Home Destaque De olho no mix de climatização para este verão quente
Mulher mostrando ar-condicionado para cliente

De olho no mix de climatização para este verão quente

0
553

2021 deve ser um dos anos mais quentes da história do Planeta Terra. Bom para quem trabalha com o segmento eletro e pode investir em um mix de climatização para este verão com produtos que amenizam a sensação térmica.

Estudos revelam que a temperatura no planeta deverá ficar 1°C mais quente do que na era pré-industrial (1850-1900). E que 2021 será o sétimo ano consecutivo que atingirá a temperatura próxima ou acima dessa marca.

Você está pronto para atender a demanda do verão deste ano? Continue lendo o post de hoje com dicas que vão te ajudar a aquecer as vendas do mix de climatização!

Produtos que estão em alta

O verão segue até o final de março e muita gente aproveita o calorão para investir em um ambiente mais climatizado e agradável. Seja em casa ou no trabalho, o importante é se sentir confortável.

Muitos consumidores saem em busca de ventiladores, climatizadores, umidificadores e até ar-condicionado para baixar a temperatura de casa.

Não é luxo, é necessidade: são itens praticamente essenciais. Contar com eles na loja é uma forma de aumentar a lucratividade e incentivar a venda de outros produtos.

Vamos a um exemplo? Imagine o seu cliente dormindo mal à noite por causa do calor. Ele revirou na cama o tempo todo, acordou cedo, mal-humorado e foi até a sua loja porque precisava comprar alguma coisa.

Quando ele passa pelos ventiladores expostos – e, como você é esperto, deixou um dos aparelhos ligados – sente o ar fresco e se lembra: “preciso comprar um ventilador ainda hoje”. Pronto! Ganhou a venda.

O ar-condicionado também é um produto que muitas famílias não abrem mão de ter em casa. E grande parte das empresas não vive sem.

Além disso, a preocupação com a ventilação em ambientes internos e fechados se intensificou com a pandemia.

O consumo médio do brasileiro com ar-condicionado evidencia essa realidade. De acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018, é de 157,9 kWh/mês.

O que quer dizer que o ar-condicionado, apesar do impacto na conta de energia, detém a preferência dos brasileiros.

Por outro lado, os climatizadores portáteis tornaram-se referência nos últimos anos, devido ao seu custo-benefício. O varejo pode se beneficiar bastante disso, oferecendo os itens como uma alternativa mais barata ao ar condicionado.

Ventilador, ar-condicionado ou climatizador?

mulher ligando ar condicionado

Os ventiladores funcionam movendo o ar que está em volta para ventilar o ambiente e criar uma brisa. Enquanto essa brisa em si não tem uma sensação fria, o ar faz com que sua pele evapore o suor mais rápido, e você se sente mais refrescado.

  • Vantagens: É uma opção de produto mais barato e econômico. Além disso, possui uma grande variedade de modelos e geralmente está mais voltado para uso individual.

  • Desvantagens: Não são ideais para quem tem problemas respiratórios ou alergia à poeira. Pois ele ajuda a espalhar as partículas e não umidifica o ar.

Já o ar-condicionado controla a temperatura, permitindo ao usuário determinar quantos graus um ambiente deve manter.

  • Vantagens: Oferece mais conforto térmico e é capaz de resfriar ambientes maiores. Além disso, é adequado para qualquer condição climática, mesmo em dias mais frios, em busca de deixar a temperatura mais confortável.

  • Desvantagens: Apesar de alguns modelos consumirem mais energia, ainda é possível contar com modelos mais econômicos. Como o Split Inverter, que consome até 60% menos de energia em relação aos modelos convencionais. O ar-condicionado também exige que o ambiente seja isolado. E dependendo do modelo do é preciso fazer alterações na fachada do imóvel.

Os climatizadores têm a função de fazer a circulação do ar no ambiente e ajuda a manter o ar úmido, por meio da evaporação de água.

  • Vantagens: Não exige que o ambiente seja isolado e é mais econômico do que o ar-condicionado. Além disso, é mais barato e mais leve, o que facilita o transporte.

  • Desvantagens? Não é indicado para regiões bastante quentes e úmidas. E não promove uma refrigeração muito eficiente do ambiente, apenas ventilando e umidificando.

Variedade para o consumidor

Seja para vender ventiladores, um mix de ar-condicionado, climatizadores ou umidificadores, você precisa diversificar os itens.

E mais que isso: prestar informações claras sobre preços e diferenças entre os produtos. É muito importante trabalhar com marcas diferentes e estar sempre ligado nas novidades do mercado.

Pra começar, a loja tem que contar com modelos dos tradicionais ventiladores de mesa. Mas tem ainda os ventiladores de teto, ventiladores de coluna e os ventiladores de parede. Invista na variedade!

Falando em ar-condicionado, você pode oferecer o Inverter, muito recomendado a ambientes corporativos. Ou o ar-condicionado Split, que é dividido entre um módulo de refrigeração e o compressor, que fica do lado de fora.

E não se esqueça! Os modelos de ar-condicionado também variam bastante. Vão desde os mais simples e mais barato – como o ar-condicionado de janela – até o portátil e mais prático.

Há ainda opções de climatizadores para todos os gostos, tamanhos e potências. Só comprar, expor e deixar a critério do cliente escolher.

Cantinho eletro no supermercado

lâmpada ideia dinheiro

E já que estamos falando de eletro, você tem um cantinho especial aí no seu supermercado? Não?! Então é hora de pensar nisso para alavancar as vendas. Afinal, apostar em eletroportáteis vão atrair os olhos da clientela.

A exposição de ventiladores é extremamente importante para estar nesse cantinho. Mas você também pode aproveitar para colocar outros eletroportáteis que fazem parte do dia a dia das pessoas. Veja alguns exemplos:

O cantinho eletro serve para manter o cliente sempre ali na loja. Tendo à disposição todos os itens que ele precisa e sabe que vai encontrar no supermercado.

Lembra do exemplo do ventilador que o cliente compra depois de passar calor? Outra boa ideia é fazer uma exposição com a fritadeira elétrica sem óleo no seu cantinho eletro, demonstrando os benefícios dela.

Assim, o consumidor, em busca da alimentação saudável, vai ter vontade de comprar o aparelho. E também consumir outros itens da loja que podem ser preparados na fritadeira.

Pouco espaço

Em um espacinho com uma ou até duas gôndolas é possível montar o cantinho eletro. Então, vamos listar mais vantagens de se dedicar a esse projeto:

  • Aumenta o ticket médio e o fluxo da loja;
  • O investimento nos produtos dessa linha é baixo diante da lucratividade;
  • Maior rentabilidade por se tratar de produtos que geram maior margem;
  • Estímulo às compras por impulso já que o cliente lembra do que precisa em casa assim que bate o olho nos produtos do cantinho eletro;
  • Proporciona maior comodidade ao cliente que encontra variedade de mix em um único lugar.

Enfim, não perca tempo e monte agora o cantinho eletro no seu supermercado. E você que já é do segmento, se prepare para esse verão, que promete ser bem quente!