Contar com um espaço luxuoso e amplo para montar o próprio negócio pode ser o sonho de muita gente, mas nem sempre essa é a realidade. Aí vem os desafios para organizar loja pequena e fazer com que o PDV seja acolhedor para o cliente.
A compra e locação de imóveis se tornam cada vez mais financeiramente inviáveis, principalmente em áreas urbanas em plena valorização imobiliária. O mais econômico, então, é estudar estratégias para organizar loja pequena de forma eficaz.
A capacidade de adaptação é o principal fator para conseguir montar uma loja compacta, mas criando a sensação de um espaço maior, aconchegante para os clientes e que valorize a exposição dos produtos.
É sobre isso que a gente vai conversar hoje!
Desafios de organizar loja pequena
Não há dúvidas que o espaço reduzido seja um dos maiores desafios ao organizar uma loja pequena, né? Mas mais desafiador que ter um espaço pequeno, é ter que conseguir maximizar esse espaço pequeno com a organização dos móveis e layout da loja.
Essa “otimização de espaço” vai demandar algumas estratégias de armazenamento e exposição para garantir uma boa oferta de mercadorias, sem sobrecarregar o ambiente.
Um bom gerenciamento de mix vai demandar estratégias complementares para não impactar na experiência do cliente.
Sem contar que o fluxo de clientes pode se tornar um problemão. Qualquer obstáculo no PDV ou gôndolas desorganizadas pode dificultar e muito a jornada de compra do consumidor.
Então, é hora de encarar esses desafios e aplicar técnicas estratégicas para poder organizar uma loja pequena da melhor maneira possível. Veja algumas dicas:
1. Layout prático e espaço vertical
Fazer uma reforma ou trocar os móveis nem sempre vai ser uma opção viável. O jeito de organizar a loja pequena vai ser apostando em um layout prático e talvez verticalizado.
Esse é um recurso muito usado no varejo para deixar aos fundos da loja os produtos básicos e essenciais. Nos corredores de acesso às categorias específicas.
Uma estratégia de layout inteligente é a criação de pequenas ilhas de produtos relacionados. Isso ajuda a substituir corredores muito extensos, tornando a loja mais acessível.
Na hora de organizar as mercadorias nas prateleiras, busque aproveitar toda a altura da estrutura e organize as gôndolas, se possível, em blocos verticais. O layout vertical é uma forma de otimizar o espaço da loja, além de garantir uma apresentação visual mais clean.
Você pode até utilizar alguns artigos de decoração para deixar a exposição visualmente mais harmoniosa e atrativa para o cliente.
2. Iluminação estratégica
A iluminação tem tudo para otimizar a organização da loja também. O uso adequado desse recurso pode fazer com que o layout da loja dê uma maior sensação de amplitude ao ponto de venda.
Quando você combina diferentes fontes de luz, incluindo alguns pontos entre as prateleiras, acaba dando visibilidade ao mix e deixa o espaço mais acolhedor. Luzes em spots ou luminárias ajustáveis dão maior mobilidade à composição e orientam melhor os consumidores pelo espaço.
A escolha das lâmpadas é importante nesse processo. As de LED, por exemplo, são uma boa aposta por causa da economia de energia, longa vida útil e as diversas opções de cores para compor o ambiente.
E se a sua loja tiver pontos com iluminação natural, aproveite essa condição no seu projeto de iluminação. Ela pode criar um ambiente ainda mais convidativo e aconchegante.
A aposta de um layout com espelhos, combinado à iluminação, é outra forma de remeter a um ambiente bem maior do que aparente.
3. Gerenciamento de estoque
A organização do estoque contribui bastante para a otimização de lojas com espaços reduzidos. Por isso, mantenha o seu estoque organizado com o auxílio de ferramentas como prateleiras ajustáveis, caixas transparentes e etiquetas de identificação e facilite a localização dos produtos.
Sabe aquelas categorias com alta rotatividade? Faço o reposicionamento delas no ponto de venda para que sejam vendidas rapidamente, dando espaço para a exposição de outros itens parados no estoque.
Faça uma boa gestão do mix. Pode acontecer de ser necessário reduzir a variedade de produtos de baixo desempenho para também ampliar o espaço para itens mais populares. Nada de acumular mercadoria demais, ok?
Benefícios da organização
Saber como organizar uma loja pequena vai muito além do bem-estar no estabelecimento. Diz muito sobre os lucros da loja e a experiência positiva do consumidor. Veja a seguir os principais benefícios:
- Experiência aprimorada: loja organizada é igual facilidade na jornada de compra. E uma jornada de compra bem-sucedida resulta em uma experiência de consumo ainda mais satisfatória para o cliente;
- Melhor percepção do negócio: a organização ainda influencia diretamente na reputação da marca. Geralmente, os consumidores compreendem a organização como sinal de profissionalismo e qualidade da marca;
- Eficiência operacional: um ponto de venda acolhedor e aconchegante faz com que a eficiência operacional aconteça. Isso porque os vendedores e repositores conseguem localizar mais fácil as mercadorias, bem como atender aos clientes de forma rápida.
Organizar loja pequena pode ser uma tarefa complicada, mas ao colher os resultados, você verá o quanto valeu a pena esse esforço.
Ter um espaço em que os clientes possam se locomover de forma tranquila, encontrando tudo o que precisam, pode elevar e muito o volume de vendas e trazer muitos lucros para a sua loja.
Então, bora organizar o PDV agora mesmo?
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.