Ter um negócio na internet é uma das mais fortes tendências do momento. Afinal, trata-se de um segmento que movimenta bilhões de reais anualmente. Isso só no Brasil. Mas você sabe exatamente o que é empreendedorismo digital?
Se você chegou até aqui, muito provavelmente tem ao menos uma página na rede social da sua loja física. Imaginamos que faça posts regularmente sobre ofertas de produtos e serviços. E, claro, deixa uma forma de contato com o cliente.
Porém, a sua loja ainda não se encaixa no conceito de empreendedorismo digital. De fato, não basta ter uma presença online.
Assim como sua loja física, o empreendedorismo digital é um modelo de negócio. Contudo, é necessário que a empresa tenha como base o uso de tecnologia. Acompanhe com a gente!
Você com certeza conhece o Martins Atacado Online. Esse grande aliado no dia a dia de todo varejista é o marketplace pertencente ao Sistema Martins. Ou seja, uma plataforma que não só anuncia produtos de marca própria, como de centenas de parceiros.
A principal característica de uma empresa digital é ser totalmente online. Ou seja, ela não só está hospedada em um ambiente virtual, mas foi concebida dentro dessa lógica. Estrutura de venda, divulgação e entrega atendem uma relação construída com o consumidor dentro do universo digital.
Pois o marketplace do Martins é um exemplo de empreendedorismo digital. Ao acessar o site, você navega por diversos departamentos e visita lojas parceiras. Tudo está a um clique: da escolha de produtos até a entrega.
Mas você não precisa ter um marketplace como o Martins para ser um empreendedor digital. O e-commerce é empreendedorismo digital. Do mesmo modo, quem cria a loja em redes sociais e aquele profissional que vende serviços e não produtos.
Loja online X empreendedorismo digital
Então, será mesmo que sua loja online não é uma forma de empreendedorismo digital? Caso o modelo virtual não tenha sido pensado e trabalhado para essa realidade, não.
Ter uma versão digital da sua loja física não é apenas criar o perfil virtual da empresa. Você deve investir no desenvolvimento de um canal que realmente contemple as particularidades do ambiente digital.
E se o PDV físico com o da internet estão integrados, você certamente pode dizer que oferece ao consumidor uma experiência omnicanal.
Ficou mais claro agora o que é empreendedorismo digital? Se empreender no mundo físico demanda estrutura e organização, no online as regras são semelhantes. Você deve investir realmente nesse formato para que ele atenda os interesses da sua loja.
Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital, vamos à próxima etapa.
Como ser um empreendedor digital
1. Segmento
Bem, se você tem uma loja, deve-se lembrar como foi o caminho percorrido até aqui. Primeiro, identificou o segmento no qual se encaixaria melhor.
A gente sabe que não é só uma questão de gostar de uma área x ou y. Sua implementação tem que ser viável, seja por questões financeiras, logísticas ou de localização.
Na internet, os cuidados seguem nesse sentido. Entretanto, quanto mais específico o nicho, maior tende a ser o alcance junto ao consumidor.
No meio virtual, a mensagem precisa ser o mais claro possível e objetiva também. Pode-se vender canecas, mas especializar-se em canecas temáticas fará mais sucesso. Sua loja pode vender uma variedade imensa de produtos.
Mas, no e-commerce, vende mais quem tem o foco maior. Logo, seja específico ao escolher o nicho do seu empreendimento digital.
2. Formalização
Escolhido o nicho, busque a formalização. Para quem já possui loja física, o processo é mais simples. Caso esteja começando a empreender, é importante se tornar pessoa jurídica. Aqui, temos conteúdo especial sobre o microempreendedor individual (MEI), que se adequa a muitos tipos de negócios online.
Além da formalização da empresa virtual, informe-se sobre registro de produtos e serviços. É essencial legalizar o que se propõe a comercializar para evitar problemas futuros. Aprenda também sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A regulamentação se propõe a proteger dados dos clientes e controla a coleta de informações.
3. Vendas
O terceiro passo é planejar as vendas. A hospedagem do seu negócio será em rede social, site próprio ou marketplace como o do Martins Atacado? E quais formas de pagamento serão oferecidas?
É possível trabalhar só recebendo por Pix, depósito em conta ou cartão de crédito? Sim. Todavia, quanto mais opções tecnológicas sua empresa oferecer, maiores as chances de ampliar a clientela.
Obviamente, faz-se necessário pesquisar sobre pagamentos de taxas e a viabilidade de cada forma de pagamento. Parte do que é empreendedorismo digital está em otimizar recursos para aumentar os lucros.
4. Concorrência
E por falar em otimizar recursos, analise a concorrência. Essa dica valiosa em qualquer ambiente, seja físico ou virtual. Assim, você encontrará orientações preciosas para melhor definir seus investimentos.
Feito tudo isso, defina um nome para a empresa digital e busque promover os produtos. Lembre-se que, mesmo que a página principal de sua loja não esteja nas redes sociais, é essencial investir nelas.
De acordo com a empresa de pesquisa Opinion Box, 66% dos consumidores pesquisam um produto no Instagram antes da compra. Outros 51% usam o Youtube para essa finalidade. Facebook (36%) e Tik Tok (11%) também são referência.
E sabe o que mais ajuda esses compradores a se decidirem por um serviço ou produto? Indicação de produtores de conteúdo ou influenciadores e fotos e vídeos do item.
Então, meu amigo, estude os recursos que estão à sua disposição e escolha aqueles que podem melhor atendê-lo. Vá com calma, avalie cada ferramenta e defina o seu perfil online, mas sem esquecer que é preciso sempre se adaptar às novidades.
Vantagens do empreendedorismo digital
Sabendo o que é ser empreendedor digital e como se tornar um, confira as vantagens da loja online. A primeira vantagem, com certeza, é o baixo custo do investimento inicial.
A adesão a perfis em redes sociais é gratuita e mesmo plataformas de hospedagem para sites têm preço acessível. Ao contrário de uma empresa física, não é necessário ter um imóvel para finalidade.
Outra vantagem está no alcance que a internet dá ao seu conteúdo. Internet é sinônimo de visibilidade. Claro que é preciso saber direcionar adequadamente a divulgação e escolher bons parceiros.
E por último, mas não menos importante, no empreendedorismo digital você encontrará maior flexibilidade. Como falamos, dependendo do nicho, você pode atender os consumidores de qualquer lugar.
Além disso, pode-se testar estratégias de campanha com uma liberdade maior do que no físico. No PDV físico, geralmente, é preciso colocar recursos extras para iniciar uma campanha ou promoção. Portanto, é desejável ser mais assertivo.
Na internet, dá para se arriscar um pouco mais, uma vez que as ferramentas tendem a ser gratuitas. Por exemplo: no Instagram, há opções de vídeos e fotos, exposição no formato de Reels, Story e até carrossel. Nada impede que seu empreendimento digital teste todas as possibilidades para descobrir o que engaja mais o público.
Melhores áreas para empreender digitalmente
Antes de encerrarmos, dê uma espiada nos principais segmentos para se investir como empreendedor digital:
1. Economia circular
Esse é o mercado de usados ou seminovos, que tem como expoente mais conhecido o brechó. O segmento deve movimentar cerca de US$ 218 bilhões nos próximos três anos. Seu principal atrativo está na sintonia com o consumo ambientalmente responsável que é de interesse dos consumidores.
2. Moda e acessórios
Trata-se de um campo bastante versátil, com boa margem de negociação e lucro.
3. Infoproduto
Essa categoria envolve venda de e-books, cursos, palestras, entre outros.
4. Marketing de afiliados
Nessa área, você recebe comissão ao se associar a outra empresa ou loja para vender produtos e serviços. Após cadastro, você recebe links de itens a serem promovidos por meio das redes sociais. O acordo pode remunerar por compras geradas a partir da sua divulgação, inscrições ou visitas.
Opção é o que não falta para se tornar um empreendedor digital. O mais importante de tudo é buscar informação e se planejar. E, claro, ficou com alguma dúvida?
Continue nos acompanhando por aqui, pois sempre temos conteúdo novo para ajudar você a empreender e se desenvolver.
Até a próxima!