Se você ainda não ouviu falar e não sabe o que é ChatGPT é só uma questão de tempo. O queridinho do momento quando o assunto é tecnologia à base de inteligência artificial (IA) está ganhando muito espaço e se tornando popular no Brasil.
Imagine você em uma janela de bate-papo questionando o que você tem dúvida. O robô inteligente do outro lado tem resposta para tudo rapidamente. Parece coisa de outro mundo? Pois é. Mas é muito real!
O que é ChatGPT se resume a isso! O algoritmo de IA responde os usuários sobre os mais variados assuntos, de forma simples e clara. Grandes empresas já estão apostando na ferramenta para otimizar seus negócios.
As pequenas e microempresas, por exemplo, também podem usufruir dessa novidade. A seguir, você vai entender um pouquinho mais a fundo sobre o que é ChatGPT. Além disso, como ele vem impactando a vida dos varejistas.
Afinal, o que é ChatGPT?
ChatGPT é a sigla para o termo “Generative Pre-Trained Transformer. Traduzindo para o velho e bom português, a expressão significa “Transformador pré-treinado generativo.
Essa é uma nova ferramenta de chatbot, que também chamamos de robô virtual. Sabe quando você entra em contato com seus grandes fornecedores pelo chat e você recebe respostas automáticas no atendimento? Esse é um exemplo de chatbot.
Agora voltando a falar sobre o que é ChatGPT, ele é um recurso que pode realizar múltiplas tarefas como escrever notícias e redações escolares até criar uma programação de computador inteirinha, em questão de segundos.
Com o uso de IA associada à aprendizagem de máquina (machine learning), o robô usa a linguagem escrita para criar textos e responder praticamente tudo o que é perguntado pelo usuário no chat.
O ChatGPT foi criado pelo laboratório especializado em pesquisas com inteligência artificial OpenAI em San Francisco, nos Estados Unidos. Ela impressiona pela agilidade e capacidade de responder tudo e produzir textos em tempo real como se tivessem sido escritos por humanos.
A empresa que criou o robô virtual disse que ele foi treinado com 45 terabytes de textos até o ano de 2021, quando foi efetivamente desenvolvido. O recurso de IA foi lançado ao público em novembro de 2022 e nestes primeiros seis meses já movimentou um mercado bilionário.
Como funciona o serviço?
Quando o usuário interage com o ChatGPT consegue obter diálogos reais que são construídos a partir de bancos de dados, publicações na internet, entre outras fontes. O chatbot também pode divulgar imagens e vídeos a partir dessas fontes de informação da web.
Com o tempo, a inteligência artificial vai gerando cada vez mais informações precisas e pouco suscetíveis a erros. Mesmo programado com textos até 2021, o conteúdo gerado pelo ChatGPT é gigantesco.
Caso você queira saber como fazer um bom processo seletivo para vagas na sua loja, a ferramenta vai te dar várias dicas e instruções. Se a dúvida é sobre como fazer um bom gerenciamento de estoque, no chat você terá todas as respostas.
Preparar uma receita, criar um conteúdo diferenciado, ter acesso a modelos de documentos jurídicos, enfim, esses são só alguns exemplos. As possibilidades são muito grandes.
Como acessar o ChatGPT?
O acesso ao ChatGPT por enquanto é gratuito e muito fácil, em três passos simples:
- Acesse a página https://chat.openai.com/chat
- Clique em “Try ChatGPT”
- Faça login com a sua conta Google ou Facebook
Agora, se você estiver acessando pela primeira vez, vai precisar criar uma conta a partir do seu endereço de e-mail clicando em “SignUp”. Em seguida, o chatbot vai encaminhar ao seu e-mail um link de confirmação da conta.
Depois que você verificar a conta clicando nesse link, aí sim passará a ter acesso à plataforma. Reforçando que a conta pode ser criada com uma conexão do Google ou da Microsoft.
Quando colocar seu login e entrar na ferramenta, serão apresentadas informações sobre a política de uso da ferramenta. Leia tudo e, ao final do documento, clique em “next”. Então, prontinho! Agora é só aproveitar e fazer suas perguntas.
Observação 1: O ChatGPT não conta com aplicativo. Se você for entrar no sistema pelo celular, terá que fazê-lo normalmente pelo navegador da internet.
Observação 2: A ferramenta é programada em inglês. Quando entrar na conversa, escreva na caixa de texto “falar em português”. Ou simplesmente faça a pergunta ou o comando que deseja em português, que o robô virtual passará a responder em português para você.
ChatGPT e suas aplicações ao varejo
É impossível mensurar aqui a infinidade de utilizações práticas do ChatGPT para o varejo, mas já podemos comentar sobre a efetividade de algumas delas.
A analista do Sebrae e engajadora do Ecossistema de Inovação no Brasil, Cristina Araújo, chegou a opinar sobre os impactos da plataforma e benefícios para os micro e pequenos empresários.
Entre eles, ela citou a redução de custos estratégicos e operacionais, com aplicações no campo do marketing, das finanças, no atendimento ao cliente ou no processo de vendas que pode aumentar a receita e reduzir os custos.
Por essas e outras, o varejo tem muito a ganhar com o uso da chatbot da OpenAI, veja alguns exemplos:
- Atendimento ao cliente: perguntas e respostas sobre produtos, recomendações de produtos;
- Atendimento automático: suporte em tempo integral, fora do horário de funcionamento;
- Marketing: envio de mensagens personalizadas, criação de estratégias e de brainstorming;
- Gestão de dados: coleta e análise de informações dos clientes para melhorar a experiência dele;
- Automatização de processos internos: agendamento de compras, vendas online etc;
- Integração de apps: chatbot adaptado a outros canais para otimizar os processos. Por exemplo: Word, Bing e WhatsApp Business.
ChatGPT: pontos de atenção
Mesmo as mais avançadas tecnologias também podem ser falhas e causar danos aos seus usuários. Com o ChatGPT também não é diferente. Por mais incrível que o protótipo de robô virtual seja, é preciso ter cautela para observar alguns pontos.
Um dos pontos de atenção é que a ferramenta está em período de teste e, como foi programada com base em informações de até 2021, muita coisa ainda pode estar defasada ou incorreta. Fique atento às informações geradas e sempre verifique antes com uma fonte oficial.
Além disso é que, por estar em período de teste e ser gratuita, nada impede uma especulação sobre a monetização da ferramenta a médio prazo.
O que poderia onerar bastante o orçamento de quem já está apostando na tecnologia gratuita para otimizar os processos na empresa.
É preciso considerar que estamos falando de uma inteligência artificial, de um robô incapaz de compreender o contexto de determinados assuntos e as emoções atrás de cada pergunta feita na ferramenta.
Essa questão pode acabar acarretando respostas inadequadas, reproduzindo preconceitos e estereótipos condenados pela nossa sociedade e o ordenamento jurídico brasileiro.
Inclusive, essa é uma das principais críticas ao ChatBot e que levam ao aconselhamento de contar com um atendimento humano por trás do uso da ferramenta.
A empatia e a compreensão emocional são essenciais para todos os campos de atendimento, principalmente quando falamos em atendimento ao cliente. Nunca se esqueça disso.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.