Não vendemos fiado: como aderir à prática sem medo

Tempo de Leitura: 4 minutos
como fazer fluxo de caixa

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Com tantas formas acessíveis de pagamento em pleno 2024, o famoso “não vendemos fiado” deve ser um posicionamento obrigatório para toda e qualquer loja.

O problema é que muitos, especialmente lojas pequenas de bairro, acabam praticando a camaradagem e correndo o risco de ficar no prejuízo por causa de clientes inadimplentes. 

Isso ainda é um tabu para você? Ou a sua loja parou com essa prática há muito tempo? Apesar de muitos estabelecimentos ainda seguir essa conduta de venda na base da “notinha”, o risco pode não valer a pena.  

No artigo de hoje, vamos te mostrar o porquê que o não vendemos fiado deve ser abolido do seu negócio.

Além disso, aprenda algumas frases e abordagens para não constranger nenhum cliente ou conhecido. Afinal… Amigos, amigos, negócios à parte.

Motivos para praticar o não vendemos fiado hoje mesmo

A prática do não vendemos fiado deve fazer parte da sua rotina de vendas por um motivo muito claro: a inadimplência. Esse sem dúvidas é um dos principais prejuízos que a prática traz ao negócio. 

Não dá para confiar sempre em quem acaba atrasando os pagamentos ou não honra com o combinado. Isso acaba gerando uma grande perda financeira para você e, consequentemente, a perda de lucros. 

Além disso, quando você vende fiado para os seus clientes, você pode prejudicar muito o fluxo de caixa da loja. A entrada de dinheiro com as vendas fica interrompida e isso pode dificultar o pagamento de contas importantes como fornecedores, aluguel e salários e, principalmente, aquelas despesas inesperadas.

Há o risco também da perda de credibilidade, já que outros clientes podem ver você vendendo fiado e duvidar da estabilidade financeira da loja. 

Quando você se recusa ao posicionamento não vendemos fiado, você acaba deixando o seu negócio vulnerável nos quesitos planejamento e investimento.

Você nunca sabe quando de fato poderá contar com o pagamento. Aí também fica limitado às oportunidades de investir e inovar a sua loja. 

4 estratégias para evitar vender fiado 

Bom, se você quer manter a saúde financeira da sua loja em dia e se livrar de vez das vendas fiado, a seguir sugerimos quatro dicas para você praticar o não vendemos fiado com sutileza.  

1. Amplie as formas de pagamento 

Ofereça diversas formas de pagamento para que o cliente tenha opção de como quer pagar. Quando você possibilita isso a ele, não há muitas desculpas para comprar fiado. Aposte inclusive nos pagamentos digitais. 

Além dos tradicionais cartões de débito e crédito, aceite pagamento online e digital por meio de plataformas seguras, como carteiras digitais e aplicativos. Aposte em máquinas que aceitem pagamentos por aproximação, já que muita gente sai sem dinheiro e cartão, pagando só pelo celular. 

Dê ainda opções de parcelamento com cartão de crédito, preferencialmente sem juros. Transações via PIX também não podem faltar.  

2. Vantagens para compras à vista 

Uma forma muito sutil de incluir aos poucos a conduta do não vendemos fiado é oferecer vantagens para os seus clientes que optarem pelos pagamentos à vista. Como fazer isso? 

3. Criação da cultura de pagamento 

É muito importante que você estabeleça uma cultura de pagamento na sua loja para incentivar os pagamentos à vista. O pagamento pontual precisa ser incentivado não apenas como nas estratégias citadas, mas com um reconhecimento daqueles que pagam em dia.

Promova experiências de consumo personalizadas para eles e eventos que possam valorizá-los e integrá-los mais ainda à marca. Isso também é uma ferramenta de fidelização.

Você pode, por exemplo, oferecer uma capacitação para clientes e colaboradores sobre gestão das finanças pessoais e os benefícios dos pagamentos à vista. E não deixe de contar com uma política clara de inadimplência para coibir a compra fiada.    

4.  Pratique a comunicação assertiva 

A recusa em vender nesta modalidade precisa vir acompanhada de uma comunicação assertiva e constante. Não adianta dizer não vendemos fiado, mas no outro dia recuar e abrir exceções.  

Mas sabemos que é muito difícil quando um cliente muito antigo, um amigo ou um familiar acabam procurando a sua loja e você fica sem jeito de ceder. É por isso que você deve estabelecer uma política clara e objetiva. 

Uma forma muito comum de fazer isso é recorrer a plaquinhas de identificação e cartazes para informar que não vendemos fiado. A seguir algumas sugestões de frases que você pode adotar para comunicar isso aos clientes sem ser tão deselegante. 

  • Preocupados com a nossa política de responsabilidade financeira, não vendemos fiado mais.
  • Para resguardar a saúde financeira do nosso negócio e continuar atendendo a todos com qualidade, não vendendo fiado.
  • A partir de agora, todas as vendas serão feitas somente com pagamento na hora.
  • Com o intuito de fortalecer nossa loja, não realizaremos venda fiado. Agradecemos a compreensão.
  • Optamos por encerrar as vendas fiado. Grato.
  • Como parte de nossa estratégia de negócios, não venderemos fiado. Mas aceitamos todas as formas de pagamento com cartões.
  • Decidimos encerrar as vendas fiado para priorizar alternativas de pagamento mais seguras.
  • Por motivos financeiros, não será mais possível realizar vendas fiado em nossa loja.
  • Comunicamos aos nossos clientes que a partir de hoje não serão mais permitidas vendas fiadas.

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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