Qual a melhor opção na hora de contratar motoboy?

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Sumário

O fator entrega tem sido determinante no varejo com consumidores que passaram a dar mais preferência para a praticidade de receber a mercadoria em casa. Ponto de atenção aos lojistas, que precisam contratar motoboy para suprir a necessidade do mercado.

O serviço de delivery ganhou ainda mais relevância no cenário da pandemia, com a necessidade do isolamento social. Para não perder as vendas, os varejistas passaram a contratar motoboy particular ou via aplicativos de entrega.

Só que muitos ainda têm dúvidas qual seria a melhor opção. O importante é não desconsiderar nenhuma oportunidade.

A seguir vamos te atualizar sobre esse tema tão importante para o varejo e mostrar opções que existem, os custos, e se, para o seu negócio é viável contratar um motoboy ou terceirizar.

Mercado a todo vapor

Ao pensar em contratar motoboy para a sua loja, vale a pena dar uma olhada para o mercado de entregadores e o quanto eles estão impactando na economia nacional.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), existem no Brasil mais de 1,6 milhão de pessoas trabalhando como entregador e motorista para aplicativos. Considerando apenas os entregadores, o número de trabalhadores passa de 385 mil.

Mas se formos para considerar os que trabalham na informalidade, esse número já deve ultrapassar a casa de 1 milhão. Em 2020, quando o estudo Perfil dos motoboys e entregadores de produtos foi lançado, já eram 950 mil motoboys entregadores nos centros urbanos.

Segundo a Amobitec, a média salarial mensal para entregadores varia de R$ 1.980 e R$ 3.039, considerando uma jornada de trabalho de 40 horas e outros fatores como o tempo que o entregador fica sem corridas aguardando os pedidos chegarem. 

Os números se justificam pelo aumento da demanda por delivery. A pesquisa anual Consumer Insights, da Kantar, revelou que os serviços de entrega apresentaram alta de 17,8% no número de compradores ativos e de 12,6% em volume de compras no ano passado.

Confira os principais insights do estudo:

  • Em dias de semana, delivery é usado mais no jantar;
  • No fim de semana, a alternativa mais buscada é na hora do almoço;
  • Sabor (42%) e a conveniência (42%) são os principais fatores a consumir delivery.

Fixo ou por aplicativo: devo contratar motoboy?

Homem de camisa azul e crachá de identificação entregando duas caixas de papelão para uma pessoa.

Para responder à pergunta, antes precisamos repassar com você alguns pontos cruciais para definir se vale a pena ou não contratar motoboy para a sua loja.

O primeiro ponto é fazer um balanço para identificar o número de pedidos diários, semanais e mensais da sua loja. Eles precisam de uma entrega imediata ou os clientes ainda preferem buscar na loja o produto? O seu negócio permite agendamento de entregas?

No varejo alimentar, no caso de supermercados e mercearias, nem sempre a compra é muito urgente. Então, há margem para espera. Já no caso de farmácias, a maior parte das compras é de emergência, sendo interessante uma maior agilidade de entrega.

Contratar motoboy particular te dá mais possibilidade de negociação e margem para administrar a rota e os horários de entrega dos produtos. Dependendo do contrato, também pode ser mais viável financeiramente.

No caso de aplicativos de entrega, ou seja, entregadores terceirizados, a agilidade na entrega é garantida e sempre vai ter um motoboy perto de você para tornar o itinerário mais rápido.

Além disso, a rotatividade de entregadores é infinitamente maior do que quando você vai contratar um motoboy particular, porque são várias pessoas cadastradas no aplicativo para fazer esse atendimento.

Só que pode acabar onerando mais para você, ainda mais se optar pela entrega grátis aos clientes. A dica é pesquisar bem as taxas cobradas pelas empresas de entrega para ver qual se encaixa melhor no seu orçamento.

Quanto custa contratar motoboy?

Se você escolher um contrato por CLT, para pagar um salário mínimo, o empregado vai custar para a sua empresa cerca de R$ 2.640, por causa dos impostos exigidos como INSS, FGTS e vale-transporte.

No caso de MEI ou PJ, você paga o que for acordado, sem as taxas. Por exemplo, se você combinou um salário de R$ 2 mil, você vai pagar só esses R$ 2 mil. Tudo irá depender da forma de admissão.

Caso a ideia seja contratar por empresas de delivery como iFood, Uber e Rappi, você vai precisar olhar o que cada empresa cobra e fazer algumas simulações prévias para ter ao menos uma noção dos gastos.

As principais plataformas cobram uma mensalidade de R$ 100 ou mais. Além disso, há uma taxa sobre o valor de cada pedido e outra para pagamentos online direto no aplicativo. A tabela de preços varia muito, vale a pesquisa!

Por isso, citamos que pode acabar ficando mais caro. A contrapartida é que colocar a sua marca nessas plataformas aumenta a sua visibilidade e acaba atraindo mais pedidos. No final das contas, pode acabar sendo bom esse tipo de serviço para a sua loja.

Você ainda tem a opção de contratar motoboy de uma empresa terceirizada na sua cidade. Você faz um contrato direto com a empresa prestadora de serviço e ela disponibiliza os motoboys para você sempre que precisar.

Processo que demanda sintonia

Agora que você sabe das vantagens e desvantagens de contratar motoboy para fazer as entregas da sua loja, precisa se atentar para alguns pontos importantes. A entrega depende da harmonia e da sintonia entre todos os processos da etapa da venda.

A primeira etapa é o recebimento do pedido. Seus atendentes online, ou via telefone, precisam ser rápidos e organizados para registrar o pedido corretamente e providenciar as compras.

A forma de pagamento é o segundo passo para atenção. A loja precisa organizar certinho o meio de pagamento para não ocorrer nenhum constrangimento no ato de entrega: vai ser dinheiro? Precisa de troco? Cartão ou Pix? Assim que definido, o motoboy precisa ser avisado.

Em seguida, revise as compras do cliente para se certificar que não esteja faltando nada. Nada mais negativo que as compras chegarem erradas para o consumidor.

Tenha ainda cuidado com a embalagem e avise o entregador caso o produto seja frágil. Por último, verifique com o cliente se ele ficou satisfeito com a compra e com a entrega. Esse feedback é muito importante para a melhoria de processos. 

Boas entregas e até a próxima!

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