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6 estatísticas que descobrimos com pesquisas sobre a Páscoa

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As pesquisas sobre a Páscoa são muito importantes pra você entender no que focar e o que esperar do feriado, que já está praticamente aí na porta da sua loja!

 

Entender a intenção de compra dos seus clientes, saber como os economistas estão predizendo a Páscoa desse ano e entender o quanto as pessoas estão dispostas a gastar é bem interessante para a sua estratégia. Você consegue definir metas com esses números, e também entender em quais produtos focar.

Lascas de chocolate escuro quebradas em fundo branco

Será que as barras de chocolate têm vendas inexpressivas nessa época porque as famílias preferem os ovos? Pesquisas sobre a Páscoa vêm apontando justamente o contrário. Será que as pessoas estão gastando menos em 2019? As pesquisas também ajudam a entender o quanto elas pretendem gastar.

Vamos navegar pelos dados e entender o que a Páscoa 2019 representa para o setor varejista? Nossa principal fonte é um estudo do SPC, mas também usamos alguns outros que vamos linkar durante o artigo.

Vamos começar!

1 – Ovo de Páscoa ou barra?

Esse é um dos maiores debates da Páscoa, senão o maior. O que vale mais a pena, comprar ovos de Páscoa – naturalmente mais caros por alguns motivos que até já explicamos – ou as barras de chocolate?

A melhor maneira que você, varejista, pode encontrar para resolver esse dilema é entender a intenção de compra dos seus clientes. As pesquisas de Páscoa que o SPC realizou apontam que os ovos têm preferência, mas as barras estão muito próximas no páreo quando pensamos em intenção de compra.

Segundo a entidade:

  • 79% das pessoas pretendem comprar ovos de Páscoa industrializados;
  • 71% das pessoas pretendem comprar barras de chocolate;
  • 84% vai comprar ovos industrializados, 48% artesanais;
  • 13% vai investir em Colombas Pascais para a Páscoa.

Os índices ultrapassam os 100% porque as perguntas eram de múltipla escolha. Então, há mercado para todos: desde os que focam mais nos ovos até quem prefere continuar nas barras.

Isso é um ótimo sinal para os pequenos varejistas, que acabam deixando os ovos de grandes marcas de lado pelo alto investimento e trabalhando mais com as barras e com os artesanais de produção local. Tem espaço pra todo mundo!

2 – Quando as pessoas pretendem comprar?

Um dos pontos mais importantes das pesquisas sobre a Páscoa é entender quando as pessoas pretendem comprar, porque você precisa entender quando vender.

Supermercados e grandes varejistas já começam a campanha um mês antes da Páscoa, mas não é à toa: eles têm capital para investir cedo e lucrar alto.

Pra quem ainda não fez as compras de Páscoa, as pesquisas apontam que agora é hora de correr! Veja quando as pessoas costumam procurar os presentes para comprar:

  • 48,9% das pessoas compra uma semana antes da Páscoa;
  • 35,9% das pessoas compra até a segunda semana de Abril;
  • 11,1% não sabiam.
Um coelho amarronzado em um campo gramado olhando para a câmera

3 – Os clientes querem gastar até R$ 195 reais

Outro mito: as pessoas não estão querendo gastar muito esse ano e vão manter a mão fechada no feriado. As pesquisas sobre a Páscoa apontam que pelo menos R$ 195,52 reais vão ser gastos por pessoa na data, em média.

Se a gente olhar só as pessoas que pretendem simplesmente gastar, já percebemos que 2019 tem tudo pra ser o ano da Páscoa no varejo. 72% das pessoas entrevistadas pelo SPC pretende comprar presentes na data, sendo que na classe A e B esse valor sobe para 85%. No ano passado, só 68% das pessoas pretendiam comprar.

O aumento da intenção de compras também é reiterado por outras pesquisas sobre a Páscoa que não sejam o SPC. A CNC – Confederação Nacional do Comércio – aponta que teremos um crescimento de 1,5% nas vendas da Páscoa nesse ano. Um valor modesto e menor do que 2017 ante 2016 (2%), mas ainda assim melhor do que o que vemos vendo nos anos anteriores, quando chegamos a recuar cerca de 5%.

Veja como as pessoas vão comprar segundo as pesquisas sobre a Páscoa:

  • 72,4% das pessoas vão comprar. 76,4% entre as mulheres e 85,2% nas classes A/B;
  • 12,4% das pessoas não vão comprar, e 15,2% não sabem;
  • 39,9% das pessoas compram exclusivamente para presentear;
  • 59,2% presenteiam filhos(as), 42,3% os cônjujes, 41,4% as mães, 33,5% sobrinhos;
  • 27,4% das pessoas comprar ovos para consumo próprio.

4 – 41% das pessoas acham que os preços dos ovos subiram

As pesquisas sobre a Páscoa não apontam um aumento muito expressivo no preço dos ovos de Páscoa, só que eles se ajustam de acordo com a inflação, sem nenhuma adição fora de série.

Mas ao mesmo tempo, 40,7% das pessoas tem plena convicção de que os preços realmente estão mais caros, sendo que 38,4% acredita que eles estão na mesma faixa de preço.

Ainda tem gente que acha que está até mais barato! 8,6% dos entrevistados nas pesquisas sobre a Páscoa está bem satisfeita com os preços, que identificaram como menor do que no ano passado.

Caixa registradora antiga toda enferrujada

5 – Pesquisas sobre a Páscoa apontam preferência pelo varejo físico

O varejo físico, principalmente os mini e supermercados, têm a preferência da maioria da população. Segundo as pesquisas sobre a Páscoa, e especialmente a do SPC que estamos analisando, 65% das pessoas prefere fazer a compra nesses estabelecimentos.

Quem vem em seguida são grandes lojas de departamentos, como as Americanas, por exemplo. 45% dos entrevistados vai fazer as compras em lojas assim.

Isso mostra a preferência pelas grandes marcas, líderes absolutas de mercado, que oferecem seus ovos já conhecidos. Lacta, Hershey’s, Nestlé e Garoto são maioria absoluta nas intenções de compra, e esses produtos são mais facilmente encontrados nesses ambientes.

Mas ainda há quem prefira as lojas especializadas – Cacau Show, Kopenhagen, Brasil Cacau, etc. – e os chocolates de produtores locais e caseiros: 40% e 24%.

Isso pede ânimo aos varejistas, que já saem na frente na intenção de compras e não precisam se preocupar tanto com a concorrência de outros canais mais especializados.

6 – Pesquisas de preço são comuns na Páscoa

As pesquisas sobre a Páscoa apontam que ninguém gosta de comprar no escuro, sem conhecer as várias opções disponíveis.

Pelo menos 85,6% das pessoas vai pesquisar preços em diferentes locais, mas isso meio que já é esperado, né? O interessante é entender que 54,3% das pessoas vão pesquisar sobre todos os tipos de chocolate, sendo que só 23,5% das pessoas está disposta a comparar preços só dos ovos.

Isso nos mostra que o mercado é grande e tem espaço para todo tipo de produto. Ok, os ovos de Páscoa sempre saem ganhando, mas eles não são os donos de tudo e muita gente prefere só chocolate, seja da forma que for.

Veja onde as pessoas pesquisam os preços:

  • 73% em supermercados;
  • 48% na internet;
  • 40% em shoppings;
  • 29% em lojas de rua;
  • 25% em aplicativos de ofertas;
  • 14% em jornais;
  • 13% com amigos, familiares e conhecidos. 
Ovos de plástico coloridos sobre campo de grama

E aí amigo varejista, já está pronto para a Páscoa? Ela já está chegando, então é hora de correr. Veja nossa cobertura completa nesse link!

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