A busca pelo melhor desempenho no mercado também passa pelos seus colaboradores, sabia? Quanto mais eles produzem e se engajam, mais sucesso você tem. Por isso, algumas estratégias de motivação no trabalho são muito importantes para manter todo mundo unido nos mesmos objetivos e na cultura da empresa.
O endomarketing é uma das principais tendências no mundo corporativo e tem tudo a ver com motivação no trabalho. Motivar os funcionários é investir no seu capital humano, que é justamente o recurso que possui um impacto mais forte nos seus resultados.
A premiação é a resposta para quem está pensando no que fazer para motivar os funcionários. Recompensar a equipe pelo trabalho bem executado parece até uma solução óbvia, mas para que seja realmente efetiva é preciso acertar alguns detalhes: quando premiar? Qual o prêmio ideal? Quem merece?
Para saber todas essas respostas e muito mais sobre motivação no trabalho, continue a leitura!

Motivação no trabalho: quando premiar um funcionário?
O primeiro critério que você deve estabelecer na hora de pensar na premiação é o momento ideal para distribuir as recompensas. Ainda que o funcionário esteja desmotivado, premiá-lo apenas para melhorar os ânimos não ajuda em nada. Ele só tem um estímulo momentâneo sem reflexo algum na performance geral.
Confira algumas ocasiões interessantes para promover a motivação no trabalho através de prêmios:
1 – Metas alcançadas
Sem dúvida alguma essa é a técnica de motivação no trabalho mais popular. As metas, por si só, já funcionam como boas alavancas de produtividade, mas quando tem um prêmio envolvido elas ficam ainda mais interessantes.
Para motivar os funcionários e dar um gás extra na busca da meta, já deixe adiantado qual será a recompensa assim que estabelecer os objetivos a alcançar! Assim todo mundo trabalha com ânimo redobrado.
2 – Conquista coletiva
As metas aí de cima podem ser individuais ou coletivas, mas ainda estão muito vinculadas a números. A motivação no trabalho também pode vir a partir de objetivos pontuais ou até subjetivos, seja pela conquista de um cliente novo muito cobiçado ou então pela melhora geral em algum indicador de performance estabelecido anteriormente pelo gestor de recursos humanos.
Essa é uma boa oportunidade para não só estimular melhores resultados, como também engajar a todos na construção de um ambiente de trabalho mais harmônico e eficiente. Veja alguns outros exemplos de conquistas da equipe inteira:
- Todas as queixas dos clientes foram resolvidas na hora e se tornaram elogios;
- Não houve nenhum erro operacional em determinado departamento durante o mês;
- Um cliente chave renovou o contrato por mais um ano;
- Um serviço que rendia pouco passou a trazer maior rentabilidade;
- Ninguém se atrasou no último mês.
3 – Datas comemorativas
As datas comemorativas são grandes aliadas do endomarketing para gerar motivação no trabalho. Esses eventos são propícios para mostrar que a empresa reconhece e valoriza o lado humano de cada colaborador.
Essas ocasiões também são propícias para promover a integração da equipe, melhorando o clima organizacional de maneira geral.
Como premiar os funcionários?

Mais importante do que a escolher o prêmio deve ser a maneira como ele se relaciona à conquista.
Se seu objetivo final é a motivação no trabalho, a premiação deve ser proporcional ao resultado alcançado. Se o presente será uma viagem com tudo pago, bônus salarial ou um dia de folga vai depender dos recursos de cada um.
A meta mais ambiciosa não pode estar vinculada a algo muito pequeno, correndo o risco de deixar o feito insignificante. Por que um vendedor se dedicaria a triplicar suas vendas em um mês sabendo que ganhará em troca uma caixa de chocolates?
Da mesma forma, prêmios grandes para objetivos simples, que não impactam diretamente o faturamento da empresa, pode deixar a equipe desmotivada. Ninguém recusaria uma televisão como recompensa por fazer o mínimo, mas para estimular a motivação no trabalho é preciso mostrar como o esforço de cada funcionário faz diferença no faturamento positivo.
Quem premiar?

Anote essa regra: pessoas não devem ser premiadas, METAS devem ser premiadas. Para garantir um tratamento igualitário, é importante estabelecer diretrizes a partir de critérios objetivos que irão definir quem será premiado.
Para isso, é preciso definir que tipo de resultado ou comportamento será recompensado. A motivação no trabalho deve ser estimulada a partir de fins estabelecidos no planejamento comercial, por exemplo, ou através do que você busca para o ambiente organizacional.
Não importa se você deseja vender mais, conquistar novos clientes ou só melhorar a comunicação interna, o importante é identificar os resultados desejados e só então ver qual funcionário se encaixa para ser recompensado.
Outra boa forma de motivar os funcionários é oferecendo um ambiente de trabalho acolhedor e bem equipado. Conheça o mix corporativo do Martins, onde você encontra tudo que precisa para sua empresa!