Você sabia que meta e objetivo são duas coisas diferentes? Dentro da realidade dos negócios, objetivo é onde você quer chegar, e a meta é quando você expressa isso. Tá confuso? Pense só: seu objetivo é lucrar mais. Então, sua meta de vendas vai te mostrar o quanto exatamente você precisa vender para melhorar os lucros.
A partir do momento que você determina a quantidade esperada de vendas, os esforços do setor são redirecionados rumo a esse fim e, se tudo der certo, o faturamento cresce. De quebra, a equipe trabalha com muito mais motivação, já que uma meta de vendas precisa ser um esforço coletivo para funcionar.
Ficou interessado? Então continue com a gente e veja como definir – e bater! – sua meta de vendas!
Como definir uma meta de vendas?
As metas precisam ter uma base sólida que deve vir do seu faturamento em períodos anteriores. Para definir uma meta de vendas, é preciso olhar para os números e entender o que eles estão dizendo dentro do seu objetivo.
Entendendo as projeções
Pense com a gente: você quer aumentar o faturamento. Vamos supor que você fez 1 milhão ano passado, e nesse quer fazer 2. Esse é o seu objetivo, mas sua meta de vendas é expressa mensalmente. Você precisa olhar o quanto cada mês contribuiu nesse faturamento e buscar um número que faça sentido.
Um exemplo: na Black Friday você faturou R$ 150.000, mas em outubro só faturou R$ 20.000. Sua média de faturamento mensal (1 milhão dividido por 12) é R$ 83.000. Ficou no elas por elas. Sua meta para outubro, então, deve ser uma que ultrapasse os R$ 83.000, enquanto a de novembro deve buscar uma evolução maior para trazer mais lucro.
Definir sua meta é basicamente ver o que precisa ser ajustado nos meses que passaram para atingir um valor mínimo de faturamento, e para os meses de maior movimento, uma grande expansão, com percentuais próximos ao que você quer atingir como objetivo.
Outro exemplo: de um milhão para dois milhões há um crescimento de 100%. Então, você precisa crescer 100% entre seus meses. Em alguns você cresce mais, em outros cresce menos, tudo de acordo com a sua sazonalidade.
É questão de sentar, analisar os números e criar suas metas de vendas de acordo.
Como bater a meta de vendas?
Tão importante quanto estabelecer a meta de vendas é tirá-la do papel. Outro erro comum nesse processo é planejar, exigir comprometimento da equipe mas não mudar nada na dinâmica da empresa, acreditando que tudo vai se resolver automaticamente.
Para evitar essa armadilha, confira alguns passos simples para inserir a meta de vendas no seu cotidiano e garantir a realização dos seus objetivos!
Divida a meta de vendas
De acordo com o método SMART, muito utilizado no mundo corporativo na criação de metas, ser o mais específica possível é uma das características mais importantes de uma meta de vendas inteligente.
Seu planejamento pode até ser anual, com objetivos a médio e longo prazo, mas a meta de vendas pode e deve ser dividida em metas menores. Além de facilitar no monitoramento dos resultados e no foco da equipe, uma meta de vendas diária parece muito mais tangível do que aquele grande número na linha de chegada.
Acompanhamento constante
A meta SMART também precisa ser mensurável, ou seja, você deve estabelecer algum indicador pra dizer se os resultados estão de acordo com o esperado ou não. Esse acompanhamento precisa ser feito periodicamente, e quanto maior a frequência, melhor.
Para que ninguém perca a meta de vendas de vista, inclua nas suas reuniões diárias com a equipe um momento para compartilhar o andamento da meta, quanto falta para chegar no resultado esperado para o mês, etc.
Sua equipe é sua aliada
Outro segredo para bater a meta de vendas é manter o time alinhado e motivado. Uma das estratégias mais comuns para estimular a produtividade é oferecer uma premiação para os colaboradores sempre que a meta for batida.
O prêmio pode ser para o funcionário que bater a meta individual, criando uma competição saudável entre a equipe, ou então uma premiação coletiva, incentivando a integração entre todos os setores.
A meta de vendas pode se transformar num pilar importante da cultura da empresa para além dos números. Durante o processo, aproveite para exaltar os vendedores que apresentam os melhores resultados e crie mecanismos para motivar aqueles que estão ficando para trás.
Isso pode ser feito com dinâmicas para vendedores que possibilite a troca da experiências, treinamentos intensivos e feedback constante.
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