O varejo no Brasil apresenta um setor que vem na contramão da crise e que continuará crescendo, é o varejo online.
A previsão de crescimento em dois dígitos está previsto para até 2017. E o crescimento não é só do Brasil, ele se apresenta em toda a América Latina.
Esse crescimento foi em parte alavancado pelo mobile commerce, ou seja, vendas por meio de aparelhos móveis, como celulares e tablets.
A liderança no comércio online é de moda e acessórios, seguida por eletrodomésticos, cosméticos, perfumaria e saúde, seguido de informática.
Uma das tendências que vem crescendo também é o cross-border, comércio entre países, sendo a venda de produtos importados dos Estados Unidos e China para o Brasil as maiores.
As lojas virtuais tem um aspecto em comum, todas tem um pequeno tempo de funcionamento, a maioria não tem mais de 5 anos.
Existem alguns tipos de lojas atuantes no mercado online:
Comércio de nichos
São geralmente pequenos ecommerces, com baixo volume de vendas, mas com altas margens de lucro. São especializadas em poucos tipos de produto e muitas marcas. São geralmente pequenos e por serem bem especializados, quase não há concorrência. Tem como característica o fato de conhecerem bem o seu público alvo.
A estratégia para atrair clientes nesse caso não é o preço, pois como há grandes lojas já bem estabelecidas, com certeza não dará um bom resultado. Aqui a estratégia é conhecer o público, entender suas dores, desejos, necessidades para satisfazê-lo.
Comércio sem segmentação
O mercado de massa são grandes varejistas com grande variedade de marcas, mas pouco especializadas. Tem uma alta concorrência e uma pequena margem de lucro.
Como tem um grande volume de vendas, conseguem boas negociações com atacadistas. Seu lucro vem pela grande quantidade de produtos vendidos.
Como a concorrência é alta, há normalmente grandes campanhas oferecendo o melhor preço.