Montar o primeiro negócio é uma sensação mista: ao mesmo tempo que você fica animado pela possibilidade de começar a empreender, também há o receio de estar fazendo algo errado ou pulando alguma etapa do processo. Esse receio é completamente natural. Montar o primeiro negócio é uma tarefa complexa e depende de vários fatores.

montar o primeiro negócio 1

 

Há passos para seguir antes de começar, próximo da inauguração e durante o funcionamento, sendo que todos eles bem realizados em conjunto é o que irá trazer os resultados esperados para o seu primeiro negócio.

Neste artigo vamos elaborar sobre alguns passos fundamentais para montar o primeiro negócio, levando em consideração o planejamento, a execução e a mensuração dos seus resultados. Vamos lá?

Antes de montar o primeiro negócio, faça o plano de negócios

Você pensou em uma ideia inovadora e identificou uma oportunidade no mercado, e então resolveu montar o primeiro negócio tendo essa ideia como base. Mas espera aí, com base no que você identificou que a sua ideia é realmente uma oportunidade em que vale a pena investir?

É para isso que serve o plano de negócios. Com uma série de informações sobre a viabilidade do seu negócio levando em consideração dados precisos e atuais, é possível saber se vale a pena montá-lo ou não.

As próximas dicas vão tratar de aspectos do plano de forma mais aprofundada, continue lendo para saber mais!

Validação da ideia

Às vezes, até mesmo a ideia mais inovadora pode estar fadada ao fracasso, sabe por que? Ela depende de questões externas a ela para funcionar, como as necessidades do público, sua aceitação inicial, a curva de crescimento e o investimento realizado.

montar o primeiro negócio ideia

 

Vamos exemplificar: você pensou em uma cafeteria que vende quitutes artesanais no seu bairro. Não há nenhuma outra por perto e você sente muita falta de um ambiente assim, então decide ir com tudo e montar o primeiro negócio. Um mês depois, você mal vendeu um cafezinho que seja.

As pessoas da região não se interessaram pelo modelo por não estarem acostumadas a ele. Com isso, você investiu alto e não teve um retorno viável. Para sanar esse problema, faça pesquisas de mercado e veja a situação de outros investimentos parecidos na sua região. Quanto mais bem estabelecido um conceito está, mais garantias de sucesso você terá.

Planeje todos os aspectos práticos

Quanto você irá gastar com aluguel? Quais equipamentos você irá precisar? De quantos colaboradores você precisa para começar a operar? Como são as imediações? Quais são seus riscos? Há concorrentes na área? Como é a movimentação de negócios similares?

Tudo isso deve estar muito bem definido no seu plano de negócios antes de você investir. Com os estudos feitos, você tem mais segurança no investimento, entende antes mesmo de abrir como será a rotina de faturamento e se montar o primeiro negócio é viável ou não.

Se você está pensando em trabalhar com o varejo, que tal conhecer um pouco mais sobre o trade marketing? Confira o artigo que o Fala Mart preparou pra você!

Conheça a legislação e a tributação

Ao montar o primeiro negócio, é de extrema importância que você saiba como funciona a legislação e a tributação do seu estado e município. Em alguns locais, além do alvará de funcionamento, você precisa de equipamentos específicos – como os SATs – informações minuciosas no cupom fiscal, etc.

montar o primeiro negócio 3

 

A tributação também pode variar de cidade a cidade e de estado para estado. Conheça tudo sobre os impostos e entenda como eles vão influenciar no seu faturamento. Assim, você consegue predizer com mais certeza o quanto você irá ganhar e o quanto você terá que pagar.

Modelo de negócios

Incluído nessa etapa de planejamento está o modelo de negócios, que nada mais é do que entender como a empresa irá funcionar como um todo.

Para montá-lo e de fato compreender suas informações de forma abrangente e assertiva, você precisa se fazer 4 questões, fundamentais para de fato visualizar como será montar o primeiro negócio. Essas perguntas são:

O quê? – O que você vende? O que o cliente precisa? Como você pode sanar suas necessidades com o seu produto? É nessa etapa que você irá definir a proposta de valor ao montar o primeiro negócio.

Para quem? – Quem é o seu cliente? Em que segmento ele está? Qual é a melhor maneira de entregar o meu produto a ele? Como deve ser feita a abordagem do atendimento e do marketing? Aqui, você está definindo e padronizando o relacionamento com o cliente.

Quanto? – Quanto custa o seu produto (de acordo com a sua proposta de valor)? Como ele será adquirido? Por assinatura? Compra? Aluguel? Com essas perguntas você define a estrutura de custos ao montar o primeiro negócio.

Como? – O que você precisa para operar? Quantos funcionários? Quais as qualificações que eles devem ter? Como é a sua marca? Como comprar no atacado? Nesse passo você define o operacional ao montar o primeiro negócio.

 

Com tudo isso bem estruturado, montar o primeiro negócio já é uma realidade muito mais próxima e com mais garantias de sucesso.

Está começando uma carreira no varejo? Nós podemos te ajudar com mais dicas como essas! Confira nosso artigo sobre tendências e até a próxima!