Você pode até não saber o que é fintech e não se familiarizar com o conceito, mas temos quase certeza que já se beneficiou dela, ou delas, no dia a dia. As fintechs estão revolucionando os serviços financeiros e sendo uma mão na roda para o varejo.
Por exemplo: sabe quando você precisa fazer uma transação urgente e seu limite do cartão não permite? Com poucos cliques você acessa a sua conta digital e pronto! Ajusta seu limite e consegue concluir a transferência.
Simples assim e sem burocracia! Muitos lojistas e consumidores têm usufruído desses serviços, mesmo sem entender de fato o que é fintech. Por isso estamos aqui hoje, para trazer um guia completo sobre o tema.
Vamos te contar também como as fintechs funcionam, quais são as principais delas e como elas podem ser uma real facilitadora para o varejo. Vem comigo!
O que é fintech e quais são elas
Antes de saber o que é fintech, vamos pontuar abaixo algumas delas para você conseguir se situar nesse cenário de forma mais clara. Entre as principais fintechs hoje em dia no Brasil, se destacam:
- Nubank
- PicPay
- PagSeguro
- Neon
- GuiaBolso
- Quinto Andar
- Creditas
- Stone
- Méliuz
- Banco Inter
- XP Investimentos
- Toro Investimentos
Você é usuário ou conhece alguma delas? Essas são só as principais de um universo de aplicativos que dividem espaço com centenas de fintechs. Por isso a importância de saber o que é fintech e quais são elas!
Por meio de uma fintech, é possível contratar seguros, locar e comprar imóveis, abrir conta bancária, aumentar e diminuir o limite do cartão de crédito como bem entender, fazer pagamentos entre tantos outros serviços. Tudo isso graças à tecnologia!
Fintech, na tradução literal, une as palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia). São empresas digitais com o intuito de facilitar a vida dos usuários ao acesso aos serviços financeiros sem aquela burocracia toda das instituições tradicionais como bancos e imobiliárias, por exemplo.
Os tipos de fintech
Com os exemplos que demos, você já deve ter percebido que as fintechs não se restringem aos bancos digitais. Elas podem oferecer serviços e produtos além desse universo financeiro.
As fintechs de pagamento, por exemplo, não são necessariamente apenas bancos digitais. Podem oferecer produtos na linha de crédito, cartões e serviços com taxas reduzidíssimas às praticadas no mercado. É uma ótima saída aos varejistas que fogem dos juros altos e mensalidades de máquinas de cartão.
Há ainda as fintechs de crédito ou empréstimo que facilitam a vida de quem precisa de dinheiro sem muita burocracia. E as fintechs de crowdfunding para quem está em busca de empreender e está sem capital. Essas plataformas ajudam no chamado financiamento coletivo.
Quer investimento fácil e não sabe por onde começar? As fintechs de bitcoins e de investimento surgiram no mercado para ajudar o investidor a fazer o dinheiro render inovando o que se sabia até então sobre corretora de valores.
Por fim, as fintechs de controle financeiro servem para que os usuários consigam organizar as finanças de forma mais prática, com informações preenchidas e arquivadas na palma da mão.
Aceitação no mercado
É isso mesmo! A maior parte dos consumidores brasileiros têm conta em ao menos uma fintech, conforme a pesquisa da Quanto em parceria com a Constellation.
De acordo com o estudo, 75% dos respondentes informaram que possuem conta em mais de um banco e 70% deles têm conta ativa em uma fintech. A fintech de maior destaque citada pelos entrevistados foi a Nubank (47%). O Banco Inter (21%) foi o segundo.
Chama a atenção um outro dado nessa pesquisa conjunta sobre fintechs. O fato de que, apesar de aderir aos serviços de uma fintech, os consumidores não deixaram de lado os bancos tradicionais.
A maioria deles considerou o medo de perder todo o histórico financeiro. São 62% afirmando que mesmo preferindo as fintechs, não fecharam a conta na instituição financeira tradicional.
Isso mostra que a questão da segurança ainda é um entrave para as fintechs. E vamos falar um pouco mais sobre isso adiante.
Como o varejo se beneficia das fintechs
Já falamos muito por aqui sobre como as novas tecnologias são as melhores aliadas para o varejo. As inovações trazidas com o surgimento das fintechs não são diferentes quanto o assunto é o desempenho do seu negócio.
Muitos varejistas já são adeptos dessas empresas e startups criadas para otimizar os processos financeiros como os pagamentos por cartões de crédito ou débito ou pelo PIX, que vão direto para as contas digitais da empresa.
Algumas fintechs já oferecem benefícios exclusivos para CNPJ como cartão de loja personalizado, programa de pontos e descontos exclusivos em programas culturais.
Uma nova mentalidade para cartões de loja que vai além do pagamento de faturas. As possibilidades para contratar seguro para a sua loja e o seu mix também ficaram ainda mais facilitadas com o surgimento das fintechs de seguro.
É pesquisar e conhecer para ver qual fintech se encaixa melhor na proposta do seu negócio e as vantagens que a sua loja terá com a empresa.
Fintech X segurança
O setor financeiro demanda uma maior cautela e, por isso, em grande parte do mundo, é regulado de perto pelo governo. Aqui no Brasil não é diferente. As principais fintechs brasileiras precisam passar por uma série de normas e ainda serem reguladas pelo Banco Central.
Uma dica é poder consultar o banco de dados do BC sempre que estiver em dúvidas sobre a veracidade de uma fintech. Basta acessar o link do bcb.gov e colocar o nome da empresa ou o CNPJ na busca.
Você pode ainda fazer uma busca por sites de reclamação das relações de consumo como o Reclame Aqui. Pesquisar também nas redes sociais, páginas virtuais da fintech e na página de instalação nas lojas de apps do seu smartphone para consultar a avaliação dos usuários.
Vantagens para o seu negócio
Já falamos aqui sobre algumas vantagens das fintechs para o varejo. Praticidade e tecnologia sem dúvidas não podem faltar nessa lista. Antes, para você abrir uma conta bancária e de investimentos era uma novela e horas de fila nas instituições financeiras.
Com as fintechs é possível fazer isso com poucos cliques, apenas usando dados principais como RG e CPF ou CNPJ da loja. Você também consegue fazer todas as suas transações de forma online.
O custo com taxas e adesão dos serviços das fintechs costumam ficar abaixo do mercado tradicional e com a mesma qualidade. A inovação das plataformas é constante para sempre oferecer soluções novas aos clientes.
E aí, já está por dentro sobre o que é fintech?
Esperamos que agora você esteja muito por dentro desse universo tecnológico e inovador para considerar recorrer a uma fintech para desenvolver o seu varejo de forma simples e prática.
Para fixar o aprendizado de hoje, preparamos um resuminho:
- Fintechs podem ser ou não startups;
- Fintechs são empresas que oferecem soluções financeiras por meio da tecnologia;
- Em tradução literal quer dizer “tecnologia financeira”;
- Elas não são apenas bancos digitais. Podem oferecer diversos produtos como seguros, locação de imóveis, cartão de crédito etc;
- As fintechs precisam ser reguladas pelo Banco Central.
Bons negócios para você e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.