Com tantas formas acessíveis de pagamento em pleno 2024, o famoso “não vendemos fiado” deve ser um posicionamento obrigatório para toda e qualquer loja.
O problema é que muitos, especialmente lojas pequenas de bairro, acabam praticando a camaradagem e correndo o risco de ficar no prejuízo por causa de clientes inadimplentes.
Isso ainda é um tabu para você? Ou a sua loja parou com essa prática há muito tempo? Apesar de muitos estabelecimentos ainda seguir essa conduta de venda na base da “notinha”, o risco pode não valer a pena.
No artigo de hoje, vamos te mostrar o porquê que o não vendemos fiado deve ser abolido do seu negócio.
Além disso, aprenda algumas frases e abordagens para não constranger nenhum cliente ou conhecido. Afinal… Amigos, amigos, negócios à parte.
Motivos para praticar o não vendemos fiado hoje mesmo
A prática do não vendemos fiado deve fazer parte da sua rotina de vendas por um motivo muito claro: a inadimplência. Esse sem dúvidas é um dos principais prejuízos que a prática traz ao negócio.
Não dá para confiar sempre em quem acaba atrasando os pagamentos ou não honra com o combinado. Isso acaba gerando uma grande perda financeira para você e, consequentemente, a perda de lucros.
Além disso, quando você vende fiado para os seus clientes, você pode prejudicar muito o fluxo de caixa da loja. A entrada de dinheiro com as vendas fica interrompida e isso pode dificultar o pagamento de contas importantes como fornecedores, aluguel e salários e, principalmente, aquelas despesas inesperadas.
Há o risco também da perda de credibilidade, já que outros clientes podem ver você vendendo fiado e duvidar da estabilidade financeira da loja.
Quando você se recusa ao posicionamento não vendemos fiado, você acaba deixando o seu negócio vulnerável nos quesitos planejamento e investimento.
Você nunca sabe quando de fato poderá contar com o pagamento. Aí também fica limitado às oportunidades de investir e inovar a sua loja.
4 estratégias para evitar vender fiado
Bom, se você quer manter a saúde financeira da sua loja em dia e se livrar de vez das vendas fiado, a seguir sugerimos quatro dicas para você praticar o não vendemos fiado com sutileza.
1. Amplie as formas de pagamento
Ofereça diversas formas de pagamento para que o cliente tenha opção de como quer pagar. Quando você possibilita isso a ele, não há muitas desculpas para comprar fiado. Aposte inclusive nos pagamentos digitais.
Além dos tradicionais cartões de débito e crédito, aceite pagamento online e digital por meio de plataformas seguras, como carteiras digitais e aplicativos. Aposte em máquinas que aceitem pagamentos por aproximação, já que muita gente sai sem dinheiro e cartão, pagando só pelo celular.
Dê ainda opções de parcelamento com cartão de crédito, preferencialmente sem juros. Transações via PIX também não podem faltar.
2. Vantagens para compras à vista
Uma forma muito sutil de incluir aos poucos a conduta do não vendemos fiado é oferecer vantagens para os seus clientes que optarem pelos pagamentos à vista. Como fazer isso?
- Criando um programa de fidelidade com cashback ou descontos exclusivos;
- Concedendo descontos reais para o pagamento na hora;
- Melhorando a política de entrega e frete grátis;
- Ampliando a garantia de produtos comercializados;
- Oferecendo brindes ou promovendo sorteios.
3. Criação da cultura de pagamento
É muito importante que você estabeleça uma cultura de pagamento na sua loja para incentivar os pagamentos à vista. O pagamento pontual precisa ser incentivado não apenas como nas estratégias citadas, mas com um reconhecimento daqueles que pagam em dia.
Promova experiências de consumo personalizadas para eles e eventos que possam valorizá-los e integrá-los mais ainda à marca. Isso também é uma ferramenta de fidelização.
Você pode, por exemplo, oferecer uma capacitação para clientes e colaboradores sobre gestão das finanças pessoais e os benefícios dos pagamentos à vista. E não deixe de contar com uma política clara de inadimplência para coibir a compra fiada.
4. Pratique a comunicação assertiva
A recusa em vender nesta modalidade precisa vir acompanhada de uma comunicação assertiva e constante. Não adianta dizer não vendemos fiado, mas no outro dia recuar e abrir exceções.
Mas sabemos que é muito difícil quando um cliente muito antigo, um amigo ou um familiar acabam procurando a sua loja e você fica sem jeito de ceder. É por isso que você deve estabelecer uma política clara e objetiva.
Uma forma muito comum de fazer isso é recorrer a plaquinhas de identificação e cartazes para informar que não vendemos fiado. A seguir algumas sugestões de frases que você pode adotar para comunicar isso aos clientes sem ser tão deselegante.
- Preocupados com a nossa política de responsabilidade financeira, não vendemos fiado mais.
- Para resguardar a saúde financeira do nosso negócio e continuar atendendo a todos com qualidade, não vendendo fiado.
- A partir de agora, todas as vendas serão feitas somente com pagamento na hora.
- Com o intuito de fortalecer nossa loja, não realizaremos venda fiado. Agradecemos a compreensão.
- Optamos por encerrar as vendas fiado. Grato.
- Como parte de nossa estratégia de negócios, não venderemos fiado. Mas aceitamos todas as formas de pagamento com cartões.
- Decidimos encerrar as vendas fiado para priorizar alternativas de pagamento mais seguras.
- Por motivos financeiros, não será mais possível realizar vendas fiado em nossa loja.
- Comunicamos aos nossos clientes que a partir de hoje não serão mais permitidas vendas fiadas.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.