Com a redução de domicílios com empregados domésticos e menos tempo para as pessoas limparem a casa, cresce a demanda por soluções práticas e eficientes de limpeza. Mercado deve crescer 16,6% até 2019

Dados da Kantar Worldpanel mostram que a fatia de domicílios de classe AB com empregada mensalista caiu de 4,8%, em junho de 2012, para 2,9%, em igual mês deste ano. Com o aumento de preço dos produtos e menos tempo para as pessoas limparem a casa, cresce a demanda por soluções práticas e eficientes de limpeza.

O Brasil já é o quarto maior mercado para produtos de limpeza no mundo, atrás de EUA, China e Japão. Entre 2009 e 2014, as vendas cresceram 17,3%, totalizando US$ 7,8 bilhões por ano, segundo a Euromonitor International. A previsão é de expansão de 16,6% até 2019. Nos últimos cinco anos, os produtos para limpeza da cozinha deram salto de 117,6% em vendas. Já os limpa-vasos, por exemplo, não aparecem no estudo 2009-2014 da Euromonitor. A estimativa para até 2019, contudo, é de alta de 35,2% nas vendas desse item.

Para a Unilever, a tendência das pessoas investirem em produtos de alta performance vai se acelerar. “Os consumidores estão assumindo a rotina de limpeza da casa e das roupas. Tem sido significativo o crescimento de produtos que entregam alta performance combinada com praticidade e conveniência”, afirma Juliana Carvalho, diretora de marketing de cuidados com a casa da empresa.

Para a Reckitt Benckiser , o foco são os produtos práticos. “Focamos em produtos que façam com que as pessoas percam menos tempo no trabalho, façam a limpeza de forma rápida e prática, como Vanish OxiAction e o Harpic Cliq, gel adesivo para limpeza de vaso sanitário”, afirma Jiri Kulik, vice-presidente sênior para a América Latina e o Brasil da empresa. Além disso, produtos de marca própria de redes varejistas ganham espaço na cesta de limpeza.

Fonte: Supermercado Moderno

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.