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O que vender no final de ano: estratégias para aumentar o seu faturamento

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Vai se aproximando a reta final do ano e a expectativa para o varejo é grande. Passado o momento mais crítico da pandemia, as atenções estão na esperança de um momento melhor. É hora de analisar o que vender no final de ano e se planejar para aumentar o faturamento da loja.

Após esse período atípico, vivemos um bom momento de estabilidade com os números da Covid caindo drasticamente e a vacinação avançando. As medidas de biossegurança foram flexibilizadas e o comércio começa a retomar as atividades normalmente.

Se Natal e Ano-Novo costumam disparar as vendas, neste ano o gostinho deverá ser ainda mais especial diante do cenário sanitário favorável.

Siga com a gente, pois separamos 10 estratégias que vão te ajudar a planejar melhor o que vender no final de ano!

O que está por vir?

As primeiras estimativas para o comércio neste fim de ano são muito positivas. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acredita em um crescimento de 4,9% nas vendas até o fim do ano.

No primeiro semestre, o volume de vendas já tinha apresentado um dos melhores índices dos últimos 21 anos, acendendo o alerta para o que viria neste segundo semestre.

O otimismo também se concentra no recebimento do 13° salário, uma vez que grande parte dos brasileiros usa o benefício para comprar no Natal.

De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), SPC Brasil e da Offer Wise Pesquisas, 33% dos consumidores vão usar o dinheiro do 13º para comprar presentes de Natal. Outros 24% disseram que vão gastar nas comemorações de Natal ou Ano Novo.

Outros setores que impactam direta ou indiretamente no varejo também já dão indícios sobre o que esperar com as vendas de final de ano. É o caso dos bares e restaurantes.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) informou que quase 80% dos empresários esperam crescimento nas vendas até o fim de 2021. Isso será muito bom para o varejo alimentar, que vai absorver a demanda por insumos desses estabelecimentos.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), por sua vez, já estima alta de 2,2%, neste ano, com um PIB de 5,21% em relação à queda de 4,1% registrada no ano passado. Sinais de varejo de eletroeletrônicos aquecido no Natal.

O que vender no final de ano e como se planejar

Para te auxiliar nessa etapa de vendas sazonais, vamos te ensinar a ter uma previsão melhor de caixa e garantir um fim de ano lucrativo. Como? Com dicas de ações para se preparar para o período.

Separamos 10 estratégias para te ajudar nesse planejamento e, assim, alcançar a tão sonhada alta nas vendas. Além disso, será um impulso para começar 2022 com o pé direito. É o que todo mundo quer, não é mesmo? Mas só é possível com um plano estratégico correto. Então, vamos às dicas:

1. Gestão de estoque

Manter o estoque abastecido e organizado é uma das premissas para se ter um bom desempenho de vendas no final do ano. Não adianta divulgar ofertas e fazer uma campanha natalina atrativa se o cliente chegar à loja e não encontrar o produto.

Esse controle precisa ser feito de forma rigorosa e antecipada para evitar problemas na hora da venda. Você ainda pode conversar com os fornecedores parceiros para ver a possibilidade de reposição em cima da hora, em uma situação de urgência.

Aproveite e baixe agora a Planilha de Inventário de Estoque, que vai facilitar ainda mais o seu trabalho e permitir uma contagem mais fácil e certeira.

2. Negociação nas compras

Por falar em fornecedores, você vai precisar muito deles para conseguir comprar os produtos de fim de ano com maior antecedência e bons preços. Dessa forma, será possível trabalhar promoções que sejam vantajosas para o consumidor.

Aproveite a oportunidade para ofertar descontos em produtos que não costumam entrar em promoção ou que estão há muito tempo encalhados na loja. Veja a possibilidade dos fornecedores enviarem produtos como brindes para você presentear os clientes ou colocá-los à venda com preços extremamente acessíveis. Vai ser um atrativo e tanto!

3. Kits para presentes

Para vender mais no Natal e no Ano Novo, é preciso recorrer a boas estratégias de vendas. Uma delas e que não pode faltar para esse momento é a criação de kits de presentes.

Dê sugestões de kits para que os consumidores possam comprá-los para dar de presente para amigos e familiares. Muitos vão à loja ainda indecisos ou de última hora, e essa é a sua melhor oportunidade para vender combos de produtos, kits e até vales-presente para serem usados na compra de produtos da sua loja.

4. Delivery

ilustração vetorial de entrega de produtos por homem usando máscara

A entrega figura entre as principais reclamações no varejo durante o fim do ano. Independente se o seu atendimento for virtual ou físico, você precisa se atentar bastante a esse fator porque, muitas vezes, é ele que vai definir a satisfação do seu cliente.

Capacite a sua equipe para que sejam cumpridos rigorosamente os prazos de entrega. Além disso, é importante que todos os pedidos tenham senso de urgência para não deixar nenhum cliente na mão. Tente acompanhar todo o processo para evitar falhas ou para solucioná-las a tempo, assim que detectadas.

Se precisar de ajuda em relação ao serviço de entrega, baixe agora o nosso Guia definitivo: como montar um delivery de sucesso. Nele, tem tudo que você precisa para o seu segmento. Ah, o material também tem dicas de boas práticas que valem para quem já tem delivery!

5. Horário especial

A demanda no varejo no fim do ano é grande. Uma das formas de sair à frente e fisgar o cliente é estendendo o horário de funcionamento da loja.

Essa é uma boa estratégia para evitar aglomerações nesta época de pandemia. Além disso, você ajuda aqueles consumidores que não têm tempo de ir às compras em horário comercial.

Veja quais são as orientações das entidades comerciais da sua cidade quanto ao horário especial das lojas no fim do ano e se adeque.

6. Contratação temporária

Antes de pensar o que vender no final do ano, é preciso pensar em como será o atendimento na sua loja. A equipe que você tem atualmente vai dar conta do recado? Geralmente, é preciso incrementar o quadro de funcionários e é aí que você precisa recorrer à contratação temporária.

A expectativa é que o varejo alcance um aumento de 3,8% no volume de vendas, de acordo com a CNC. A entidade ainda projeta a contratação de pelo menos 94,2 mil trabalhadores temporários no varejo brasileiro. Caso isso ocorra, será a maior oferta de vagas no varejo desde 2013. Esteja preparado!

7. Condição de pagamento

Aproveite o momento para criar boas condições de pagamento para os consumidores. Com muitas despesas nesta época e início do próximo ano, o cliente precisa ter a certeza de que a compra será viável.

Garanta mais facilidade para ele aumentando as parcelas e ainda oferecendo diversas formas de pagamento, incluindo as transações financeiras digitais ou boletos.

8. Automatização do fluxo de caixa

Recorra à tecnologia para evitar perdas financeiras e para gerenciar melhor o seu fluxo de caixa. Com o aumento no fluxo de recebimentos, ferramentas que façam a automação financeira da loja são cruciais para facilitar a rotina do seu negócio e poupar tempo.

Além disso, você conseguirá ter maior controle do que está entrando e saindo do caixa, sem precisar recorrer a relatórios mensais.

9. Ação nas redes sociais

Não se esqueça de estar ainda mais presente no ambiente virtual. Você tem potenciais clientes por lá também e eles não podem ficar desassistidos. Divulgue as suas ofertas nas redes sociais, no site ou até mesmo no WhatsApp da loja.

Mostre para o cliente que você também está ali à disposição para o que ele necessitar. O momento pode ser muito bom para que você invista em anúncios pagos nas redes para tirar a atenção do seu concorrente e fazer com que o cliente o procure.

10. Mix sazonal

Quando for fazer o gerenciamento do seu estoque ou as compras de final do ano, cuidado para não abastecer o seu estoque com itens que não terão giro nesta época do ano.

Para isso, existe o chamado mix sazonal para orientar o varejo sobre o que vender no final do ano para ter bom giro de vendas e uma ótima rentabilidade. Para te ajudar na definição desses produtos, baixe o nosso Calendário do Varejo 2021. É gratuito!

Não se esqueça de analisar os produtos mais vendidos na sua loja em 2020. Essa pesquisa vai te ajudar a definir o que vender no final de ano.

Gostou das nossas dicas? Separamos as principais para que a sua campanha de final de ano seja um sucesso. Mas, você também não pode esquecer daquelas estratégias que também são fundamentais para atrair o cliente para sua loja e de forma segura.

Para isso, fique atento aos protocolos de prevenção à Covid, principalmente nesse momento que a tendência para aumento do fluxo de clientes na loja física é muito grande.

Faça uma decoração temática, seja de Natal ou Ano Novo, à altura dos seus clientes para que eles se sintam no clima das vendas.
Até a próxima!