O que é um sistema ERP e como ele pode te ajudar

Tempo de Leitura: 4 minutos
O que é um sistema ERP e como ele pode ajudar na empresa

Sumário

Se você nunca ouviu falar em Enterprise Resource Planning (ERP), está na hora de aprender o que é um sistema ERP e como ele pode otimizar os processos internos na sua empresa.

Esse tipo de ferramenta pode ter inúmeras funcionalidades para o meio corporativo, a depender das necessidades da empresa.

Um bate-papo rápido e integrado entre todos os colaboradores, um mural de recados, uma agenda de reuniões ou treinamentos e assim por diante… São dessas maneiras, e de várias outras, que um sistema de ERP atua.

A seguir você vai entender o que é um sistema ERP na teoria e na prática, além de perceber como ele pode ajudar na sua empresa.

O que é um sistema ERP? 

O Enterprise Resource Planning (ERP) significa, na tradução em português, planejamento dos recursos da empresa.

É um sistema de gestão que centraliza todas as informações e processos da empresa em uma única plataforma de acesso disponível para todas as partes da empresa ou apenas as que integram um determinado processo.

Cada sistema de ERP pode ter funcionalidades distintas, como armazenar informações financeiras, fiscais, automatizar os processos de compras, estoque, projetos e até os voltados às atividades do departamento de Recursos Humanos. 

São os resultados compartilhados em um só lugar que ajudam a otimizar os processos internos e alinhar a comunicação com as pessoas.

Você ainda deve estar se perguntando o que é um sistema ERP no varejo. A seguir vamos exemplificar para facilitar a compreensão.

Sistema de ERP no varejo 

Qualquer empresa pode contar com um sistema de ERP, embora seja mais comum em lojas de departamento e com grande efetivo administrativo. Já, já vamos comentar sobre alguns sistemas gratuitos para a sua loja.

Antes, queremos que você observe as situações a seguir para perceber a efetividade de um sistema EPR no varejo:

1. Ana tem uma loja de eletroeletrônicos com 14 funcionários, entre atendimento ao cliente e administrativo. As equipes trabalham por turnos e ela via a dificuldade de manter a mesma comunicação alinhada com todos. Foi então que Ana investiu em um sistema ERP e agora faz os comunicados da loja para todas as equipes por meio da plataforma. 

2. Silvio abriu uma filial da sua rede de supermercados e vai precisar otimizar os processos para manter o padrão de atendimento e de qualidade na nova loja. Ele implementou um sistema de ERP no grupo empresarial e todas as demandas são tratadas por lá, com um chat integrado a todos os colaboradores do grupo.

3. Carol e André são líderes das equipes de vendas e marketing, respectivamente, de uma rede farmacêutica. Os dois perceberam que era preciso treinar os colaboradores e divulgar as ações antes de chegar ao consumidor final. Foi então que eles passaram a concentrar os processos e as capacitações na plataforma de ERP.

O bom de um sistema de ERP é que ele pode ser usado por etapas, envolvendo apenas alguns setores entre si, e depois ser implementado para mais pessoas e áreas da empresa.

Essas foram só algumas hipóteses de uso do ERP. Vamos seguir a leitura para você saber ainda mais sobre o que é um sistema ERP e como ele pode ser aplicado no dia a dia. 

Onde é usado o sistema ERP?

O sistema ERP costuma ser usado para gerenciar as empresas uma vez que ele vai organizar todos os dados e auxiliar na tomada de decisões, bem como na divulgação de resultados.

Por isso, é possível que o software atue em diversas áreas como, controle financeiro, gestão de suprimentos, gestão de colaboradores, gestão de segurança, gestão de marketing, gestão de relacionamento com o cliente, entre outros. 

O sistema ERP pode ser usado associado a outros programas de computador pré-existentes ou pode ser uma plataforma iniciada do zero para atender as necessidades da loja. Eles podem funcionar online, com armazenamento em nuvem, ou ser um sistema de acesso nos computadores da empresa.

Quais são os ERPs mais usados?

Um bom sistema de ERP é aquele que se atualiza constantemente, trazendo novas funcionalidades e atendendo às necessidades atuais dos varejistas.

Os ERPs chamados de back office visam integrar o sistema com e-commerce, o que facilita acompanhar de perto o faturamento e o cadastro com todas as informações das mercadorias. No entanto, a gestão fiscal é um pouco limitada, não dando para confiar 100%.

Já o ERP verticalizado, mais voltado ao varejo físico, pode facilitar bastante no controle de comissões dos vendedores, entre outros processos de venda. 

O ERP customizável, como o próprio nome indica, pode ser personalizado às regras e atividades do negócio, sendo contratado por módulos ou integrado aos sistemas da empresa.

Outro tipo de sistema é o ERP composable, que é desenvolvido para gerenciar dados desenvolvendo de imediato novas funcionalidades. É uma nova geração de ERP com uso de Inteligência Artificial e que já vem sendo difundida no Brasil.

Fizemos uma ampla pesquisa e montamos os 10 sistemas de ERPs mais utilizados no Brasil:

  1. TOTVS
  2. SAP
  3. SÊNIOR
  4. SANKHYA
  5. MICROSOFT DYNAMICS
  6. ORACLE
  7. SAGE
  8. BITRIX24
  9. FOX MANAGER
  10. BLING ERP

O Bling ERP é voltado para as pequenas empresas que contam com plataformas de varejo online. Ele permite emitir notas fiscais, gerenciar os estoques e o financeiro da loja. Ah! É um produto gratuito.

O Fox Manger e o Bitrix24 também contam com versões gratuitas, porém mais limitadas. Vale escolher algum desses e fazer um teste de experiência por um período, para você ir se familiarizando com a ideia de contar com um sistema na loja.

Benefícios de um sistema ERP no varejo

Entre as principais vantagens de contar com um sistema de ERP na sua loja, destacamos a comunicação ágil e alinhada na empresa, integração rápida de setores e a automatização dos processos em todos os setores do negócio.

Além disso, você vai conseguir acompanhar em tempo real os dados da sua empresa, permitindo que a tomada de decisões seja mais rápida e com redução de erros e dos riscos.

Precisamos reforçar também que, se você trabalha com o e-commerce, é garantida uma redução de até 20% do tempo que você gastaria controlando o fechamento das vendas e as entregas de mercadorias.

A rastreabilidade que o ERP garante, para impulsionar os resultados da operação, é outro fator favorável e que vai te ajudar a identificar e priorizar as melhores compras para os seus consumidores. 

Ah! E não se esqueça que um bom gerenciamento de processos comerciais garante boas experiências de compra aos clientes e deixa a sua loja mais competitiva. 

Até a próxima!

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