Páscoa 2021: confira como preparar um mix diferenciado para seus clientes

Tempo de Leitura: 5 minutos
Coelho e ovos de chocolate

Sumário

A pandemia iniciou no ano passado às vésperas de uma das primeiras grandes datas para o varejo alimentar: a Páscoa. Você, como muitos varejistas, provavelmente teve algumas perdas e vendas que deixaram a sua loja no vermelho ou perto dele.

A queda foi de 33% nas vendas da Páscoa no ano passado, segundo um levantamento feito pela Boa Vista. A crise mundial de saúde ainda existe, o varejo segue tentando retomar o fôlego – embora os supermercados e derivados sejam os que menos sofrem os impactos.

Mas este ano vai ser diferente: você já sabe o que esperar e está preparado para vender em 2021. E é bom se apressar, pois estamos a quase um mês da data e o setor produtivo já contratou mais de 11 mil profissionais temporários.

Desde meados de janeiro, muitas lojas já começaram a explorar o mix de Páscoa. Então, ao que tudo indica, esse ano vai ter Páscoa sim! Você precisa começar agora mesmo a explorar os produtos sazonais e destacá-los na loja.

Para te ajudar nesse preparo, vamos apresentar algumas dicas e tendências que seguem fortes para esse ano. Leia com atenção e depois mãos à obra!

Páscoa 2021: como devo me preparar?

A Páscoa 2021 será celebrada no dia 4 de abril e o primeiro ponto que você precisa ter em mente é se ajustar aos novos hábitos de consumo. A Castelli Escola de Chocolataria traçou algumas tendências para o mercado neste ano, baseadas em referências dos institutos Innova Market Insights e na Euromonitor International.

A análise identificou que as pessoas estão em busca de uma vida livre de restrições impostas pela pandemia e, ao mesmo tempo, vão adquirir produtos que os afastem dos riscos.

Alguns exemplos: vendas de itens prezando pela segurança e higiene, lojas que não tenham aglomeração e que reforcem a cultura do “faça você mesmo”.

Por isso, você precisa pensar no consumidor que vai comprar os ingredientes para fazer o próprio ovo em casa.

A procura por produtos derivados de plantas segue em alta. Então por que não dedicar um espacinho dentro da loja para destacar essa categoria? Neste caso, explore bastante os produtos como cacau e avelã, bem como as castanhas, que são muito utilizadas nas receitas artesanais.

Ovos: atrativos, mas nem tanto

Se você ainda está meio perdido, sem saber por onde começar… calma que vamos te ajudar! Os dados de mercado trazem uma perspectiva interessante que vai contribuir na hora de comprar o mix.

De acordo com a Horus Inteligência de Mercado, a venda de ovos de Páscoa teve queda média de 10% no ano passado em comparação com 2019. Já os bombons e barras de chocolate na cesta de produtos do consumidor aumentaram em até 3 pontos percentuais.

E o que isso quer dizer? Que o consumidor se interessou mais em diluir as compras com produtos que pesem menos para o bolso.

Chocolates como centro das atenções

barras de chocolate e bombons

A Páscoa 2021 não fugirá à regra quando se trata do principal produto da temporada: o chocolate. É um momento festivo, religioso, de celebrar com os amigos e pessoas que a gente gosta, de presentear. Nesse momento, o chocolate lidera a intenção de compras.

Ovos de Páscoa são o grande carro-chefe para a data e os ovos artesanais, muitas vezes com um custo-benefício superior àqueles industrializados, têm a cada ano se superado ainda mais.

Os consumidores estão em busca de produtos personalizados. O mercado artesanal é o único que pode ofertar isso. Os ovos artesanais têm uma infinidade de sabores e decoração.

Mais do que agradar o consumidor final, a sua loja precisa considerar essa alta demanda para oferecer todos os ingredientes necessários para o produtor do ovo artesanal. Sendo assim, aposte em:

  • Barras de chocolate: aquelas tradicionais, em maior peso, para serem usadas como coberturas de confeitaria e também na confecção de ovos. Tenha um mix variado com percentual de cacau distinto e várias marcas;
  • Chocolate em pó: o chocolate e o cacau solúvel também passam a ter bastante destaque para o período sazonal. Eles são essenciais nas principais receitas de ovos recheados e chocolates confeitados em geral;
  • Chocolate granulado: o principal item do brigadeiro tradicional também não pode ficar de fora da sua lista de compras. Este é um dos principais produtos consumidos pelas pessoas na data;
  • Leite condensado: ingrediente essencial nas inúmeras receitas de doces, o leite condensado, assim como o creme de leite, tem uma alta procura na Páscoa também. Muitos confeiteiros já têm uma marca preferida para utilizar. Por isso, aposto em variados rótulos para compor o mix da sua loja.

Não se esqueça

Mesmo não sendo confeiteiros profissionais, muita gente gosta de fazer os próprios ovos de chocolate em casa. Especialmente agora em tempos de pandemia e com cautela no consumo. Tenha produtos para atender as necessidades desse público também.

Para os que não fazem tanta questão dos ovos, é preciso ofertar as opções tradicionais. Seja para a confecção de cestas de presentes com produtos de Páscoa ou apenas para venda avulsa. Confira algumas dicas:

Aposte nas promoções

Com o consumidor ainda com muito cuidado para gastar, as promoções podem ser a cereja do bolo para essa Páscoa. Faça ações que despertem empatia no seu público e se antecipe na divulgação das estratégias, até porque tem muito comerciante já de olho na data.

Então é hora de destacar os produtos da sazão, destaque-os na loja e analise aqueles que podem praticar preços mais atrativos.

Não se esqueça de também divulgar suas promoções nas redes sociais e Whatsapp, para lembrar o cliente omnichannel que na sua loja ele vai encontrar bons produtos e melhores preços. A propósito, esteja preparado para vender online também.

Estimule a felicidade

O chocolate e derivados têm o dom natural de promover aquela sensação de felicidade nas pessoas. Leve isso em consideração na hora explorar a venda da categoria.

Além disso, criar kits de presentes, embalagens e cestas com doces e chocolates para a Páscoa estimulam a vontade dos clientes em adquirir os produtos em conjunto.

Aposte na venda conjunta, com a sua própria produção de cestas com produtos da época, se possível. Além de ser uma celebração religiosa importante para os cristãos, a data representa muito para o varejo alimentar. É momento de confraternizar e presentear as pessoas que gostamos.

Chocolate é necessário, mas o universo é amplo

família celebrando a Páscoa comendo e tomando vinho

Por falar em produtos da época, não é só de chocolate que vive a Páscoa. A celebração religiosa também demanda jejum dos fiéis, que se abstêm de comer carne vermelha na Quaresma.

Aproveite para incrementar o mix com bacalhau, peixes frescos e enlatados, como atum e sardinha. A demanda por esses itens aumenta muito durante a temporada.

O período sazonal também é muito favorável às vendas da categoria de óleos e azeites. Por sinal, é o momento em que o varejo mais vende azeites, superando a alta procura de Natal.

Mesmo sendo um item mais caro, o consumidor abre exceção nesta época para poder preparar os pratos à base de pescado, além de garantir uma alimentação mais saudável.

Não se esqueça que o vinho combina super bem com a Páscoa. A bebida pode ser apreciada tanto para acompanhar os pescados, como o próprio chocolate.

Não se esqueça que o vinho combina super bem com a Páscoa. A bebida pode ser apreciada tanto para acompanhar os pescados, como o próprio chocolate.

Gostou das dicas de hoje? Espero que sim! Agora que você já tem uma boa perspectiva sobre a Páscoa 2021, é hora de colocar as ações em prática.

Seja otimista, criativo e cative o seu cliente. Não se esqueça que para rechear o seu mix para a sazão você pode contar com o Martins.

Não se esqueça também de decorar sua loja para a data e de deixar tudo dentro das normas da Covid-19.

Feliz Páscoa e sucesso nas vendas!

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima