Você sabia que quase metade dos viajantes brasileiros busca por hospedagem pet friendly? Sendo assim, ser capaz de acomodar animais de estimação pode ser o impulso que o seu estabelecimento precisa.
Por isso, hoje vamos falar como é possível aplicar o conceito pet friendly na hotelaria. Esse guia pode ser útil para todo tipo de hospedagem. Seja hotel, pousada, camping ou mesmo um condomínio de chalés.
O importante aqui é entender que, ao aderir ao modelo, a hospedagem passa a oferecer uma nova experiência. Afinal, se antes bastava atender necessidades básicas de humanos, agora há outros tipos de hóspedes na área. E a experiência de um vai impactar na do outro.
Mercado em ascensão
A plataforma Booking.com apurou que 46% dos brasileiros consideram importante viajar para destinos e acomodações pet friendly. O resultado está acima da média global, que fica em 31%.
O levantamento ainda mostra que 43% pretendem reservar hotéis pet friendly nas próximas viagens. Além disso, um em cada quatro brasileiros planeja viajar com animais de estimação ao menos uma vez em 2022.
Já na pesquisa da plataforma TripAdvisor, 53% dos 1.100 entrevistados viajam acompanhados de pets. Para 52%, a hospedagem em hotéis é uma opção se ele for pet friendly.
Ainda precisa de incentivo para buscar informações para adotar o modelo pet friendly em sua empresa? Então anote mais um dado sobre o mercado nacional: 63% das famílias das classes A e B possuem pets. A informação é da Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa Destinados ao Uso Animal (Assofauna).
E mais: 25% dos donos de pet viajam menos justamente para não deixarem seus animais de estimação sozinhos. Para 35%, as viagens são mais curtas pelo mesmo motivo.
Deu para sentir o tamanho do mercado a ser explorado? Portanto, vamos juntos descobrir como você pode se adaptar a essa nova realidade.
O que torna um hotel pet friendly
Obviamente que o título de pet friendly não se restringe a apenas aceitar animais de estimação. Assim como os tutores, eles também são clientes. Logo, é preciso repensar a estrutura oferecida para que acolher os novos tipos de hóspedes.
É preciso ficar claro que seu estabelecimento não pode simplesmente informar que é pet friendly sem adotar práticas condizentes. Que tal fazermos um breve exercício?
Quando você pensa na hospedagem de clientes humanos, com o que se preocupa? Isso mesmo. Vamos voltar à época em que você decidiu abrir seu hotel ou pousada.
Bom, imagino que, primeiro, você estabeleceu um público-alvo. Depois, trabalhou no conceito das acomodações. Como seria a mobília, iluminação, se iria oferecer ou não refeições, viabilidade de estacionamento gratuito.
A acessibilidade a todos os ambientes provavelmente foi outra preocupação, bem como a oferta de atividades de lazer e serviços extras. Pensou até em como facilitar a limpeza e na prevenção a todo tipo de incidente.
Pois é esse raciocínio que o deve acompanhar ao planejar a inclusão de um atendimento pet friendly. É necessário garantir estrutura básica para a recepção dos pets.
Assim como a sua experiência já provou, antecipar-se às necessidades dos clientes é sempre a melhor estratégia. Portanto, a seguir, confira um passo a passo para ampliar sua oferta de hospedagem para ser um verdadeiro pet friendly.
Primeiro passo: defina seu público
É muito comum pensar em pet friendly tendo cães em mente, não é mesmo? Essa tendência se justifica pelo fato de que eles são a maioria dos pets brasileiros. De acordo com o Instituto Pet Brasil, há mais de 55 milhões de cachorros no país.
Contudo, não podemos ignorar a grande variedade de animais sob tutela. Temos mais de 25 milhões de gatos e 40 milhões de aves. Além de quase 20 milhões de peixes ornamentais e outros 2,5 milhões de répteis e pequenos mamíferos.
Desse modo, avalie qual ou quais tipos de pets seu estabelecimento é capaz de atender. Defina também o porte e o limite de animais por quarto.
Essas são questões essenciais para o desenvolvimento da infraestrutura e oferta de serviços adequados. Então pesquise bem as características e exigências de cada categoria antes de se decidir.
Segundo passo: adaptações e treinamento
Suponhamos que você definiu que seu hotel receberá cachorros e gatos como hóspedes. Logicamente, algumas adaptações serão necessárias para uma hospedagem adequada.
Lembrou-se de estudar as exigências de cada tipo de animal? É nessa etapa que você colocará as informações à prova.
Como os animais terão suas necessidades básicas atendidas, como dormir, alimentar-se ou fazer xixi? O cliente terá que providenciar tudo ou você pode se antecipar?
Recomendamos que você se antecipe. Até para garantir uma melhor organização do espaço. Além do mais, o cliente se sentirá muito mais acolhido ao não ter que se preocupar com tantos detalhes.
Muitos hotéis pet friendly oferecem tapetes higiênicos, caixas de areia, comedouros e bebedouros. Em algumas hospedagens, boxes de banheiros foram retirados para ampliar a área de circulação de animais.
Uma ideia interessante é oferecer um kit de boas-vindas com saquinhos higiênicos e petiscos. Você também deve pensar em espaços de recreação, como playgrounds para pets.
E treine sua equipe. Os funcionários do hotel precisam saber como proceder e tirar dúvidas dos clientes ou mesmo dar orientações adequadas. Gostar de pets é recomendável, mas é o profissionalismo que garantirá um atendimento uniforme e adequado a todo tipo de hóspede.
Terceiro passo: é preciso ter regras
Como o “combinado não sai caro”, adote regras. Animais de estimação são fofos, mas precisam de limites, tanto por questões de saúde quanto por segurança.
Não se esqueça também de que ser pet friendly não exclui a integração com o universo humano. Além disso, cada pessoa tem sua própria noção de limites. Sendo assim, as regras são importantes para padronizar condutas no espaço de convivência que é o hotel.
Uma regra básica é a exigência do cartão de vacina do pet. Isso dará mais segurança a todos os hóspedes e o protegerá juridicamente, caso algum animal adoeça nas dependências do estabelecimento.
Defina ainda uma política de uso de coleiras e focinheiras. Em alguns lugares, esse termo é apresentado como sugestão ao cliente. Em outros, a legislação vigente exige que determinadas raças jamais circulem sem esses acessórios.
Reforce ainda que o tutor é responsável pelo pet e seus cuidados. Portanto, ele deve providenciar a limpeza de fezes e evitar situações de agressividade ou latidos em excesso.
Você pode mesmo desenvolver um guia de boa convivência do seu hotel pet friendly. O documento pode, inclusive, resultar em um termo a ser assinado pelo visitante.
Quarto passo: defina os serviços oferecidos
Tem espaço para playground? Pode oferecer uma piscina ou um lago para pets? A hospedagem inclui agendamento em área de banho para pets? Estabelecer quais serviços serão oferecidos é outro passo essencial para o um hotel pet friendly.
Em São José dos Campos (SP), há um hotel pet friendly que criou um roteiro de estabelecimentos da cidade receptivos aos animais. Como cortesia, o local oferece até trilha monitorada para que tutor e animal de estimação se divirtam juntos.
Precisa ser tudo de graça para o cliente? Claro que não. Oferecer mimos com certeza conquista, mas os tutores ficarão satisfeitos em pagarem por alguns benefícios. Então, considere cobrar taxas por algumas comodidades que possam ser acrescentadas à hospedagem.
Avalie ainda fechar parcerias que agreguem ao trabalho do hotel. Clínicas veterinárias, treinadores de pets e profissionais especializados em banho e tosa, por exemplo, podem ser seus aliados.
Se vai hospedar pets, é interessante cogitar ter uma lojinha de artigos para esse público dentro do seu espaço. Nesse local, pode-se vender coleiras, saquinhos e tapetes higiênicos, comedouros, ração, entre outros itens.
Você ainda pode se associar a empresas que ajudam tutores no transporte de animais de estimação. Ou o seu hotel pode facilitar essa pesquisa para o cliente. Quais as regras das empresas aeroviárias que atendem sua região? E de ônibus e táxis?
Se o pet apresenta alguma deficiência ou necessidade médica específica, a hospedagem tem condições de auxiliá-lo? Analise as chances de ter apoio de babás de pet, seja contratando ou podendo indicar.
Quinto passo: divulgue seu hotel pet friendly
Embora ter um hotel com a marca pet friendly seja uma tendência, nem todos os espaços habilitados cuidam da divulgação. Ainda é comum os estabelecimentos não darem o devido destaque a essa informação.
Saiba que esse é um grande erro. Ser pet friendly é um diferencial que custa bastante esforço e planejamento para se obter. Logo, valorize essa conquista.
Descreva os serviços oferecidos com detalhes, registre em foto e vídeo, reúna depoimentos de hóspedes. Viajantes interessados em hospedagem pet friendly precisam saber que você existe e como contatá-lo.
A última dica de hoje é você usar influenciadores digitais para divulgar seu hotel e o serviço pet friendly, mostrando que está pronto para receber animais de estimação.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.