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Como organizar gôndolas para vender mais: conheça 4 dicas infalíveis

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Assim como a transformação digital precisou ser acelerada pela pandemia da Covid-19, o formato das lojas também teve que sofrer mudanças significativas. E tudo começa pela organização das gôndolas, certo? Isso porque elas influenciam diretamente nas compras que os clientes fazem na sua loja e determinam o porquê da escolha de alguns produtos ao invés de outros.

 

Fora que elas também facilitam a gestão interna do estoque, otimizam o espaço da loja e dão uma visão geral de como o negócio está funcionando para o varejista. Já na visão dos clientes, ela é a vitrine do produto. É ali que o consumidor vai tomar a decisão de comprar ou não.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e organizar gôndolas do jeito certo é sair na frente da concorrência e vender mais! Como perder dinheiro não é uma possibilidade pra quem é parceiro do Martins.com.br, hoje vou dar 4 dicas infalíveis de como organizar as gôndolas. Vamos nessa?

Imagem mostra gôndola de supermercado com mulher de máscara e cabelo preso segurando um pote de alimento e cesta de compras

Como organizar gôndolas e vender mais?

Primeiramente, é importante falar que, na retomada do comércio, o varejista vai receber um perfil de cliente mais exigente com a limpeza, segurança e disposição dos produtos de forma prática. É hora de proporcionar uma excelente experiência de compra.

Esse é, sem dúvidas, o primeiro passo para saber como organizar gôndolas e vender mais: entender que elas não são apenas uma estante para inserir os produtos. Mas são, na verdade, a representação visual de tudo que a empresa está pensando em oferecer para os clientes.

E uma gôndola organizada passa a mensagem de um espaço limpo, confiável, em que o cliente consegue comprar tudo rapidinho, sem a necessidade de ficar rodando pelo espaço em busca do que precisa. Eu separei 4 dicas infalíveis pra você começar aplicar no seu negócio agora mesmo e vender mais.

Novo normal na hora de organizar gôndolas

Pensando no novo comportamento do consumidor pós-Covid-19, percebi que as lojas precisam adequar o espaço e deixar o ambiente mais livre para passagem dos clientes em segurança. Isso impacta diretamente na forma com o que os produtos vão ficar expostos e é necessário juntar uma força tarefa para organizar as gôndolas do jeito certo.

Fala, Mart!
Imagine que Pedro precisa ir até um supermercado comprar itens de higiene pessoal, como você, lojista, pode aproveitar a visita dele para aumentar o ticket médio das compras e vender mais? Continue a leitura para saber…

Homem de camiseta bege, máscara de proteção azul, pegando uma caixa de produto na gôndola do supermercado.

1 – Ponta de gôndola

A ponta de gôndola é a estrutura que fica na ponta de um corredor e recebe muita atenção dos clientes que passam pelo espaço. Por ficarem separadas dos outros produtos, fazem parte do trajeto na loja, sem necessariamente, oferecer o mesmo mix do corredor.

Lembra do Pedro que falei lá em cima? Imagine que ele foi buscar o sabonete no corredor de higiene pessoal e encontrou queijos e vinhos na ponta de gôndola… Rapidamente ele é influenciado pela possibilidade de fazer um jantar no final de semana e leva mais produtos do estabelecimento. Isso é vender mais, melhorar a margem de lucro.

2 – Iluminação nas gôndolas

Outro ponto muito importante para quem deseja saber como organizar gôndolas do jeito certo é sair do óbvio e pensar na iluminação que as gôndolas estão recebendo.

Carrinho de supermercado com uma imagem desfocada de supermercado ao fundo, dando a ideia de movimento e rapidez.

Muitas vezes, o varejista já sabe como montar a gôndola, aplica direitinho no negócio, mas o resultado não converte em vendas. E um dos pontos que merecem atenção (e que ficou ainda mais claro na pandemia) é a maneira como a iluminação tem funcionado.

A escolha de luzes eficientes e corretas tem uma influência gigantesca nas gôndolas. Elas transmitem limpeza e conforto para quem vai comprar, por isso, pode acreditar: faz toda a diferença para vender mais.

3 – Organizar gôndolas com menos produtos e mais reposição

Sim! É isso mesmo que você leu. Eu sei que o varejo está acostumado com o máximo de produtos visíveis no PDV, mas o mundo mudou e o layout da loja também vai precisar se adequar. O fato de colocar menos produtos na prateleira na hora de organizar gôndolas, deixa o processo de compra mais confortável, rápido e prazeroso para os clientes.

Isso não significa que na hora de organizar as gôndolas para vender mais, você precisa deixar de vender. Muito pelo contrário. É hora de ficar atento ao fluxo de saída dos produtos e garantir a reposição imediata para não faltar nada para seus clientes. Mas como aplicar a mudança?

  • Aumente o espaço entre um produto e outro;
  • Reduza o número de produtos no PDV (mas fique de olho no estoque pra não faltar nada, hein?);
  • Dê uma atenção especial para os produtos que estão sendo mais procurados no momento (nesse texto eu ensino como definir a melhor posição dos produtos nas gôndolas).
Braço e mão com luva escrevendo em uma prancheta, com gôndolas de supermercado ao fundo.

4 – Organizar gôndolas do caixa de forma criativa

A quarta e última dica pode até parecer clichê, mas ninguém conhece seu negócio melhor do que você mesmo. Percebeu que os clientes estão comprando determinados produtos? Tem um estoque próximo da data de validade e não quer perder dinheiro? Uma ideia é organizar as gôndolas do caixa com produtos que você quer vender mais rápido.

Elas sempre foram utilizadas para oferecer produtos de compra por impulso, mas você pode adequar de acordo com o seu mix e oferecer uma nova experiência de compra para o consumidor. É hora de utilizar todas as tendências para trabalhar mais possibilidades no seu espaço, amigo varejista.

Quer aproveitar as 4 dicas infalíveis que você aprendeu hoje e conhecer mais possibilidades de gôndolas para seu negócio? Escrevi um texto completo sobre o assunto para te ajudar a definir as melhores.

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