Home Segmento Academia Dicas de merchandising para o pequeno varejo. Dá pra aplicar?

Dicas de merchandising para o pequeno varejo. Dá pra aplicar?

0
2092

O merchandising para o pequeno varejo é algo que pode trazer muitas vantagens para você. Ele parte de um preceito bem simples: trazer comodidade e promoções ao seu cliente é bom pra ele e para o seu movimento na loja.

Merchandising para o pequeno varejo:

Neste artigo, nós vamos falar um pouco sobre o que é o merchandising para o pequeno varejo e como trabalhá-lo de forma eficaz, com promoções, visibilidade e ações para chamar mais clientes para a sua mercearia ou mercadinho!

“Ah Mart, mas eu não tenho nenhum dos dois! Eu trabalho com uma padaria/sorveteria/qualquer outra coisa”.

Não tem problema! O merchandising para o pequeno varejo é um assunto bem amplo. Com certeza algumas dicas vão se refletir no seu negócio, desde que ele lide com produtos e clientes.

E aí? Preparado? Então vamos lá!

O que é o merchandising?

Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional que se faz no ponto de venda para influenciar na decisão de compra do consumidor. Simples assim. Normalmente o merchandising está relacionado de alguma forma aos produtos, apresentando alguma vantagem sua, trazendo maior visibilidade para ele, posicionando-o melhor, etc. Relacionado ao merchandising, está o Trade Marketing.

O merchandising para o pequeno varejo é a mesma coisa. É qualquer ação que proporcione melhor visibilidade e informações de produtos, marcas ou serviços para o consumidor. Ele se confunde com o marketing, mas o merchandising está mais relacionado para ações dentro do PDV, ou seja, dentro do mercado.

Merchandising no PDV: mulher escolhendo produto em gôndola decorada

Com o uso das ferramentas de merchandising fica quase impossível o cliente não ver o anúncio ou não ter sua atenção direcionada para alguma coisa. Promoções em preço, condições especiais, descontos exclusivos e outras ações fazem o cliente se interessar na hora.

Como fazer o merchandising para o pequeno varejo?

Um fator importante para o sucesso de vendas é a disposição dos produtos a serem oferecidos. Quanto mais estratégica for a sua posição, maior o alcance e maior o sucesso dos resultados.

A gôndola tem áreas quentes e frias. A parte central é a mais quente, seguida pela superior. A parte de baixo é a que possui menos potencial de encantar os clientes em uma primeira olhada, já que ela não está no campo de visão natural deles.

Um local com gôndolas bem organizadas e iluminadas muitas vezes levam os clientes a comprar por impulso. Eles se sentem bem no local, e quando estão mais à vontade, compram mais.

A loja com facilidade de se locomover e grande acessibilidade também é um diferencial bem grande. Tenha corredores largos e ofertas por toda a parte!

Para o sucesso das vendas, você precisa ficar atento às datas comemorativas. Exemplos? Venda produtos típicos para a festa junina, que já está aí, e o dia das crianças, que não demora está chegando.

Nesses casos, também é importante manter um bom relacionamento com o atacadista distribuidor para se preparar para essas datas e não correr o risco de faltar mercadoria.

Produtos de Merchandising mais usados na área externa

  • Faixas: são mídias em formato bem grande usadas para precificar os produtos na área externa do ponto de venda. É só pendurar em uma posição alta e indicar algum produto ou promoção!
  • Luminosos: sua função é chamar atenção para o produto sinalizando sua presença naquele PDV. São grandes painéis que exibem as promoções e produtos de uma forma mais eficaz do que as faixas. O ideal é usá-los dispondo na área externa ou interna do PDV de acordo com seu tipo (fachada, bandeira, especiais, etc).
  • Bandôs ou bobinas de forração: Material decorativo de grande eficácia que deve ser colado nas áreas interna ou externa do PDV. É uma mídia semi plástica com o nome da marca, que vem enrolado em uma bobina para ser aplicado em estruturas.

Bobinas de forração em estratégias de merchandising para o pequeno varejo

 

Produtos de Merchandising mais usados na área interna

  • Cartazetes: a função é sinalizar a presença e precificar os produtos na área interna do PDV. Cole-os nas áreas chaves do PDV na altura dos olhos do consumidor. Dê preferência a chamadas atrativas, curtas e que mostrem o preço em destaque.
  • Banners: são maiores que os cartazetes e normalmente são feitos em lona ou papel vinílico. Na área interna do PDV. O ideal é pendurar em local de visibilidade ampla de todos os consumidores.
  • Displays: usados para expor os produtos ao consumidor e gerar compra por impulso (compra não programada). São faixas em papel mais grosso ou papelão que podem conter inclusive os próprios produtos. Disponha-os em locais de fácil acesso e visualização como ao lado do caixa, na sessão de delicatessen, na padaria, em frente ao açougue do supermercado, etc.
  • Móbiles: São displays circulares mostrando um determinado produto ou campanha do PDV. Devem ser fixos ao teto.
  • Freezers temáticos: usados para gelar e expor os produtos ao consumidor (pinguim, oásis, visa coolers). Eles podem vir com a identidade da marca dos produtos no seu interior.
  • Gôndolas temáticas: São gôndolas decoradas de acordo com um tema específico. Uma gôndola de “orgânicos” por exemplo, vai vender mais produtos se tiver uma decoração específica.
  • Ilhas de produtos: Uma técnica muito empregada pelo merchandising para o pequeno varejo é criar ilhas temáticas de produtos. É só escolher um para fazer uma promoção e montar uma estrutura interessante para os seus compradores!

Essas ações de merchandising para o pequeno varejo podem ser aplicadas agora mesmo! Você irá precisar de um pequeno investimento, é verdade, mas ao mesmo tempo os ganhos que você terá são bem grandes. Vale a pena investir!

Se você quer saber um pouco mais sobre o merchandising para o pequeno varejo e marketing no PDV, não deixe de conferir o artigo sobre o cross merchandising.


Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome