Home Dicas Colaboradores Como organizar loja pequena e aproveitar o espaço?
Checkout de loja pequena

Como organizar loja pequena e aproveitar o espaço?

0
3103

Imóveis espaçosos são um recurso cada vez mais escasso nos dias de hoje, já que as cidades estão cada vez maiores e o preço dos aluguéis também. Mas isso não precisa ser um problema, contanto que você saiba como organizar loja pequena com as técnicas adequadas para aproveitar bem o espaço.

 

Como quase tudo no universo do empreendedorismo, a capacidade de adaptação também é o grande segredo para quem quer saber como organizar loja pequena. Em vez de se lamentar por não poder realizar o grande sonho do loft próprio, é mais proveitoso (e barato!) otimizar o espaço que se tem.

Ficou mais animado? Então vamos aprender como organizar loja pequena!

Fachada de loja pequena com três pessoas

Como organizar loja pequena e aproveitar o espaço?

Bem organizada, uma loja pequena pode parecer bem maior, além de valorizar o mix. Mas, se tudo não for muito bem pensado, ela pode parecer ainda menor, causando incômodo nos clientes e desvalorizando seu produto.

A dificuldade está em encontrar esse equilíbrio e sair em busca de soluções criativas para potencializar o uso das áreas disponíveis. Não estamos falando de grandes reformas ou gasto excessivo com móveis planejados, mas sim de fazer o uso inteligente de objetos e espaços que já estão à disposição.

Confira a lista para mais sugestões!

1) Layout inteligente

Checkout de loja pequena

O layout pode ser a primeira resposta à questão de como organizar loja pequena. Nem sempre vai ser possível mexer na disposição dos cômodos, portanto o ideal definir o lugar de cada coisa de modo a criar um fluxo que direcione o cliente de maneira orgânica a todos os espaços do ponto de vendas.

Mercadinhos utilizam bastante esse recurso ao deixar para o fundo aqueles produtos básicos e essenciais, enquanto os corredores ficam divididos em categorias específicas e o caixa na outra extremidade. Como organizar loja pequena exige soluções específicas para todo tipo de espaço, é possível adaptar essa técnica construindo pequenas ilhas de produtos relacionados em vez de grandes corredores para cada seção.

Um mercadinho de bairro pode fazer o cantinho da cesta básica, do café da manhã, do churrasco e da higiene pessoal, de acordo com as principais necessidades de quem visita o estabelecimento.

2) Pense na vertical

Loja pequena com prateleiras de produtos verticalizados

Na hora de organizar os produtos nas prateleiras, aproveite ao máximo a orientação vertical das gôndolas, deixando os produtos organizados por blocos. Sabemos que as prateleiras mais altas são zonas frias do planograma, mas em vez de expor várias mercadorias iguais na horizontal, dê preferência para os blocos verticais do teto ao chão, com poucos itens em cada linha.

Além de ter apelo visual interessante, o desenho permite que uma variedade bem maior de artigos seja acomodada em uma única prateleira. Para auxiliar na composição, use acessórios como plantas, cartazes promocionais, ou etiquetas com dicas de utilização dos produtos.

3) Jogo de luzes

Prateleiras iluminadas de loja pequena

Um truque que está na manga de todos que sabem como organizar loja pequena é o de criar uma percepção de amplitude usando camadas de iluminação. Ambientes claros parecem naturalmente maiores, sensação intensificada com a composição adequada de diferentes cores claras nos pisos, paredes, cortinas e forro.

As lâmpadas também são aliadas importantes, já que nem sempre é possível usar luz natural o tempo inteiro e o posicionamento estratégico delas ajuda a destacar os produtos. Além da iluminação ambiente, invista em pontos de luz nas prateleiras e luminárias com lâmpadas amarelas para criar uma ambientação mais confortável e evitar o brilho excessivo.

Como organizar loja pequena é uma questão, sobretudo, de técnica, os espelhos também são um artifício importante para criar a ilusão de um ambiente maior. Eles podem ser instalados em pilastras, atrás das gôndolas ou até em uma parede inteira que faça a divisa entre um cômodo e outro.

4) Use dados a seu favor

Notebook, planilhas, caneta, calculadora e lupa sobre mesa

Lidar com pouco espaço significa impor algumas limitações ao seu mix, já que não dá para desperdiçar área útil com aquele produto que não traz retorno algum. Para não errar nessa escolha, liste todos os itens à venda minuciosamente (ou seja, incluindo diferentes categorias de um mesmo produto) e acompanhe o giro por um período de tempo.

Em seguida, faça a tabulação desses dados e veja quais são aqueles mais vendidos e quais trazem mais rentabilidade para sua loja. Seu esses os produtos que devem ter prioridade e ganhar destaque no seu layout, além de servir como referência na hora de selecionar os outros.

Como organizar loja pequena é um exercício de renúncia, isso pode significar até abandonar algumas mercadorias, mas o monitoramento de desempenho vai te ajudar a fazer isso de forma a não trazer prejuízo para o faturamento – pelo contrário!

Afinal, uma loja organizada de maneira inteligente é sinônimo de experiência proveitosa para o cliente e mais vendas para você!

Continue com a gente no LinkedIn do Martins.com.br e receba dicas como essa todos os dias na sua timeline!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome