O que é benchmarking e como aplicar no varejo

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O que é benchmarking e como aplicar no varejo

Sumário

Saber o que é benchmarking é um grande passo para o negócio alcançar os ganhos desejados e se destacar no setor dele. A ferramenta ajuda o empreendedor a analisar o mercado com base na concorrência.

Entre as vantagens de aplicar o benchmarking no varejo estão a identificação de novas tendências de mercado, fazendo com que você saia à frente do seu concorrente direto, além de poder se inspirar em cases de sucesso para tocar seu plano de negócio.

Para você que pretende abrir a sua loja agora, o primeiro passo é fazer um reconhecimento de cenário. Agora, se você já é veterano na área, nunca é tarde para se atualizar e renovar as estratégias, não é mesmo?

Hoje você vai aprender o que é benchmarking e as melhores formas de aplicar esse recurso na sua loja.

O que é benchmarking?

Então vamos entender melhor sobre o que é benchmarking, a começar pelo significado que, traduzindo para o português, quer dizer avaliação comparativa.

Essa estratégia permite a qualquer empresa observar melhor processos administrativos, de venda, produtos e serviços. Tudo isso com base na comparação com outras empresas que sejam do mesmo segmento.

O benchmarking faz parte do planejamento estratégico do negócio e pode acrescentar informações importantes sobre o mercado e sobre a concorrência no planejamento da loja. As métricas encontradas auxiliarão a melhorar também os procedimentos na sua empresa. 

O mapeamento pode abranger as ações da concorrência que dão resultados positivos e também aquelas ruins, para que você possa trabalhar para evitar que elas também ocorram na sua empresa. 

Para fazer esse comparativo, pode ser considerada como “concorrentes” lojas de segmentos correlacionados ou até mesmo setores internos da própria empresa quando a necessidade é melhorar processos internos.

Tipos de benchmarking

cinco categorias principais de benchmarking. Para que você possa entender melhor a diferença entre elas, veja abaixo:

  1. Competitivo: comparação com base em informações públicas divulgadas pela concorrência direta para identificar os pontos fortes do negócio;
  2. Funcional: comparação do seu negócio com empresas de outros segmentos para aprimoramento de processos;
  3. Interno: comparação entre setores da sua empresa para analisar o desempenho das equipes;
  4. Cooperativo: comparação com base em troca de informações acordadas entre empresas distintas para melhorarem mutuamente as estratégias;
  5. Genérico: comparação com empresas de ramos diferentes, porém com práticas em comum.

Importância do benchmarking

Com o varejo cada vez mais competitivo, o consumidor passa a ter muitas opções de marcas, produtos e estabelecimentos para que possam fazer as compras. O benchmarking pode te ajudar a identificar porque o cliente muitas vezes escolhe o seu concorrente ao invés da sua loja. 

Quando você analisa outras lojas, aumenta a capacidade de diferenciar erros e acertos e aplicar na sua empresa aquilo que vem dando certo em outras. Analisar outras empresas representa uma grande oportunidade de reconhecer melhorias capazes de fazer a diferença em seu estabelecimento.

Ao estudar outras marcas, várias informações são de extremo valor. Entre elas, a forma que elas se posicionam, como se comportam seus clientes, seus diferenciais e pontos fracos.

Acaba que esse olhar minucioso da concorrência também vai dizer muito sobre o perfil e comportamento de consumo dos clientes. Como eles se posicionam? O que querem comprar? Quando e como compram?

A seguir, vamos mostrar todas as vantagens que o varejo pode ter com a aplicação do benchmarking.

  • Ficar por dentro das tendências de mercado;
  • Motivação dos colaboradores para buscar resultados;
  • Posicionar melhor a marca;
  • Identificar o comportamento do consumidor;
  • Identificar pontos fortes e pontos fracos da loja e da concorrência;
  • Melhorar os indicadores do negócio.

Como fazer benchmarking no varejo

Acho que ficou bem claro o que é benchmarking. Mas você deve estar se perguntando como aplicar tudo isso no comércio. Tem gente que se infiltra entre os consumidores e visita o ponto de venda da concorrência rotineiramente. Não precisa ser assim, caso não queira.

Há algumas maneiras de fazer o benchmarking, a começar pelo marketing digital. Nesse caso, é possível fazer a comparação com base nas estratégias e informações das redes sociais.

Tudo que você vai precisar analisar começa a partir dos questionamentos que você deve fazer para receber as respostas. 

Por exemplo: qual o posicionamento da loja concorrente nas mídias, o tipo de comunicação que é feita, quem são os clientes que interagem com a marca, quais as estratégias usadas e por aí em diante

Você pode fazer benchmarking participando de eventos como conferências e feiras de negócios na sua área ou ainda realizando uma pesquisa de campo conversando com consumidores, outros empresários e levantando métricas e informações públicas sobre o concorrente.

Execução do benchmarking

O primeiro passo para aplicar o benchmarking na sua loja é definir os indicadores de análise e os resultados que espera coletar, bem como quais empresas ou setores você vai querer analisar.

Depois desse planejamento, é hora de fazer o levantamento de dados com a estratégia utilizada para a coleta e análise das informações. Por fim, você vai conseguir identificar os pontos de melhoria no seu negócio e traçar novas ações para melhorar o desempenho do seu negócio.

O ideal é que você compare no máximo três concorrentes e selecione ao menos um de outro segmento para ampliar o seu parâmetro. Mas atenção: o benchmarking para ser efetivo precisa ser feito gradual e rotineiramente. 

Tente fazer dessa ferramenta um recurso acessível para o seu negócio e com um prazo de renovação da coleta e análise de dados sazonal. Isso você vai escolher de acordo com a sua necessidade. Aconselhamos ao menos de ano em ano.

Aprendeu o que é benchmarking? Então, por que não compartilha a proposta com seus parceiros, colaboradores e colegas varejistas? Temos certeza que fazendo esse trabalho em parceria, a análise será ainda mais proveitosa.

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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