Problemas na loja todo mundo enfrenta. Seja em alguns dias quando o movimento está muito fraco, seja em outros quando é o contrário: é tanta gente que a sua equipe quase não consegue atender todos da melhor maneira possível.
Lidar com esses problemas na loja, porém, não é muito complicado. Muito pelo contrário, se você faz uma análise fria e define planos de ação para lidar com eles um de cada vez, logo logo eles desaparecem. Quem ganha com isso é você, sua equipe e a empresa inteira.
Neste artigo, trazemos 5 dos problemas na loja que mais aparecem em comércios pelo Brasil afora, não importa o segmento. Damos dicas de como solucioná-los de um jeito bem prático, sem que você tenha que gastar muito. Vamos dar uma olhada?
1 – A fila do caixa está enorme!
Um problema muito comum em lojas de qualquer segmento é um movimento muito grande que surge quase que do dia para a noite, de um jeito totalmente inesperado. Aí surgem filas bem grandes, os clientes começam a reclamar e o que era bom – mais movimento significa mais vendas – passa a ser um problema.
Problemas na loja relacionados ao movimento que aumenta muitas vezes são resolvidos com mais contratações. No entanto isso é complicado, já que é difícil dizer se a questão é uma equipe pequena demais para a sua demanda, ou se os seus processos não estão totalmente otimizados para uma demanda alta e inesperada. E se for o segundo caso? Você contratou gente e no dia seguinte o movimento caiu.
Para não correr esse risco, comece por baixo. Como é o seu caixa? Invista em automação comercial para fazer o processo ficar muito mais rápido. Treine a sua equipe e estruture um bom esquema de comunicação interna. Veja como o atendimento é feito e descubra uma maneira de agilizá-lo com urgência.
Esses três pontos simples de resolver já garantem que suas filas, mesmo que grandes, sejam rapidamente resolvidas. Cliente nenhum merece ficar mais de 5 minutos na fila, a não ser em ocasiões especiais, como a Black Friday. Resolva sem complicações!
2 – Problemas na loja com produtos encalhados no estoque
Às vezes isso acontece. Ou melhor, é relativamente bem comum que você compre a mais de um produto e ele simplesmente não venda. A vida no comércio tem dessas. O seu desafio é fazer com que esses produtos saiam da loja. Mas como?
Comece pelo básico: uma promoção relâmpago queima de estoque! Quando você cria uma história por trás da queda de preço, o cliente não vai nem imaginar que você está abaixando porque os produtos estão parados. Olha só algumas sugestões pra te ajudar:
- É a promoção especial do Aniversário da Loja!
- Promoção do mês! Corre que esses preços são só essa semana!
- A concorrência tenta, mas só a gente tem os melhores preços. Vem conferir!
- Aproveite para comprar a nova linha com preços mais baixos. É pra você experimentar agora!
A ideia é desviar o foco. Se o produto não foi bem aceito e por isso não está vendendo, coloque o foco no preço e nas condições imperdíveis. Assim, você apela para o emocional dos clientes, não só ao seu senso prático.
3 – Ruptura de gôndola
Mas também tem o outro lado: produtos tão populares que você nem vê sair da loja. Daí quando vai perceber, seu estoque está vazio e a gôndola já não tem mais nenhum produto para oferecer.
Isso pode parecer bom, já que você está vendendo muito, não é? Mas não se engane: a ruptura de gôndolas é um dos grandes problemas na loja, enfrentado por todos os segmentos e todos os tamanhos de comércio. Se o cliente vai para comprar e não encontra o que ele quer, ele pode ser fidelizado o tanto que for que a concorrência será sua próxima parada.
E a concorrência tem suas próprias estratégias de vendas, captação e fidelização. Por uma bobeirinha dessas você pode começar a perder clientes e visibilidade.
Ainda bem que problemas na loja relacionados com a ruptura de gôndola são fáceis de resolver. Você precisa de duas coisas: um bom sistema de gestão de estoque e um fornecedor parceiro, que segura a sua barra em caso de problemas urgentes. Já pensou pedir e a mercadoria chegar em 2 ou 3 dias? Não tem ruptura de gôndola que resista.
No meio tempo, peça desculpas para os seus clientes e diga que você já está entrou em contato com os seus fornecedores para uma entrega de emergência. Assim, você ainda encontra mais uma oportunidade de fidelizar seus clientes em uma situação complicada!
Problemas na loja são comuns, e se você ainda não experimentou nenhum desses, com certeza o futuro te reserva algumas surpresas. Para lidar com eles, leve o Fala Mart com você sempre!
Ainda entre os problemas na loja, pode haver outro bem complicado de resolver: a falta de um bom fluxo de clientes. A gente resolve também, vem dar uma olhada no nosso artigo sobre marketing para o pequeno varejo!