A palavra network – expressão da língua inglesa que define uma rede de contatos profissionais – vem tomando conta do universo corporativo. Para o professor e especialista em Gestão de Negócios Rodrigo Valentim, a razão é simples: o network é um diferencial para o profissional.

         “Uma boa rede de contatos permite propagar o seu trabalho, segurar clientes, etc…”, diz. Confira as dicas do especialista para usar o network a seu favor!

         Aprimore-se – Busque novos relacionamentos profissionais fazendo uma pós- graduação, participando de workshops, treinamentos, enfim, buscando um ambiente de ensino. Desta forma, você terá a oportunidade de se aproximar de pessoas.

         Abra horizontes – Diversifique os lugares que costuma frequentar. Para expandir sua rede é preciso expandir suas fronteiras. Esteja aberto a conviver com opiniões diferentes, visões de mundo que podem não ser iguais à sua. Conviva com a divergência de ideias.

         Conecte-se – Marque presença virtualmente. Invista na presença on-line em redes sociais como Facebook, Instagram, mas, principalmente, em redes específicas para networking, como o LinkedIn. Isso, certamente, ampliará sua rede de contatos profissionais.

         Controle sua timidez – Ser tímido não é defeito, mas uma característica comum em muitas pessoas hoje em dia; se você quer ter um bom “network”, é preciso aprender a controlar sua timidez. Faça cursos que possam contribuir para isso, como oratória e teatro.

         Verdade – Seja autêntico. Não tente fingir ser o que não é. Se você pretende construir uma rede de colaboração forte, deve comportar-se da mesma forma. Isso estabelece uma relação de confiança e de cumplicidade com as pessoas do seu círculo de relacionamentos.

         Lute – Ter uma boa rede de contatos depende, exclusivamente, do seu esforço e vontade de crescer. Se construir um bom networking é difícil, mantê-lo e ampliá-lo pode tornar-se uma tarefa ainda mais complexa, e isto exigirá um esforço ainda maior. Por isso, seu esforço deve ser encarado como trabalho.

         Ouça mais – Quando encontrar uma pessoa a qual deseja incluir na sua rede de contatos profissionais procure falar pouco e tente absorver o máximo de conhecimento que a pessoa pode oferecer. Formule perguntas sobre os mais variados assuntos.

         Sem egoísmo – Não tenha medo de dividir informações e conhecimentos com as outras pessoas – essa é uma das bases para se construir um networking duradouro e confiável. Promova, compartilhe e estimule a troca de informações pertinentes à sua área de atuação, com ações práticas e novidades.

         Uma mão lava a outra – Atualmente, ajudar o próximo é um dos conceitos mais comentados em todas as áreas da sociedade e não poderia ser diferente no mundo corporativo. Portanto, seja colaborativo. Cultive a ética da contribuição para gerar confiança nos seus contatos.

         Entenda-se – Reserve um pouco do seu tempo para entender quais são seus pontos fortes e fracos. Fortaleça suas qualidades e tente sanar as fraquezas da melhor maneira possível. Só assim você saberá com o que pode ajudar e no que precisará de auxilio da sua rede de contatos.

Fonte: Jornal A Cidade de Ribeirão Preto. Via: Newtrade