Ter uma loja agroveterinária significa poder atuar em dois dos setores que mais crescem no país. Afinal, o segmento trabalha com produtos e serviços do agronegócio e mercado pet.
É o tipo de empreendimento que já nasce pronto para o sucesso. No entanto, é preciso saber promover o mix. Além disso, estar atento às inovações da área. Para se destacar da concorrência, planejamento e portfólio variado são o caminho.
Na agroveterinária, você tem a oportunidade de oferecer de tudo um pouco para cuidado com animais e vegetais. Começando por rações, a variedade pode ir de peixes a gado, passando por cães e gatos. E vai desde os tipos tradicionais às de qualidade premium e até especiais.
Sua loja pode ter sementes, adubo, defensivos, ferramentas e equipamentos. Além de insumos para consertos, medicamentos, linha de beleza para pets. Isso sem falar em comedouros e bebedouros para diferentes espécies, acessórios e até vacinas. Há uma infinidade de opções.
No campo dos serviços, suporte veterinário, banho e tosa e acompanhamento agrotécnico estão entre os mais demandados pelo consumidor. Aqui, boas parcerias também são fundamentais.
Universo de possibilidades
Sim, a agroveterinária é um universo de possibilidades, que você pode tentar abraçar no todo ou em partes. Por isso, apostar em planejamento e estar atento às inovações farão a diferença na sua loja.
Para início de conversa, claro, você precisa entender o seu mercado. Em locais onde se concentram pequenos e médios produtores, haverá uma determinada demanda. Então, vale investir em um catálogo de equipamentos, ferramentas e insumos diversos.
Se não é o caso, itens de jardinagem, consertos e pequenas criações (como aves) podem ser o seu forte. Está rodeado por clínicas veterinárias e casas especializadas em pet? Talvez seu nicho esteja na venda a granel e preços competitivos de itens essenciais aos tutores. Mas, se a demanda por produto pet for alta e a oferta escassa, o mix se amplia.
Vê como tudo precisa ser bem equacionado para que você não perca vendas? Obviamente, sua loja agroveterinária pode ser referência, aquele lugar onde que se encontra tudo. É um diferencial, quando definido estrategicamente, pois trará maiores exigências.
É necessário ainda ter um cuidado especial em atender as exigências legais. Logo, dependendo do produto ou serviço a ser oferecido, você vai precisar estar regulamentado e autorizado.
Nem todo item agro pode ser indicado ou aplicado por um vendedor. Para algumas funções, é exigido ter uma formação ao menos técnica na área.
Além disso, há produtos e serviços comuns em agroveterinária que estão sob fiscalização de órgãos municipais, estaduais e federais.
Portanto, muita atenção para cumprir as regras impostas para os nichos que você pretende disponibilizar na agroveterinária. Essas questões também vão pesar na hora de definir o mix.
Mix da loja agroveterinária
Agora vamos a outra etapa extremamente importante para uma loja agroveterinária bem sucedida. Definido o mix, o cuidado se volta para encontrar bons parceiros de negócios.
Nós sabemos o quanto é difícil ser competitivo em qualquer campo do varejo. Contudo, quando temos fornecedores de qualidade ao nosso lado, a perspectiva muda.
Se você ainda não conhece o Martins Atacado, esse é o momento de abrir seus olhos. Com um marketplace online, o Martins Atacado conta com mais de 250 lojas. Além disso, tem parceria com as melhores indústrias atuantes no país e marcas próprias.
O mix do Martins contempla diversos segmentos do varejo. Então, você já imagina que lá tem muita variedade para a sua loja agroveterinária. E tem mesmo.
Na página de produtos para agroveterinária do Martins, há as seções de agroquímico, cordas, higiene veterinária. Estão catalogados ainda lonas, medicamento veterinário, telas e pet shop.
São milhares de produtos com condições exclusivas de pagamento e entrega segura e garantida.
Itens essenciais
Vem com a gente conferir alguns itens indispensáveis para uma loja agroveterinária. A primeira lista é voltada para a segurança do cliente, não importando o tamanho da propriedade.
Para atender essa demanda, você pode oferecer:
Para a área de cuidados com os animais, o Martins Atacado também oferece opções diversas e de qualidade. Desse modo, você consegue atender desde tutor de pet até o produtor rural com muita eficiência.
A lista a seguir contempla alguns desses itens. Logo, sua agroveterinária poderá contar com muito mais acessando diretamente o marketplace do Martins.
- Ração
- “Mata bicheira”;
- Complexos vitamínicos;
- Vermífugo;
- Antiparasitas;
- Shampoos, sabonetes e condicionadores.
Ainda no segmento agro, sua loja não estará completa se faltarem produtos agroquímicos. Inseticidas são o carro-chefe desse setor, que contempla tanto itens para uso doméstico quanto aqueles de uso rural.
Mas atenção: a revenda de alguns desses produtos é mais difícil devido às leis federais de controle de substâncias. Logo, ao deixá-los em estoque, certifique-se de obter a autorização para isso.
E ainda: fique de olho na validade e não deixe os produtos mais tóxicos expostos. Tenha cuidado redobrado com a armazenagem.
Outro assunto sensível para uma agroveterinária é a comercialização de agrotóxicos. Não se esqueça de que você só pode vender esses produtos com receita!
A venda de agrotóxicos é rigidamente regulada pelo governo. Então, uma boa olhada na legislação para a venda é absolutamente necessária. Você pode acessá-la aqui.
Planejando sua agroveterinária
Até aqui, conversamos sobre as possibilidades de negócios oferecidas por uma loja agroveterinária. Também abordamos o mix de produtos e a importância de ter uma boa parceria para formar o estoque. Então, chegamos na etapa de falar sobre planejamento.
Como você acompanha o blog, deve saber que temos bastante conteúdo para ajudá-lo nisso. Sendo assim, vamos reforçar aqui alguns pontos que devem nortear o planejamento da sua agroveterinária. Vamos lá?
1. Desenvolva um plano de negócios
Já ouviu falar que, quando não sabemos onde queremos chegar, qualquer lugar serve? Mas sabemos que você é exigente- e deve ser. O único lugar bom para a sua loja é o do sucesso de vendas.
Portanto, analise o mercado em que está inserido. Além disso, conheça o público da sua região, trace metas. Consulte o Calendário do Varejo para se orientar quanto às campanhas sazonais para o seu segmento. É registrando suas ideias que sua agroveterinária vai para frente.
2. Tenha planejamento financeiro
Não há loja agroveterinária saudável quando não se tem controle orçamentário. Você sabe o que é Demonstrativos de Resultados do Exercício? Pois é, você precisa se informar para acompanhar a sua loja e tomar as decisões mais acertadas. No Portal Vitrine do Varejo, tem conteúdo sobre DRE e muito mais.
3. Cuide do layout da agroveterinária
Conforme as características da sua loja, a estrutura física vai variar. Entretanto, um aspecto é primordial: organização. Assim, o PDV precisa contar com seções divididas por categoria, com embalagens médias e menores na altura dos olhos.
Tudo deve ser pensado para facilitar a circulação dos clientes e a higienização. Nada pior do que um ambiente mal ventilado e escuro, com um sistema de busca que só o proprietário consegue utilizar. Repetimos: facilite a venda, lojista. Deixe claro o percurso para o cliente.
Basicamente, a loja agroveterinária será dividida entre área de expositores, balcão e caixa, escritório e estoque. O escritório deve ficar aos fundos e o caixa em local visível, devidamente identificado.
Parece óbvio, mas, por questões estéticas, muitos se esquecem dessa regra básica.
4. Invista em capacitação
Promova o desenvolvimento da sua equipe. Os vendedores precisam conhecer a empresa, os produtos e serviços oferecidos. Saber falar sobre os itens.
Além disso, é essencial ter colaboradores com formação adequada para serviços específicos. Ou seja, se vai dar suporte veterinário, trabalhar com produtos que exigem receita, conte com um veterinário, por exemplo.
Se a atenção é maior com animais de grande porte, é preferível que o profissional seja especializado nessa área. Para alguns temas, faz diferença contar com suporte de um agrônomo.
Bem, lojista, é isso. O setor de agroveterinária é realmente um filão no varejo, mas nem por isso é menos exigente. Quem busca se diferenciar precisa investir.
E esse investimento não é só em termos financeiros, mas de capital humano mesmo. Um atendimento empático, com conhecimento adequado aumenta, inclusive, o ticket médio dos produtos.
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado e que você volte mais vezes para falar com a gente. Até breve e boas vendas!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.