O mix de produtos, muitas vezes conhecido como sortimento de produtos, é a variedade de mercadorias que uma loja tem para oferecer aos consumidores. É todo aquele conjunto de categorias de produtos que estão à disposição para venda.
Em um mix, podem estar inclusos produtos com marcas diferentes, tamanhos, sabores, cores e outras variações que atendam às necessidades e preferências do público.
Quando um mix de produtos é elaborado da forma adequada aos clientes, eles têm melhor facilidade para encontrar tudo o que precisam em um único local. Essas condições não só aumentam a conveniência dele para comprar, como resulta na satisfação com a compra.
Mas você sabe como fazer isso? É o que vamos abordar no texto de hoje. Confira a seguir dicas valiosas para você aumentar as vendas na sua loja, apostando em um mix de produtos estratégicos.
Posicionamento a partir do mix de produtos
A loja que dispõe de um mix de produtos mais exclusivo e personalizado se posiciona de forma positiva no mercado. O cliente em busca de novidades e um mix variado passa a dar preferência ao seu negócio.
A variedade de produtos ainda aumenta as oportunidades de vendas cruzadas e compras por impulso. Os clientes se interessam por um produto específico, mas acabam comprando outras mercadorias que despertam interesse.
Essa identificação com o mix e, consequentemente, com a sua marca, te coloca em vantagem sobre os concorrentes. A preferência do cliente sempre será sua enquanto você contar com um mix de produtos estratégicos.
Passo a passo para um bom mix de produtos
Não existem regras, nem padrão para um mix de produtos. Só que a gente pode considerar um passo a passo básico para auxiliar na montagem do sortimento. Tudo vai depender do tipo de varejo e do tipo de cliente.
1. Perfil do consumidor
O primeiro passo é identificar para quem você vende. A faixa etária do público e o comportamento de compra dele te darão embasamento para escolher as categorias e os itens que serão comercializados.
Faça pesquisas de mercado e análise de dados para ter esse cenário de preferências mais palpável na hora de escolher e gerenciar o mix de produtos.
2. Concorrência
A atenção à concorrência é uma etapa importante nesse processo. Assim como saber qual é o perfil do seu público, também é essencial conhecer o comportamento dos concorrentes.
Abra esse olhar crítico para o mercado! Veja o que os concorrentes estão vendendo e onde estão perdendo vendas para que você consiga preencher essa lacuna.
3. Tendências de mercado
Acompanhar as tendências do setor e o que tem de mais novo em produtos semelhantes pode ser uma grande ajuda para minimizar os riscos de perdas e de compras desnecessárias, com mercadorias que podem ficar encalhadas na gôndola.
Ao acompanhar as tendências, você acaba reconhecendo mais rápido as oportunidades de venda para o seu público e mais uma vez fica à frente da concorrência.
4. Sazonalidade
Outro passo importante a ser seguido é montar o mix de produtos de acordo com as sazonalidades e datas celebrativas do varejo. Por isso é interessante que você siga um calendário promocional, para que consiga acompanhar em tempo hábil as campanhas.
Entramos na estação outono, por exemplo. Não há momento melhor para analisar quais produtos em que a procura aumenta nesta época e investir nesse mix.
5. Gestão de mix
Mix montado, hora de analisar o desempenho das categorias. O gerenciamento de mix de produtos te ajuda a avaliar quais produtos estão vendendo melhor e aqueles que mal saem do estoque.
Você vai precisar criar um equilíbrio entre produtos de alto desempenho e novas mercadorias, enquanto gerencia o estoque de forma eficiente. O ideal é apostar na diversificação!
Ofereça uma variedade de produtos que atendam a diferentes necessidades e interesses dos clientes. Não basta apenas os produtos básicos, mas vale apostar em linhas premium, de marca própria e exclusivos.
Mix de produtos x experiência
O mix de produtos desempenha um papel importante para o sucesso de uma loja, porque afeta diretamente na satisfação do cliente. Se o seu mix é estratégico e mais completo que o do concorrente, não tem por que o consumidor procurar a outra loja.
É por isso que o gerenciamento de mercadorias como ferramenta estratégica no varejo é tão importante para melhorar a experiência de consumo. O varejista cria uma vantagem competitiva e duradoura, garante a fidelidade do cliente e vê o negócio dando lucros.
Não se esqueça de abrir espaço para que os seus clientes possam dar feedback sobre os produtos comercializados. São esses insights que vão te ajudar a elaborar melhor o mix e garantir que a experiência do consumidor seja completa.
Lucrando mais
Na hora de montar e expor o mix de produtos, lembre-se de dar destaque aos itens mais vendidos. Esses produtos devem ser expostos em evidência na vitrine da loja, em zonas quentes e na página inicial ou vitrine online no e-commerce.
Isso vai contribuir para a visibilidade do mix e aumentar o incentivo à compra dos consumidores.
Aproveite ainda para fazer testes e combinações de produtos para montar combos e aumentar o ticket médio da venda. As práticas de up-selling e cross-selling poderão te auxiliar nisso.
Quando você apresenta ao cliente produtos de maior valor, você acaba o motivando a levar em conta outras opções de mercadorias. O carrinho de compras que antes estava apenas com os itens essenciais, agora passa a contar com produtos complementares.
E para incentivar essas compras combinadas, você pode ofertar condições especiais e vantagens como descontos, como vouchers e frete grátis.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.