Home Destaque O segundo semestre de 2018 vai vender mais no varejo?

O segundo semestre de 2018 vai vender mais no varejo?

0
849

Vender mais no varejo é o que todo lojista quer, mas só é possível atingir esse objetivo se você se planeja bem e sabe como o mercado irá se comportar durante o ano. Trabalhar no escuro não é bom pra ninguém, então vale muito a pena saber como será o segundo semestre de 2018 em relação a vendas.

Será que o setor vai continuar com uma trajetória igual a dos meses anteriores? Será que com os feriados de consumo será possível vender mais no varejo? O que os próximos meses reservam para os lojistas? É isso o que nós vamos te responder neste artigo.

Tudo pronto? Então continue a leitura para saber se você vai vender mais no varejo com o segundo semestre de 2018 que começa agora!

Cenário propício para vender mais no varejo

O segundo semestre de 2018, assim como toda metade final de ano, promete vender mais. Porém, essa força não está somente relacionada com os feriados de consumo e datas comemorativas: o setor em si está dando mostras de crescimento e alguns outros fatores vão ajudar o varejo crescer, crescer e crescer ainda mais!

Visão de cima de um supermercado lotado no segundo semestre de 2018

Entrando no segundo semestre de 2018 vendendo muito

Em pesquisa recente, o IPCA – Índice nacional de Preços ao Consumidor Amplo, iniciativa do IBGE – constatou que houve um crescimento real bem expressivo. Em relação a abril, o mês de maio mostrou alta de 3,46%, sendo que o acumulado de 12 meses mostrou aumento de 5,23% em termos nominais.

Parece pouco? Esses números, na verdade, sinalizam que o varejo vem crescendo, e que um segundo semestre positivo está vindo por aí. As porcentagens podem parecer pequenas, mas mostram que o varejo está ganhando muito do terreno perdido com a crise em 2015 e 2016. Tudo isso se reflete onde? No segundo semestre de 2018.

O novo Walmart vai esquentar as vendas

O controle do Walmart no Brasil agora está nas mãos de Luiz Fazzio, contratado como CEO pelo grupo investidor Advent, que fez a aquisição da rede. Mas isso pode impactar o varejo no segundo semestre de 2018?

Com certeza. Novos horizontes para o Walmart indicam mais promoções a ações mais agressivas buscando um aumento das vendas. Como resposta, outros grupos também vão adotar uma postura parecida. Ora, se tudo isso é pra fazer o consumidor comprar mais, o mercado inteiro se aquece.

Bilhões vem chegando com o PIS-PASEP

O pagamento do PIS 2018-2019 começa ainda em julho, no dia 27, e se estende pelo ano inteiro. No total, espera-se uma injeção de 34 bilhões na economia brasileira, direto na mão de quem financia o varejo: os consumidores.

Cartão cidadão, carteira e notas. PIS pago no segundo semestre de 2018

Vender mais no varejo nesse segundo semestre de 2018, então, se torna ainda mais provável. Desse total, economistas estão projetando que cerca de 30% a 40% será colocado diretamente no varejo, o que proporciona ainda mais o crescimento.

Como você pode ver, o cenário está propício para vender mais no varejo no segundo semestre de 2018. E isso sem a gente nem falar das datas comemorativas, hein? Mas será que elas tem muito impacto? Vamos conferir!

Datas chave no segundo semestre de 2018 para vender mais no varejo

Além desses indicadores de que o segundo semestre de 2018 vai ser ótimo para vender mais no varejo, os feriados de consumo também ajudam e muito a aumentar os índices.

A Black Friday é, junto com o Natal, a campeã de vendas. Se no primeiro semestre nós temos a dobradinha Dia das mães – Dia dos namorados, o segundo semestre cresce é mais perto do final do ano.

Loja lotada na black friday. Segundo semestre de 2018.

O faturamento da Black Friday e do Natal são os maiores responsáveis pelo crescimento do segundo semestre 2018 e todos os anos. Por isso, você já deve se preparar com muita antecedência. O melhor é:

  • Planejar o seu mix ideal desde agosto;
  • Começar a procurar nos melhores atacadistas por promoções, Cashback e descontos;
  • Conhecer quem é seu público alvo e desenvolver ações de marketing;
  • Estruturar sua área interna para oferecer mais do que você já oferece em Novembro.

Dentre outras recomendações.

Black Friday e Natal são importantes, mas não são tudo

Mas também não dá pra se deixar levar pela preparação pra Black Friday e pro Natal e se esquecer do resto, não é?

Ainda dá tempo de aproveitar as últimas festas de São João do ano, que vão diminuindo a medida que julho vai chegando ao fim. Também não dá pra esquecer do Dia dos Pais, outro grande campeão de vendas, e do Dia das Crianças, que também movimenta o setor.

Para cada uma dessas datas, é possível vender mais no varejo com ações específicas e voltadas para um certo mix. O importante, como nós dissemos ali em cima, é se preparar e oferecer exatamente o que o seu cliente quer. Vamos pra batalha?

 

O Martins.com.br quer ser o seu aliado no segundo semestre de 2018! Temos Cashback todo dia pra você e condições especiais pra varejo nenhum botar defeito! E aí, vamos comprar com a gente?