Manter a motivação no trabalho deve ser uma premissa de todo empregador. Quando os colaboradores se sentem valorizados, ficam mais engajados e, naturalmente, a empresa alcança melhores resultados.
No dia a dia do comércio, buscar incentivos e transformar a loja em um ambiente de valorização do capital humano pode ser um grande desafio, mas nunca deve ser deixado em último plano.
A motivação dos colaboradores pode ser estimulada de várias formas, desde endomarketing a premiações.
Vamos tratar hoje sobre esse tema tão importante para as empresas e como aplicar ações motivacionais para os seus funcionários.
Por que investir em motivação no trabalho?
Ao garantir a motivação no trabalho, as chances de a loja reter talentos é muito maior. Entre outros benefícios podemos destacar o aumento de produtividade, redução de turnover, maior colaboração e crescimento pessoal dos colaboradores.
Ela também ajuda a fortalecer o compromisso dos profissionais com a empresa e seus objetivos.
A motivação no trabalho pode ocorrer por meio de reconhecimento, escuta ativa, feedbacks, remuneração e um ambiente de trabalho saudável.
- Reconhecimento: uma forma de valorizar os colaboradores é reconhecendo suas habilidades e conquistas por meio de elogios e recompensas.
- Escuta ativa: criar canais de comunicação na loja onde os funcionários possam compartilhar sugestões e preocupações também é uma forma de motivá-los e demonstrar que a empresa se preocupa com a opinião deles.
- Feedbacks: aplicar feedbacks regulares para coletar dados é uma boa ajuda para alinhar expectativas e ajustar o desempenho individual ou por equipes.
- Remuneração e benefícios: oferecer salários e benefícios justos incentiva o bom desempenho dos colaboradores.
- Ambiente de trabalho de qualidade: talvez esse quesito seja o maior desafio para o varejo, mas promover bem-estar com metas alcançáveis, saúde mental assegurada e jornadas flexíveis são essenciais para a motivação no trabalho.
Motivar funcionários
Existem dois tipos principais de motivação no trabalho: a intrínseca, que vem de dentro e é sustentada pela realização pessoal do colaborador, e a extrínseca, que depende de recompensas externas.
Isso quer dizer que a motivação no trabalho se constrói mediante um conjunto de forças internas e externas para engajar uma pessoa ou a equipe.
Para os varejistas, é essencial entender que cada colaborador tem suas próprias motivações e reage de forma diferente a determinados estímulos.
De toda maneira, há três elementos principais que podem ajudar a identificar como atingir a meta de motivar os funcionários.
Uma delas é atender a aspectos como remuneração justa, condições adequadas de trabalho e segurança. No varejo podemos pensar nisso ao garantir jornadas de trabalho mais equilibradas, acesso a benefícios e um ambiente saudável.
Em seguida, é importante definir metas tangíveis, porém desafiadoras para os funcionários.
Por fim, cuidar da cultura organizacional e o alinhamento de valores para conectar os colaboradores ao propósito da empresa. Na loja é fundamental transmitir a eles a importância de um bom atendimento e o impacto da empresa naquela comunidade.
Desafio: manter a motivação
Na prática, no entanto, não vai ser fácil manter a motivação no trabalho em alta o tempo todo. Esse sem dúvidas se torna um dos maiores desafios do varejista.
As demandas no varejo são infinitas e há algumas sazões que complicam mais com o aumento expressivo do movimento. Quando não é possível fazer contratações temporárias, aí que o problema aumenta mesmo.
Os colaboradores vão ficando mais sobrecarregados e esgotados. O atendimento ao cliente acaba sendo prejudicado também. Para evitar tudo isso, siga essas dicas para conseguir manter a motivação no trabalho:
1. Premiação por desempenho
Crie programas de reconhecimento profissional para destacar os colaboradores que mais são eficientes em suas funções, seja batendo metas de vendas, mostrando excelência no atendimento ou colaborando com a equipe.
Contudo, é preciso saber quando e como premiar. Prêmios devem estar atrelados ao alcance de metas, sejam elas numéricas ou subjetivas, como conquistas coletivas e melhoria em indicadores de desempenho.
Existem três momentos ideais para premiar:
- Ao atingir metas;
- Ao conquistar resultados coletivos;
- Em datas comemorativas, que são oportunidades para reforçar o espírito de equipe e a valorização humana.
A premiação deve ser proporcional ao esforço e pode ocorrer por meio de bônus, promoção, dias de folga ou brindes, por exemplo.
2. Oportunidades de crescimento
Promova treinamentos com workshops e a possibilidade de crescimento na carreira dentro da empresa. Um plano de carreira bem definido garante a motivação no trabalho porque instiga os funcionários a se dedicarem mais.
3. Ambiente de trabalho positivo
A sua loja precisa ser um ambiente de trabalho acolhedor, com boa comunicação, colaboração e onde todos se sintam ouvidos e valorizados. Oferecer flexibilidade e respeito no dia a dia ajuda a manter a motivação.
Para isso, invista em endomarketing para melhorar a comunicação interna do seu negócio e valorizar mais os funcionários.
4. Eventos de convivência
Promova eventos, ainda que mais simples, como cafés da manhã, almoços ou happy hours. Esses momentos de descontração fora da rotina criam laços e aumentam o sentimento de pertencimento dos colaboradores junto à empresa e aos colegas.
Estratégias para aumentar a motivação no trabalho
Agora que compreendemos os fatores e tipos de motivação, vamos explorar estratégias práticas que os gestores do varejo podem adotar para garantir que suas equipes permaneçam motivadas e engajadas.
1. Defina metas claras e alcançáveis
Uma das melhores formas de aumentar a motivação no trabalho é fornecer metas específicas e atingíveis. Quando os funcionários sabem o que se espera deles e quais são os critérios de sucesso, é mais fácil se manterem focados e motivados. No varejo, isso pode incluir metas diárias ou semanais de vendas, atendimento ao cliente ou eficiência operacional.
2. Celebre conquistas
No varejo, pequenas celebrações e palavras de incentivo podem fazer uma grande diferença. Alguns exemplos são um quadro de “funcionário do mês” ou uma ação pontual para comemorar uma venda acima da meta.
3. Valorize vida profissional e pessoal
O equilíbrio entre vida profissional e pessoal influencia diretamente a motivação no trabalho. Funcionários que conseguem gerenciar suas obrigações profissionais sem comprometer sua vida pessoal tendem a ser mais produtivos e motivados.
Na medida do possível, tente oferecer horários flexíveis e divulgue as escalas de trabalho, principalmente aquelas de extensão do expediente, com a maior antecedência possível.
4. Invista no seu colaborador
A ausência de motivação no trabalho pode resultar na baixa produtividade generalizada de um negócio e no aumento de erros.
Manter um ambiente organizacional saudável e colaboradores motivados só depende de você. Além disso, motivar seus primeiros clientes – como muitos chamam seus colaboradores – é investir na satisfação do público no crescimento sustentável da empresa.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.