Todos os empreendedores famosos tiveram que dar o primeiro passo para colocar em prática alguma ideia de negócio. Nós, do Falamart, sabemos que nem sempre é fácil saber por onde começar, então criamos um guia especialmente para você, que em breve será um grande empreendedor! Quer saber quais são os documentos necessários, os principais custos e até qual o melhor fornecedor para os seus negócios? Nós temos as respostas!

 

         Abrir uma empresa requer paciência e dedicação, em primeiro lugar. É preciso que os idealizadores entendam a necessidade de gastar um bom tempo pensando sobre a empresa, realizando simulações e se reunindo para coletar as melhores ideias. Não se desespere por achar que tudo leva tempo demais, pois é necessário garantir uma boa base antes de se arriscar no mercado, assim, as chances de crescimento são maiores.

 

         Depois de definir o conceito da empresa, estudar o público alvo (que são os principais clientes do seu negócio), pensar a identidade visual (nome, cores, logotipos, posicionamento) e decidir quais os produtos a serem comercializados, entramos na questão financeira e tudo vai depender do quanto você está disposto a gastar!

 

         É interessante definir um valor máximo para o aluguel, caso não tenha um imóvel próprio; escolher a região (vale lembrar que em algumas cidades há lugares específicos para cada atividade); conferir se é preciso executar alguma reforma e realizar pelo menos três orçamentos antes de contratar qualquer tipo de serviço, como designers, decoradores, marceneiros…

 

         Em relação aos documentos necessários, há muito a se fazer, então, mãos à obra! Faça uma lista com tudo o que precisa ser resolvido, o valor a ser gasto e o local onde se deve ir. O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, mais conhecido como CNPJ, é essencial para qualquer empresa e pode ser solicitado no site da Receita Federal, porém, antes disso, é necessário registrar a sua empresa nas Juntas Comerciais e nos Cartórios de Pessoas Jurídicas. O contrato social é uma forma de estabelecer as condições no caso de sociedade e também de registrar a Razão Social da empresa.

 

         Nesse momento é indispensável a participação de um advogado que vai orientar todo o processo, indicando a melhor forma de conseguir todas as licenças da forma mais prática e rápida, além de um contador de confiança. Há também documentos da sua região que serão solicitados, como alvarás de funcionamento. Procure mais informações na prefeitura do seu município.

 

         Depois de tudo solucionado, é preciso abrir conta em um banco com boas opções para empresas, como o Tribanco, que possui ótimas condições para os seus negócios. Também é hora de acessar www.martins.com.br e conferir todas as vantagens que o maior atacadista-distribuidor do Brasil tem a oferecer. Por mais que pareça haver muitas coisas a serem resolvidas, o ideal é solucionar uma pendência de cada vez, para não sobrecarregar os envolvidos e então, abrir as portas da sua nova empresa. Boa sorte e conte com o Martins nessa nova jornada!