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Você sabe como montar um mix de produtos?

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Você procura sempre oferecer uma variedade de opções para o seu cliente? Montar um mix de produtos de acordo com as suas necessidades é fundamental para que eles encontrem o que desejam com mais facilidade.

 

Para isso não basta colocar vários produtos diferentes nas prateleiras e pronto. É preciso fazer um planejamento estratégico para montar um mix de produtos que irá aumentar o seu faturamento, fazer a diferença na sua loja e, claro, satisfazer seu cliente. Quer saber como?

Vamos conferir!

Carrinho de compras em supermercado, ao lado da sessão de frios.

Montar um mix de produtos amplo é bom para os negócios

O primeiro passo é entender por que é tão importante ter um mix de produtos variado no seu negócio. Você gostaria de chegar em uma loja e ter somente um item disponível na prateleira? Pense nisso.

Se alguém chega no supermercado procurando um desodorante aerossol e encontra somente uma opção roll-on, com certeza irá procurar em outro lugar até achar o que deseja e provavelmente não irá mais voltar nesse estabelecimento, não é?

Por isso, conhecer o que os seus clientes querem comprar faz parte desse processo de construção do mix de produtos. Quanto mais abrangente ele for, mais alcance você terá!

Mas você sabe realmente o que os consumidores procuram no seu negócio?

Conheça as necessidades dos seus clientes

Pessoa passeado por prateleira refrigerada de bebidas em supermercado

Não adianta colocar vários produtos que não são de interesse do público do seu estabelecimento. Com isso, em vez de praticar a fidelização do cliente, você irá afastá-lo com um sentimento de que a sua loja não atende suas necessidades na hora de fazer compras.

É extremamente importante que você saiba o que os consumidores desejam e quanto tempo eles permanecem na sua loja. Você pode descobrir tudo isso através de algumas perguntas:

  • O que eles procuram? 
  • Com qual periodicidade costumam comprar? 
  • Por que eles precisam dos produtos da minha loja? 
  • Quais benefícios os meus produtos podem oferecer para os clientes?

Questionamentos como estes são o básico para descobrir de fato o que deve conter no seu mix de produtos. As respostas dirão tudo que você precisa saber para fazer as escolhas certas e então oferecer a melhor experiência de compra para os seus clientes!

Fuja do básico

Cliente gosta de novidade! Quanto mais completo for o seu mix de produtos, maiores são as chances de agradá-lo, e, consequentemente, maior é a probabilidade dele voltar a comprar do seu negócio e se tornar um cliente fiel.

Nunca deixe somente um produto em destaque na prateleira, mesmo que ele seja campeão de vendas. Coloque sempre alguns itens similares que possam deixar a compra ainda mais completa.

Vista do interior de um sacolão com um funcionário ao fundo, no caixa.

Invista nas tendências!

Faça pesquisas de tendências e busque saber o que o seu público está procurando no mercado mas pouca gente, ou quase ninguém, oferece. Isso te ajudará a inovar na hora de expor o mix, além de surpreender os seus clientes.

Os produtos veganos estão sendo cada vez mais procurados nas gôndolas, principalmente quando se trata de cuidados pessoais. Se o seu negócio for uma farmácia, por exemplo, procure investir em marcas que não fazem testes em animais, como maquiagens, shampoos, máscaras de tratamento para cabelo, entre outros.

Nunca se esqueça: quem manda é o cliente e você só vai conseguir montar o seu mix de produtos com sucesso se acompanhar o seu ritmo e se renovar constantemente.

Portanto, procure conversar sempre e entender quais são as suas necessidades para entregar ofertas que vão além das suas expectativas!

Fique de olho na concorrência

Saber como os seus concorrentes estão trabalhando e qual é o mix de produtos competitivo que eles estão oferecendo para o seu público é essencial para que você não deixe faltar nada e também se diferencie na hora de escolher o que irá colocar na sua loja.

Seus concorrentes não são seus inimigos!

Lembre-se sempre disso: é possível praticar a boa vizinhança e ao mesmo tempo competir no mercado. Há espaço para todos, mas sai na frente aquele que oferece a melhor experiência de compra, desde o preço até o atendimento, o que é primordial para garantir que você conquiste a fidelização do seu cliente!

Trabalhe com parceiros de confiança

Depois de estipular qual vai ser seu mix de produtos, é necessário garantir também que o seu estoque fique sempre abastecido com os itens mais procurados para não faltar nada nas prateleiras.

O que você prefere, ter vários fornecedores que te deixam na mão na hora que você mais precisar ou ter apenas aqueles que vão atender a sua demanda com eficiência?

Aposte sempre na qualidade dos seus parceiros e selecione a dedo aqueles que trabalham com pontualidade sem que você tenha que se preocupar em ficar sem receber os produtos!

Quem é parceiro do Martins.com.br sabe do que estamos falando: quando há agilidade e consistência na entrega dos produtos, não há nada que te impeça de vender muito e ter a satisfação dos seus clientes garantida!

E aí, vamos montar um mix de produtos para aumentar o faturamento do seu negócio?

Se você ainda tem dúvidas de como fazer isso e ainda não é um parceiro do Martins.com.br, não perca tempo e garanta já uma variedade completa de itens e estoque reabastecido pelo melhor custo-benefício!

Gostou desse conteúdo? No blog do FalaMart você encontra vários segmentos com artigos completos para potencializar ainda mais o seu negócio. Continue nos acompanhando e saiba como fidelizar o seu cliente gastando pouco e gerando muito lucro para a sua empresa. Vem com a gente!

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