O mix da loja agroveterinária pode parecer simples de montar num primeiro momento, não é? Na verdade, se você realmente parar pra pensar a respeito, dá pra montar qualquer mix sem muito segredo. O problema é que, para atingir resultados satisfatórios de vendas, você precisa de um mix que contemple todo tipo de cliente.
A loja agroveterinária consegue atender uma ampla gama de perfis de consumidores. Você pode vender para pessoas que têm pets e também para fazendeiros, criadores de animais, canis, etc. Para garantir que sua oferta de produtos acompanhe essa demanda tão grande, o mix da loja agroveterinária deve conter pelo menos alguns itens chave.
Quais itens são esses? É neste artigo que você descobre. Vamos ver?
Rações são o básico do mix da loja agroveterinária
A ração é um dos produtos mais vendidos na loja agroveterinária. As pessoas aqui no Brasil gostam tanto de animais que, em 2017, nosso mercado foi eleito o terceiro maior do mundo no setor pet.
Pensando nisso, incluir rações no seu mix da loja agroveterinária é extremamente necessário. Primeiro porque a maioria das pessoas já vai entrar na sua loja procurando a ração, e segundo porque você não pode perder a oportunidade de aumentar o seu ticket médio com a compra por impulso. Alguém entra na sua loja pra comprar um vermífugo, por exemplo, mas aí vê o preço da sua ração e acaba levando também.
Então, ficamos combinados assim: vai elaborar o mix da loja agroveterinária? A ração para cães e gatos é a sua primeira compra.
Se você quer ir além para alcançar também o setor rural, é interessante oferecer rações para equinos, bovinos e outros animais. Esses produtos podem ser um pouco mais difíceis de encontrar e possuem algumas regulamentações para as vendas, mas vale a pena investir!
Cercas e arames farpados para a zona rural
Para diversificar e ampliar a sua base de clientes, é bastante vantajoso que você também ofereça outros produtos para a zona rural além das rações que falamos acima. Também é bom disponibilizar no mix da loja agroveterinária alguns produtos de infraestrutura da zona rural, em especial os arames para cerca.
Esses artigos têm saída em grandes quantidades, não vencem e são simples de armazenar, já que vários metros são enrolados em um rolo de dimensões mais reduzidas. Assim, você não ocupa espaço no estoque e consegue vender para um público bem mais amplo e que compra em quantidade.
Olha só os itens que você pode oferecer:
- Arame para cerca elétrica;
- Arame farpado;
- Arame ovalado;
- Arame zincado;
- Arame em tela;
- Cabo flexível.
Venda a segurança que o agricultor precisa no seu mix da loja agroveterinária!
Químicos para a plantação
Ainda abraçando o lado agro, é muito interessante oferecer alguns produtos químicos para aplicar nas plantações.
Alguns desses produtos, especialmente os mais fortes, são mais difíceis de revender devido às leis federais de controle de substâncias. Mas se você faz um bom controle de estoque – o que é requerido por lei -, fica de olho nas validades e não deixa os produtos mais tóxicos expostos, tudo dá certo no final.
Não se esqueça de que você só pode vender esses produtos com receita! A venda de agrotóxicos é rigidamente regulada pelo governo, então uma boa olhada na legislação para a venda é absolutamente necessária. Você pode acessá-la aqui.
Inseticidas de todos os usos
Os inseticidas também são comumente encontrados no mix tradicional da loja agroveterinária, e é por isso que eles devem constar no seu também. Mas não estamos falando de inseticidas normais, como aqueles vendidos no supermercado, e sim os direcionados ao controle de pragas.
Muitas vezes, os mais fortes, para o controle de infestações, só são encontrados nesse tipo de loja. Os clientes vão te procurar buscando esse tipo de produto e se o seu mix da loja agroveterinária os oferecer, é venda na certa!
Você ainda pode considerar como clientela em potencial as empresas que trabalham com dedetização. Elas provavelmente vão comprar uma grande quantidade desses produtos se eles estiverem disponíveis!
Produtos para a saúde animal
Se tem veterinária no nome, é claro que o seu mix da loja agroveterinária precisa necessariamente oferecer produtos para a saúde dos bichos, não é?
Pra esse leque ficar ainda mais amplo, é interessante que você ofereça produtos tanto para os animais de porte menor, como pets domésticos mesmo, e para os criados em fazenda, como o gado, cavalos, carneiros, etc.
Olha só o que você pode oferecer:
- “Mata bicheira”;
- Complexos vitamínicos;
- Vermífugo;
- Antimastitico;
- Vacinas em geral.
Dentre outros. Cuidar do bem estar de animais de estimação ou do rebanho é uma necessidade que nunca vai se esgotar. Venda mais inserindo esses produtos no seu mix da loja agroveterinária!
Esses são produtos essenciais para a sua loja agropecuária vender para todos os públicos. Ofereça variedade para se destacar e expandir os seus negócios!
E já que o assunto é a loja agroveterinária, que tal algumas dicas para ver como vender mais? Vamos continuar o papo no próximo artigo!