O chocolate é uma das estrelas da Páscoa. Todos os anos, neste período, ele disputa a atenção dos consumidores no varejo brasileiro. Esta é a principal sazonalidade da categoria, registrando crescimento constante dos resultados de vendas nos últimos anos. Por isso, é preciso estar atento às estratégias e realizar boas compras para não correr o risco de perder vendas nessa época.

O doce já é uma tradição à mesa na do consumidor brasileiro em todos os meses do ano, mas na Páscoa essa presença de acentua, especialmente a do chocolate. E para atender à demanda da época e agradar ao gosto do consumidor, as indústrias capricham nos produtos, tanto para consumo em receitas como para presentear. A Páscoa é um período em que a categoria de chocolates tem forte crescimento, portanto, para aproveitar a sazão é extremamente importante que o varejista prepare os estoques com antecedência, evitando assim a ruptura (falta de produtos) no ponto de venda. Nesse período é importante também trabalhar um mix maior e diferenciado na loja, assim como estabelecer promoções, melhorar a exposição dos produtos – dando foco aos itens que mais atraem o consumidor, montar ilhas e investir no jornal de ofertas.

Um dos pontos mais importantes para o sucesso das vendas é o planejamento e a antecipação dos volumes. As compras e a preparação dos estoques devem começar com a maior antecedência possível. Dessa forma, o varejista terá a garantia de que não vão faltar produtos nas gôndolas e estará preparado para a sazão. Parceiro dos varejistas em todos os momentos do ano, o Martins.com.br mantém uma forte parceria com as principais fabricantes de chocolates do Brasil, responsáveis por mais de 98% das vendas da categoria, oferecendo ao varejista um mix completo.

Segundo dados da Nielsen, o chocolate alcançou em 2014 um faturamento de mais de R$ 6 bilhões, registrando crescimento de 6,6% em relação ao ano anterior, o que demonstra o potencial da categoria, mesmo em tempos de economia retraída.

DICAS ÚTEIS

O supermercado é o local onde as pessoas mais compram por impulso, de acordo com pesquisa feita em 2014 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Esse comportamento pode representar uma oportunidade a mais de vendas não só para os grandes estabelecimentos, mas também para os minimercados, que devem manter uma organização em seu espaço interno capaz de conquistar a atenção do consumidor.

O levantamento revelou que a transformação dos supermercados em ambientes com maior variedade de produtos tem contribuído para a impulsividade dos clientes na hora das compras. Por isso, independentemente do porte que o estabelecimento tenha, é importante expor os produtos de forma organizada, iluminados, com preço visível e cartazes de identificação, para serem atrativos aos olhos dos clientes. “É importante que o varejista monte promoções diferenciadas e que atraiam o consumidor para a loja, aproveitando os ambientes de maior fluxo, como ilhas e pontas de gôndolas.

Fonte: Fala Mart

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite!!! quero comprar mercadoria no preço de atacado tenho CNPJ oque tenho que fazer
    um cadastro ou conversar com um representante???
    obrigado

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