Como funciona o cashback e quais as vantagens

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como funciona o cashback e quais as vantagens

Sumário

O crescimento do e-commerce fez com que o mercado inovasse em ações que atraísse o consumidor em meio ao cenário tão competitivo. A partir de então, os varejistas passaram a se interessar sobre como funciona o cashback e as vantagens para o negócio.

Obter cupons de desconto e aderir a programas de cashback, que antes eram condutas comuns nos Estados Unidos e países europeus, passou a ser febre aqui no Brasil. A modalidade chegou a movimentar mais de R$ 7 bilhões em 2020.

O valor representou uma alta expressiva de 466% em relação a 2019, quando foram movimentados R$ 1,5 bilhão, de acordo com o portal Cuponomia.

O papo de hoje é para detalhar como funciona o cashback e quais as vantagens que a sua loja terá ao aderir esse sistema.

Mais que tendência, necessidade

Antes de a gente entender como funciona o cashback, precisamos começar falando das vantagens que o varejo tem com o sistema. De acordo com o Sebrae, cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos estão cadastrados em plataformas de cashback.

Isso nos mostra que cashback não é apenas uma tendência de mercado, mas também uma necessidade para o varejo. Basta analisarmos as vantagens que ele traz para a loja e para o consumidor.

Conforme o relatório Global Cashback, lojistas que ofereceram cashback aos clientes têm até 3,4 vezes mais taxas de conversão de vendas do que na venda comum, sem retorno de cashback.

Em outra pesquisa, a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) comprovou que mais da metade dos consumidores (55%) preferem compras que contam com cashback

Vender aderindo cashback permite que o consumidor fique mais satisfeito com a experiência de compra e se torne mais fiel à marca

A visibilidade da loja fica maior quando ela adere a parcerias com programas de dinheiro de volta. O ticket médio também tende a aumentar, porque esse tipo de atrativo estimula o consumidor a querer comprar mais.

Geralmente, o reembolso chama mais a atenção como ação de vendas do que o desconto. Além disso, ele se torna um diferencial da loja em meio ao mercado competitivo para disputar o shopper.

Como funciona o cashback

Para falar em como funciona o cashback, vamos conseguir traduzir o termo em seu sentido literal: dinheiro de volta. Por meio do cashback, o cliente faz a compra e uma parte do que ele pagou no produto, acaba retornando para ele.

O cashback pode funcionar em termos percentuais ou em um retorno fixo de valor, a depender do gasto do cliente. Por exemplo:

  • Seu cliente comprou R$ 700 na loja e dentro das regras do programa de cashback é garantir 8% de retorno em cashback. Seu cliente então deverá receber R$ 56 de saldo reembolsado.
  • A loja ainda pode combinar com o parceiro de retribuir em cashback o limite de R$ 30 para compras acima de R$ 500.

Aí o cliente pode usar o saldo para novas compras ou para transferir para a conta dele e gastar como quiser. Tudo isso vai depender das políticas de uso do programa e da plataforma escolhida.

Mas atenção! Não confunda programa de fidelidade com o cashback. Na verdade, ele é um programa de benefícios que acaba resultando na fidelidade do consumidor com a loja. O ideal é que o cliente possa usar o bônus quando, onde e como quiser.

Principais plataformas de cashback

vetor de pessoas comprando e ganhando dinheiro de volta

Existem dois caminhos para o lojista aderir a um programa de benefícios de cashback:

  1. Contratando empresa especializada na criação de plataforma personalizada ao cliente;
  2. Cadastrando em sites e aplicativos parceiros que ofertam a ferramenta.

Caso escolha a segunda opção, antes convidamos você a conhecer um pouquinho sobre as plataformas de cashback mais populares no Brasil atualmente:

Méliuz

São mais de 8,6 milhões de usuários ativos no aplicativo e site do Méliuz em vários segmentos de varejo, incluindo supermercado e farmácia. Por meio da ferramenta, o consumidor tem acesso ao cashback sempre que acessar a loja parceira pelo aplicativo.

No varejo físico, basta fazer as compras com um cartão de crédito registrado no aplicativo e usado uma máquina da Cielo disponibilizada pela loja afiliada. O saldo fica disponível na conta digital do aplicativo. Simples e prático. 

No Méliuz é possível a empresa disponibilizar cupons de desconto, além do cashback também. E os consumidores que indicarem amigos podem ganhar até mais de R$ 50 por indicação.

PicPay

O aplicativo de pagamentos também vem inovando no setor de cashback e ampliando os parceiros junto às principais marcas do país. O dinheiro de volta será ativado quando algum pagamento às lojas parceiras for feito.

Um percentual daquela compra volta para a conta do consumidor direto para a carteira dele no PicPay.

Beblue

Há quem diga que a Beblue foi uma das empresas pioneiras no ramo. A primeira ou não, pelo menos uma das que popularizaram a ideia de ter parte do dinheiro de volta ao comprar uma mercadoria, isso sem dúvidas.

Basta cadastrar e pedir uma máquina Beblue para a sua loja. A maquininha aceita as principais bandeiras de cartões. Com um simples cadastro de CPF, o consumidor se cadastra e também recebe recompensa em dinheiro para indicações.

Cashback World

Esse também é um aplicativo para retorno exclusivo de dinheiro. Ao fazer o cadastro, o consumidor recebe 5% de retorno nas compras feitas junto às lojas parceiras no aplicativo.

Quando o cliente tiver R$ 25 em cashback no mínimo, ele conseguirá transferir o dinheiro para uma conta bancária de preferência.

Banco Inter

De acordo com o site do próprio banco, o Inter já devolveu mais de R$ 714 milhões em cashback. O banco também não exige que o consumidor seja correntista para ter acesso às lojas parceiras.

Pelo aplicativo, o cliente ganha até 20% de cashback nas compras que vai direto para a conta e ele usa como bem entender.

Ame Digital

Aqui o consumidor adere a uma conta digital exclusiva para pagamento das compras nas lojas parceiras. É preciso se atentar para os produtos selecionados para ter cashback de volta.

Quando o consumidor se enquadra nas regras para receber o cashback, o valor vai para o saldo da conta digital com um prazo médio de 30 dias a partir da validação da compra.

Pontos de atenção!

Por mais fácil que possa parecer aderir a um aplicativo de cashback, você precisa estar ciente de algumas questões que tratamos aqui como pontos de atenção.

  • Condições para a empresa e o consumidor: fique atento às vantagens que o aplicativo oferece para você e seu cliente antes de decidir com qual empresa fechar.
  • Tempo para retornar o saldo: informe seu consumidor sobre o tempo que o aplicativo vai levar em média antes de o dinheiro retornar para a conta. Há aplicativo que passa dos dois meses.
  • Condições para resgate: alguns aplicativos colocam saldo mínimo para resgatar o valor, o que acaba desagradando muitos consumidores.
  • Presença multicanal: é fundamental que a ação de cashback esteja presente na loja física e online. Opte por plataformas que dê as duas opções, dependendo da predominância no seu público.
  • Escolha de produtos: o ideal é que haja cashback de produtos que vão gerar valor para movimentar a ação e garanta a ampla divulgação da campanha de fidelização da loja.

Conclusão

Agora que você sabe como funciona o cashback, certamente entendeu os benefícios que você pode ter aderindo a um programa. 

De qualquer forma, precisa ter apenas alguns cuidados na hora de escolher o programa certo para o seu negócio. Fique atento às condições exigidas pelo parceiro e coloque na ponta do lápis quanto você terá que desembolsar de fato.

Um dos problemas mais recorrentes dos programas de cashback é o prazo para reversão dos valores, muitas vezes expirando a data prevista. Isso é muito negativo para a marca.

E não se esqueça que cashback tem tudo a ver com vendas online. Por isso, é importante que a sua marca seja multicanal. Neste caso, opte ainda por programas que atendam tanto o varejo físico, quanto o online.

Até a próxima!

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