A Black Friday, a ação virtual que contempla uma série de descontos em produtos e que acontecerá no dia 27 de novembro, abre excelentes oportunidades de vendas para o comércio online, mas também tem influência positiva no comércio presencial. A E-Bit prevê que neste ano a data deve movimentar cerca de R$ 1,5 bilhão.

Para acertar ao máximo nesse dia e explorar bem todas as oportunidades de vendas que a data oferece, especialistas em comércio eletrônico alertam que os lojistas devem ter atenção especial à logística, maior fonte de reclamação nas edições anteriores, afinal, todos querem girar os seus produtos, mas se esquecem de dimensionar corretamente os processos de entrega.

Vale lembrar que nem sempre o único propósito da Black Friday para uma loja virtual é apenas vender. A promoção também serve para fazer branding e fidelizar a clientela. O varejista não pode se esquecer de criar uma estratégia de pós-venda para continuar a comunicação com os clientes que já compraram uma vez.

Outros aspectos que merecem atenção redobrada:

 

  • O layout da loja, seja ela virtual ou presencial, está bem organizado para o consumidor visualizar os produtos? A loja precisa ser convidativa para o consumidor.

 

  • As lojas virtuais precisam estar preparadas para o tráfego intenso no site. Avalie se o servidor e outros aspectos tecnológicos estão dimensionados para alto tráfego de internautas. Página fora do ar gera insatisfação e o consumidor, além de não voltar, ainda faz propaganda negativa.

 

  • O consumidor está atento à Black Friday e sabe o que é promoção de verdade. Antes de entrar na grande liquidação, faça as contas, reveja as margens e ofereça descontos reais.

 

  • Evite diferenciar preços e/ou condições favoráveis apenas para quem paga à vista, em boleto ou por cartão de crédito. Formas de pagamento são importantes para fidelizar o consumidor e atrair novas vendas.

 

  • Dê prazos reais para a entrega. Prometer e não cumprir vai afugentar o cliente do seu negócio.

 

  • Divulgue a sua participação na Black Friday com antecedência. Quem deixa para a última hora precisa se esforçar em dobro para atrair a atenção de quem já foi cativado pela concorrência.

 

  • No dia da Black Friday, priorize a data e foque as suas atividades. Deixe a equipe de atendimento de prontidão e treinada para atender os clientes. O processo de vendas começa bem antes e termina muito depois da finalização do pedido.

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