O que vender no Carnaval e o que esperar da festa

Tempo de Leitura: 4 minutos
O que vender no Carnaval e o que esperar da festa

Sumário

O ano mal começou e a expectativa de vendas do varejo gira em torno das principais datas comerciais, como o carnaval. Você já sabe o que vender no carnaval para colocar a sua loja no centro dos indicadores? 

O carnaval é ponto facultativo em todo o país e uma das festas mais tradicionais da nossa cultura. Isso quer dizer que o comércio não para de trabalhar e tem muito a ganhar com as vendas no período. 

Neste ano, as festividades se iniciam no dia 10 de fevereiro e seguem até o dia 13, terça-feira de Carnaval no calendário nacional. Isso quer dizer que você tem menos de um mês para se preparar para as vendas.

Sem considerar que em alguns locais, como o tradicional Carnaval de Salvador, a festa se antecipa e começa no dia 8. 

Para te ajudar, no artigo de hoje vamos comentar sobre o que vender no carnaval e alguns insights para você se preparar para as vendas do carnaval 2024.

O que vender no carnaval

Os produtos da sazonalidade se relacionam muito com o mix de verão e abrange o varejo alimentar, farmácia e cuidados pessoais.

As  categorias de bebidas e alimentos são as mais beneficiadas para atender aos foliões e às festas de Carnaval, como desfiles de escolas de samba e blocos. De longe, as bebidas alcoólicas e água são os produtos mais consumidos na época.

De acordo com um estudo da Nielsen, em 2020, quando aconteceu a última temporada de carnaval antes de ser declarada a pandemia, as bebidas de maior consumo foram: 

  1. Cerveja (92%);
  2. Bebidas destiladas (24%), como cachaça, vodka, tequila, rum, whisky, gin, entre outras;
  3. Vinho (20%) 
  4. Bebidas prontas (19%) 

Na sua loja também não pode faltar estoque de água mineral, com e sem gás, além de sucos, que são queridinhos entre as bebidas prontas. Não se esqueça de energéticos e isotônicos

O mix de alimentos deve compor ingredientes para preparo de lanches rápidos e leves. Os famosos salgadinhos, biscoitos, guloseimas – como balas e chicletes – e chocolates também não devem faltar. 

Mix temático

Com a quantidade de festas de Carnaval previstas para este ano, qualquer possibilidade de faturar mais e aumentar o ticket médio é bem-vinda. Aposte em um cantinho bem carnavalesco na loja para poder vender acessórios, fantasias e adornos de carnaval e, assim, estimular as compras por impulso.

As lojas de doces e de festas já vêm apostando muito nessa tendência de vender artigos para determinadas ocasiões como carnaval e halloween. Nada te impede de expandir o seu negócio para aproveitar a demanda.

Agora, se você não quer investir nesse mix para vender, aposte pelo menos em decorar esse cantinho com os produtos que citamos acima, que são os que mais saem durante a folia.

Algumas sugestões para vender ou decorar o cantinho carnavalesco são:

  • Fantasias
  • Glitter
  • Maquiagem
  • Plumas
  • Máscaras
  • Tiaras divertidas
  • Plaquinhas divertidas
  • Meias coloridas
  • Espuma
  • Spray colorido
  • Confete
  • Serpentina

Higiene e cuidados pessoais

Vamos pensar ainda no que vender no carnaval para quem vai aproveitar o período para viajar e aproveitar a folia longe do agito

Itens como protetor solar, loção pós-sol, protetor labial, hidratante corporal e capilares não podem ficar de fora da lista. Preservativos e lubrificantes merecem destaque na exposição.

Incremente o mix na loja com os MIPs – medicamentos isentos de prescrição – para minimizar os sintomas de ressaca e dores no corpo.

Entrando no clima

Em um bloco de carnaval, há confetes caindo sobre as pessoas. Elas estão fantasiadas usando óculos e chapéus coloridos.

A criatividade e o clima no ponto de venda vão fazer toda a diferença para as vendas de carnaval. Prepare o estabelecimento com uma decoração bem colorida e deixe a equipe a caráter também.

Operadores de caixa e vendedores podem usar algum enfeite de carnaval durante o expediente. Música ambiente com marchinhas de carnaval dão muito certo para climatizar o ambiente durante a campanha. 

Os elementos visuais nos canais de comunicação da loja também precisam remeter à data para que o cliente entenda se tratar de ofertas e ações de carnaval. 

O que esperar da data

A expectativa do mercado, em todos os seus segmentos diretamente impactados pelo carnaval, é grande. A procura por viagens e a oferta de festas aumentaram bastante para esse ano. 

E não foi à toa que os preços de passagens aéreas ficaram lá em cima. De acordo com um levantamento feito pela Onfly, os preços para viajar de avião no Carnaval triplicaram aqui no Brasil.

Só considerando os voos de ida e volta entre São Paulo e Salvador para a semana da folia, os voos ficaram 233% mais caros na comparação com a média para a mesma viagem em 2023.

Entre outros destinos populares no Carnaval, com aumento de procura por voos, estão: Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A capital mineira, vale lembrar, já se tornou uma referência nacional em carnaval de rua.

Com a retomada de 100% do setor de organização de eventos pós-pandemia, as empresas do ramo esperam por uma estabilidade em 2024. A poucos meses do carnaval, R$ 8 bilhões já haviam sido negociados.

Em 2023, com algumas restrições, os setores de turismo e serviços deixaram de faturar cerca de R$ 3 bilhões. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a festa brasileira mais popular já figura entre as mais lucrativas.

Preparativos de última hora

Se você chegou até aqui neste artigo e ainda não estava pensando em fazer uma campanha de vendas de Carnaval na sua loja, a hora de reconsiderar é agora!  Mesmo que pareça muito em cima da hora para se preparar, estamos em tempo.

Para te ajudar, seguem algumas dicas:

  • Avalie os itens disponíveis no mix da loja verificando a performance de vendas no ano anterior para projetar o crescimento;
  • Visite os concorrentes para uma avaliação de mercado, como o mix e o posicionamento de preços. Isso te dará um bom parâmetro para as vendas;
  • Intensifique a atenção relacionada ao comportamento e preferências dos consumidores para direcionar a eles aqueles produtos mais desejados;
  • Quanto maior o “foco” nos produtos, maior será o incremento de faturamento.

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima