a indústria de smartphones, assim como a América do Sul. Estima-se que até o fim deste ano, um em cada 10 smartphones será vendido no mercado sul-americano.

Tecnologia 4G

Outro destaque apresentado pelo estudo se refere à tecnologia 4G. Com a oferta crescente por smartphones mais baratos, o volume dos aparelhos com a tecnologia 4G deverá atingir 59% do mercado global de smartphones até o fim de 2015. No primeiro trimestre deste ano, a participação do 4G foi de 51%. A participação brasileira segue com expectativa de crescimento. Em 2014, 5% dos aparelhos vendidos eram dotados desta tecnologia. Para esse ano, a média acumulada é de 11%, contra 41% da média global.

 

BOX

Brasil dos Smartphones

  • 4º maior mercado global
  • 55 milhões de aparelhos vendidos em 2014
  • 70 milhões de usuários
  • 67% já fizeram transações de m-commerce
  • 81% dos usuários acessam às redes sociais pelo smartphone
  • US$ 1,5 bilhão é o faturamento anual da indústria de aplicativos
  • 30% das receitas das operadoras provêm de internet móvel
  • UU$ 100 bilhões projeção de faturamento e-commerce em 2015

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.