O microgerenciamento é a forma de gestão que analisa minuciosamente cada atividade feita pelos colaboradores. Isso é, ao contrário do gestor distante, que só acompanha os processos e resultados, esse tipo de gestor opta por ficar próximo de sua equipe, ver de perto todas as tarefas executadas e checar a qualidade do trabalho. É um gestor detalhista e perfeccionista.
Existem algumas características típicas do microgerenciamento. São elas a necessidade de avisar o gestor de cada atividade e cada gasto, por menor que seja (e a versão virtual de copiá-lo em todos os emails) e exigir aprovação de todas as decisões, mesmo que rotineiras.
Isso tem vantagens e desvantagens, tanto para o negócio como um todo quanto para os colaboradores e os gestores. É importante que a gestão seja feita com equilíbrio e atinja as metas sem aumentar o estresse nem pesar o clima de trabalho.

Quais os impactos dessa forma de gestão?
As razões para que uma empresa tenha essa forma de gestão (e nem sempre o gestor percebe que está fazendo isso) são várias. Pode ser uma empresa muito desorganizada, que precise de uma pessoa no comando que saiba de todos os detalhes e acompanha de perto as tarefas.
Uma das situações em que ela se destaca é que nenhum detalhe passa batido. Outra razão pode ser a produtividade, já que quando o gestor de comporta dessa forma, a empresa tende a ter um fluxo de trabalho mais rápido.
Em algumas situações, ou até em épocas e projetos especiais e mais estressantes, essa atenção redobrada é necessárias. Mas o problema começa a surgir quando esse tipo de atitude parece ser necessária o tempo todo.

Isso porque o microgerenciamento também traz uma cartela de desvantagens. A primeira delas é que limita a pró-atividade e a criatividade de qualquer funcionário, mesmo os de alto escalão. Isso é: ninguém vai se sentir à vontade para propor novas ideias se não existe flexibilidade para isso.
A empresa também pode sair prejudicada nessa equação. Como o gestor está focado em cada pequeno detalhe, acaba perdendo o foco do negócio como um todo. Se a atenção estiver em cada tarefa, o planejamento de negócio e implantação de novas ideias fica de lado.
Como isso impacta o gestor?
Não é só a empresa que pode sair perdendo. O próprio dono também tem consequências nesse sistema. O microgerenciamento leva a um excesso de trabalho e não é sustentável.
Conforme o tamanho aumenta e as demandas também, é impossível manter o olhar em tudo. Em uma loja, por exemplo, não é possível que uma única pessoa tenha tempo e habilidade de monitorar cada atividade feita. Em uma mercearia, o dono não consegue acompanhar todos os pedidos, todas as vendas e todas as contas. Ou seja, não só o foco é perdido, mas também a rotina saudável de trabalho.

Como evitar o microgerenciamento?
O primeiro passo é delegar tarefas. Você deve ter funcionários de confiança, qualificados e experientes em seu negócio. Formar uma equipe de gestores que ajuda a manter as tarefas rotineiras funcionando sem que uma única pessoa precise observar tudo. Além de segmentar as obrigações, ainda especializa cada gestão, o que torna as demandas mais manejáveis.
É importante sempre ter bons canais de comunicação a abertura para comunicação de problemas dentro da empresa. Assim, o gestor pode focar em tarefas maiores e questões de longo prazo sem abrir mão de saber o mais importante de cada setor e sem cair nas armadilhas de microgerenciamento.
Colaboradores de confiança
Existem estratégias interessantes para melhorar o fluxo de sua empresa sem que você tenha que recorrer ao microgerenciamento que podem ajudar e muito. Dê espaço para que os colaboradores possam ter proatividade e encontrar as melhores formas de exercer suas tarefas, deixe que eles lhe apresentem as dificuldades e ofereça ajuda quando necessário.
Garantir que hajam reuniões entre colaboradores sem sua presença ou até feedbacks anônimos sobre o ambiente de trabalho podem ser formas menos controladoras de organizar o espaço e implementar novas ideias. Ter transparência sobre as decisões de gestão também ajuda a motivar os colaboradores.
Assim, todos podem trabalhar juntos para manter a empresa funcionando em sua melhor forma.
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