O ano novo está aí! E você, já tem planos e estratégias para melhorar as vendas na sua loja e alavancar o seu negócio? Quais os objetivos você traçou? Quais ações vai implementar para alcançá-los? Em quais aspectos cometeu equívocos e o que fazer para não repeti-los. Essas e outras respostas vão ajudá-lo a ter uma visão privilegiada do caminho percorrido até aqui e indicar o que fazer para melhorar ainda mais. E para começar, é preciso ter uma postura positiva, otimista, motivadora.

Com o espírito renovado para crescer e se desenvolver ainda mais, chegou a hora de se atentar para alguns aspectos importantes:

Conheça o mercado

Informe-se acerca do mercado onde o seu negócio está inserido. Saiba quais as tendências e o que o ano novo reserva para o segmento.

Estude o seu desempenho

Pesquisa a evolução do seu negócio. Alguns aspectos são fundamentais conhecer. Exemplo: quais os produtos? Quais
aqueles que tiveram dificuldade de girar? Quais ações promocionais deram certo e quais fracassaram e descubra quais os motivos que levaram a esses resultados. Quais dificuldades a sua equipe de vendas enfrentou? Que tipo de treinamento ofereceu? Qual a média de venda de 2017 e o que espera de 2018? Esses são algumas questões importantes para se levar em conta.

Trace objetivos

Com todas as informações em mãos, é possível ter um cenário e quais ações implementar para atingir os objetivos. A frase “se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”. E você, varejista, não quer chegar a qualquer lugar!

Planejar é essencial

Agora chegou a hora de elaborar um planejamento de ações. O que será realizado para que atingir (e superar) os objetivos estabelecidos. O planejamento é fundamental para que as metas não sejam como aquelas resoluções de ano novo que nunca se tornam realidade. Aí vão algumas dicas para fazer esse planejamento:

– Determine ações específicas para cada área

– Estabeleça quem são os responsáveis por cada uma das ações

– Defina datas limites para a realização dessas ações – um cronograma com prazos definidos.

– Desenvolva um plano de motivação, com recompensas para cada meta alcançada

Informe e reconheça a equipe

A equipe precisa estar alinhada e empolgada para alcançar os objetivos que definidos. Por isso é importante engajar os profissionais na hora de definir objetivos e compartilhar quais são as metas para esse novo ano. Além de mostrar o que deverá ser feito para que os objetivos sejam atingidos, explique o que eles ganharão com isso.

Esses algumas das muitas ações que você pode implementar para potencializar as vendas do seu negócio. Implemente e pratique essas dicas e tenha um ano novo cheio de bons resultados! É o que deseja toda a equipe do Martins.com.br. Sucesso!