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duas pessoas apertando a mão em forma de parceria

Faça parcerias com empresas e influenciadores digitais para alavancar suas vendas

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A concorrência acirrada e o consumidor cada vez mais exigente com a experiência de compra são realidades do dia a dia do pequeno e médio varejista. Também faz parte da rotina de um varejo a busca por estratégias para conseguir se manter no mercado. Já pensou em parcerias com empresas e influenciadores digitais para dar uma impulsionada nas vendas?

A frase “a união faz a força” se aplica muito bem nesse momento, pois a proposta de unir-se a outras empresas é fazer com que todos se beneficiem com a parceria.

Outros benefícios dessa aliança são o fortalecimento da economia da região de atuação do varejo e a troca de serviços e produtos complementares.

Os influenciadores digitais também são usados na estratégia de marketing para alavancar as vendas. Isso porque eles têm o papel de produzir conteúdo relacionado ao seu negócio que acaba influenciando nas decisões de consumo de quem está do outro lado da tela.

Muitos são os motivos para você investir em parcerias e influenciadores digitais para melhorar os resultados da sua loja. Então te aconselho a ler esse texto até o final, pois as dicas de hoje vão te ajudar a colocar em prática essas ações e, assim, aumentar o alcance da sua loja nesse mercado tão competitivo.

1 – Parceria com empresas de serviços

Se o consumidor está buscando experiência na hora de comprar, fechar parcerias com empresas de serviços pode ser uma ótima alternativa.

Relacione algum produto que você vende, com o serviço a ser prestado. Por exemplo: comprou uma batedeira, ganhou um curso para aprender a fazer bolos.

A criatividade aqui é um ponto forte. Outra dica é oferecer desconto na empresa parceira em assistência técnica de algum eletrodoméstico comprado na sua loja.

Ou ainda fechar parceria com empresas que instalam ar-condicionado, após o item ter sido adquirido no seu estabelecimento.

Na hora de fazer uma promoção, você pode ofertar uma viagem para o cliente ganhador do sorteio após fechar parceria com uma agência de turismo. As possibilidades são inúmeras. Basta pensar na ação e buscar a parceria certa.

Em contrapartida, você pode oferecer sua loja para divulgar produtos e serviços do seu parceiro ou mesmo oferecer desconto na hora das compras para os clientes dessa empresa que está fechando o negócio.

2 – Seu concorrente como parceiro

empresários apertando as mãos

Por que não ter o seu concorrente como parceiro? Parece estranho, mas nem sempre precisamos enxergá-lo como “rival”, até porque vocês têm muitos pontos em comum nos negócios e é aí que entra a união de vocês.

Por exemplo, compras com fornecedores ou atacadistas em comum. Com a união de vocês será possível comprar um volume maior e, com isso, os dois conseguem melhores preços e condições de pagamento diferenciadas.

3 – Marketplace

Você pode vender seus produtos em um marketplace, sabia disso? O modelo de negócio se intensificou na pandemia de Covid-19 e segue como forte tendência.

O marketplace é como se fosse um shopping virtual com diversas empresas oferecendo produtos e serviços por meio de uma única plataforma. É uma boa forma de você vender de forma online, sem grandes investimentos.

Você pode fazer parcerias no varejo para atuar nesse modelo de comércio, tanto para vender para o consumidor final ou para vender para empresas, o chamado marketplace B2B.

O Martins conta com essa modalidade que você pode vender seus produtos na plataforma. Ao vender no marketplace do Martins você não precisa investir em uma plataforma própria e nem com grandes estratégias de divulgação.

4 – Programa de fidelidade em parceria

Aqui mesmo no Blog do Falamart falamos sobre o boom dos programas de fidelidade nos supermercados. Também conhecidos como clube de vantagens, a proposta é fazer brilhar os olhos dos consumidores ao acumular pontos e depois trocar por produtos da loja ou brindes.

Uma forma de incrementar o seu programa de fidelidade é se unir a outras empresas e criar uma pontuação em conjunto. Isso significa que ao comprar na sua loja ou na do parceiro, os pontos vão para o mesmo programa. E ao acumular a quantidade necessária, o consumidor ganha alguma vantagem na sua loja ou na loja do seu parceiro.

É uma maneira do consumidor da loja parceira conhecer o seu negócio ao ser atraído pelo acúmulo de pontos nas compras realizadas. Além de fidelizar os seus tradicionais clientes com a possibilidade que você está dando a eles de comprar no parceiro e somar mais pontos no programa de fidelidade.

5 – Influenciadores digitais

mulher negra acenando para a câmera de vídeo

Engajados nas redes sociais, os influenciadores digitais têm feito parte das estratégias de marketing de muitas empresas, visando a divulgação de uma marca, um produto e até mesmo serviços.

Quando esse profissional divulga algo em seu perfil do Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e blogs, por exemplo, ele está endossando algo, ou seja, está garantindo a qualidade do que ele está mostrando em vídeo, foto ou outros formatos.

Quem são os influenciadores digitais da sua cidade e até mesmo da região? Faça parcerias com eles para que seja feito um trabalho de divulgação do seu empreendimento ou de alguma ação que queira fazer pontualmente. Pode ser uma campanha, uma promoção ou uma novidade que está implementando.

Os conteúdos divulgados por esses profissionais acabam influenciando nas decisões de compras dos seus seguidores nas redes sociais. Escolha os que se encaixam no perfil do seu público para obter o resultado desejado com a ação.

Espero que com essas dicas você tenha se inspirado em fazer parcerias com empresas e influenciadores digitais. Só não se esqueça de escolher bem suas alianças para, de fato, vender ainda mais.

Busque as que estão alinhadas com os valores do seu negócio e também são referência no mercado. No entanto, por ser uma estratégia nova, sinta-se livre para fazer testes e ver como seu público vai reagir.

Não se esqueça também de formalizar essa parceria em um documento assinado pelas partes. Informal ou validado juridicamente, esse pacto acaba mostrando credibilidade e comprometimento entre as partes.

Por hoje é isso, mas antes de ir aproveite para ler sobre o uso de influenciadores digitais no segmento de hotelaria.