O que vender no Natal no varejo alimentar, farma e eletro

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O que vender no Natal no varejo alimentar, farma e eletro

Sumário

O Natal é a época mais iluminada do ano e mais dourada para o varejo. As prateleiras se tornam o cenário perfeito para o aumento das vendas. Mas, para aproveitar o potencial de consumo, é fundamental saber exatamente o que vender no Natal. 

A escolha dos produtos certos pode transformar o movimento na loja e garantir que cada cliente saia satisfeito… e com o carrinho cheio! 

Com um planejamento eficaz, supermercados, farmácias e lojas de eletroeletrônicos conseguem se destacar no mercado e aproveitar ao máximo as oportunidades de venda.

Desde os ingredientes clássicos da ceia até os presentes mais desejados, planejar bem o que vender no Natal é o segredo para fechar o ano com chave de ouro, trazendo mais vendas e fidelizando quem compra.

O que vender no Natal no supermercado

As vendas de Natal em supermercado se concentram, a maior parte, no abastecimento das famílias para as celebrações de fim de ano como a ceia de Natal e a festa de Réveillon. 

Entre os produtos mais procurados estão os alimentícios voltados para as ceias, as bebidas para acompanhar o menu, além de presentes de última hora como kits, vinhos, cervejas especiais, biscoitos finos e panetones.

Mix indicado:

O que vender no Natal na farmácia

Já as farmácias oferecem uma variedade de produtos que vão além dos medicamentos e itens básicos de saúde que, no Natal, passam a ter um grande apelo.

Há quem busca por produtos presenteáveis, mas também itens indispensáveis para as viagens de férias, como o mix de cuidados pessoais e higiene. 

Então, o que vender no Natal em farmácias?

Aproveitamos para destacar que, além de combos de produtos e cestas para presentes, as farmácias podem aproveitar o fluxo intenso de clientes durante o Natal para oferecer itens como chocolate, pelúcia e cartão-presente. 

Esses produtos atendem à demanda daqueles “presentes de última hora”.

O que vender no Natal em eletroeletrônico

No varejo eletro, o Natal é uma excelente oportunidade para o aumento das vendas, já que essa é uma das categorias mais vendidas.

Produtos de tecnologia estão no topo da lista de desejos dos consumidores no Natal e muitos aproveitaram a Black Friday para antecipar a compra, seja como presentes para terceiros ou para uso pessoal.

Por isso, suas vendas de eletro para o Natal podem contar com ações desde já! Lojas de eletroeletrônicos podem se beneficiar de ações promocionais com parcelamentos diferenciados, descontos progressivos e frete grátis para compras online. 

Outra dica é criar pacotes com acessórios e produtos complementares. Veja algumas dicas de mix:

Ações práticas e com resultados rápidos

Agora que falamos sobre o que vender no Natal, vamos juntos pensar em estratégias de marketing e ações promocionais para destacar sua loja e atrair mais clientes durante a época. 

Preparamos algumas ações práticas que podem trazer resultados imediatos para a sua campanha de vendas de Natal.

1. Prepare um mix diversificado

O Natal é uma época de variedade. Basta entrar em um supermercado para ver a quantidade de novas ilhas de produtos e espaços de destaque para os produtos sazonais, como panetones.

Por isso, o mix de produtos da loja deve ser cuidadosamente planejado. Um exemplo é garantir a oferta de itens tradicionais de ceia, como carnes, frutas secas e bebidas, ao lado de opções gourmet que podem surpreender, como temperos especiais ou doces finos. 

Pensando na categoria de presentes, é importante oferecer produtos diferenciados, como kits de experiências, que atendem ao crescente público que busca opções inovadoras. 

Você pode montar um display na sua loja com os dizeres “presentes de última hora”, com itens de fácil escolha para quem está com pressa, como cestas de chocolate, flores e vinhos.

2. Promova descontos especiais

Oferecer descontos atrativos pode ser a chave para estimular o consumo durante a temporada de Natal. 

Crie promoções como a tradicional “leve 3, pague 2” para os produtos sazonais, como panetones ou chocolates natalinos, que são muito procurados. 

Outra ideia é oferecer um brinde exclusivo para compras acima de R$ X valor. Essas estratégias ajudam a aumentar o ticket médio e também incentivam os consumidores a comprarem mais.

3. Decore a loja ao estilo natalino

A decoração natalina é algo muito característico da época e em hipótese nenhuma pode faltar. Essa ambientação é essencial para criar uma experiência de compra completa.

Invista em uma vitrine que conte uma história natalina, usando itens como luzes, árvores de Natal, papai noel, bonecos de neve, etc. 

No interior da loja, cada corredor pode ser tematizado, como um setor de presentes com sugestões divididas por faixas de preço ou um “cantinho da ceia” com itens típicos, como vinhos, castanhas e sobremesas. 

Seja criativo!

4. Invista na experiência do cliente

Por falar em experiência de compra completa, não se esqueça que um atendimento de qualidade é fundamental para garantir que o cliente saia satisfeito e retorne à loja.

No Natal, muitas lojas acabam atraindo clientes que acessam o negócio pela primeira vez, sejam motivados por alguma oferta ou por simples curiosidade de conhecer o estabelecimento. Ou ainda, aqueles que estavam sumidinhos.

As atenções de vendas devem ser voltadas especialmente para esse tipo de consumidor.

Um exemplo de aplicação é investir em embalagens personalizadas com temas natalinos, que agregam valor ao presente e encantam o consumidor. 

Além disso, o treinamento da equipe deve focar em atendimento ágil, principalmente em momentos de alta demanda, e em oferecer opções práticas para pagamento, como o parcelamento sem juros ou o pagamento por QR Code diretamente no celular. 

Aposte ainda nas contratações temporárias para reforçar o atendimento.

5. Promova campanha digital

Os canais digitais, site e rede social, são ferramentas poderosas para atrair e engajar o público no Natal.

Pense ações exclusivas para esse ambiente. Um exemplo é promover um sorteio de um kit especial de Natal, como uma cesta de produtos gourmet, onde a participação é simples: seguir a loja no Instagram, marcar três amigos e compartilhar a postagem.

Ou ainda faça promoções exclusivas para quem acompanha as redes sociais, como cupons de descontos nas compras online ou para a primeira compra.

No e-commerce, prepare-se para o aumento da demanda oferecendo frete grátis para compras acima de um valor estipulado e garantindo prazos de entrega que atendam às expectativas de quem quer garantir os presentes a tempo para o Natal.

E aí? Tá preparado para vender muito neste Natal? Então mãos à obra!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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