Importância do planejamento financeiro empresarial

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Sumário

O planejamento financeiro empresarial é o grande aliado dos pequenos empresários que projetam um futuro de resultados para o negócio. No varejo, é ele que vai ajudar o lojista a guiar os rumos das estratégias de venda.

Toda vez que você pensa em ter melhor fluxo de caixa, mais lucratividade e expandir os investimentos da loja, antes é preciso ter em mãos um planejamento financeiro empresarial bem detalhado. 

Podemos considerar que esse documento deve ser o guia de todo empresário de sucesso. O que constar nele e como elaborar é outra história que vamos te contar agora. 

Então, vamos juntos aprender um pouco mais sobre esse tipo de planejamento e a importância dele para a sua loja!

O que é um planejamento financeiro empresarial? 

O planejamento financeiro empresarial é o roteiro que antecipa a projeção financeira do futuro tomando como referências as finanças atuais de uma empresa. Esse documento integra o plano de negócios.

Nele serão relacionadas as informações como os valores movimentados pela empresa, todos os gastos e faturamento. Por meio do planejamento financeiro empresarial, é possível definir metas a médio e longo prazo. Além disso, a preparar o lojista para eventuais problemas com as finanças.

Esse documento também ajuda o empreendedor a estimar o fluxo de caixa no futuro e as margens de lucro que poderá ter. Por ser embasado em dados reais do presente financeiro da loja, facilita a tomada de decisões estratégicas para o futuro da loja.

Qual é o seu desejo? Lucrar mais? Abrir uma nova unidade ou expandir a estrutura investindo em sortimento para os consumidores? O planejamento financeiro empresarial vai te ajudar a alcançar esses objetivos.

Qual a importância do planejamento financeiro empresarial? 

O plano de negócios é impossível de ser executado sem a etapa do planejamento financeiro empresarial, já que é ele que vai direcionar melhor as decisões que envolvem a parte mais delicada do negócio: o dinheiro. 

Por isso é tão importante que esse planejamento seja criado e acompanhado de perto pelo lojista e uma equipe especializada. Ele é importante para garantir a saúde financeira da empresa, gerenciando bem os gastos e o que entra pelo caixa.

Todas as estratégias de vendas e ações promocionais esbarram no quesito financeiro. Qualquer investimento, pontual ou expansivo, precisa de capital. A loja só terá valores para continuar girando se souber planejar corretamente as finanças. 

Integrando as áreas principais de uma empresa como finanças, RH, comercial e operações, no compartilhamento de informações, o planejamento financeiro não tem como dar errado. Além disso, vai ser um importante direcionador para garantir a sustentabilidade da empresa.

Como realizar um planejamento financeiro empresarial? 

mulher digitando no notebook

É importante que se entenda que esse documento precisa ser elaborado em cinco etapas que não se dissociam uma da outra. Ou seja, não adianta pular nenhuma se não o planejamento financeiro ficará comprometido. São elas:

  1. Análise geral da situação
  2. Levantamento de custos
  3. Previsão de cenário
  4. Redução de gastos
  5. Plano de ação 

Vamos agora detalhar cada uma para facilitar a compreensão. Já aproveite para tomar nota e ir pensando nas informações que você deve fazer constar em cada fase do seu próprio planejamento financeiro empresarial.

1. Análise geral da situação

Nessa primeira etapa você vai detalhar o panorama atual da sua loja. Importante constar informações sobre o seu tempo de mercado, os diferenciais e os pontos fracos em relação à concorrência. 

Você pode aproveitar uma análise de SWOT ou matriz FOFA para conseguir traçar de forma mais direcionada esse cenário do seu negócio. 

A sigla SWOT são as iniciais para Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses) da marca, além de Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Traduzido ao português, temos a sigla FOFA.

Com essas ferramentas de planejamento estratégico você analisa as influências dos cenários interno e externo da loja e consegue chegar a uma análise geral, definindo os objetivos da sua loja. Onde você pretende chegar?

2. Levantamento de custos

Na planilha ou no software que você esteja registrando seu planejamento, é hora de partir para a segunda etapa e registrar todas as despesas fixas da loja. Gastos com aluguel do imóvel e equipamentos, contas de energia, água etc.

Também precisa constar os custos variáveis como frete, taxas de maquininhas de cartão, além dos tributos sobre as mercadorias. Por isso o planejamento deve ser rotineiro, pois todos os dias os custos mudam. 

Fez o levantamento? Anote ainda qual a reserva será necessária mensalmente para cobrir a margem de aumento dos juros ou alta de preços de produtos que precisam de reposição, por exemplo.

3. Previsão de cenários

Na terceira etapa do planejamento financeiro, você vai estimar uma previsão financeira para cobrir os possíveis imprevistos que podem acometer qualquer varejo. Seja valores para as compras, para pagar um financiamento ou investimentos de curto a longo prazo. Preveja todos eles. 

Você deve pontuá-los no seu documento e estimar os valores. Basta se perguntar, por exemplo:

  • Quanto de dinheiro preciso reservar mensalmente para ampliar a loja em 5 anos?
  • Quanto vou precisar para investir em ações de marketing digital?
  • E para a manutenção de rotina ou imprevisíveis com equipamentos danificados?

Não se esqueça: orçamento pessoal não pode ser misturado com o orçamento empresarial. Dinheiro seu, é dinheiro seu. Dinheiro da loja, é da loja. Caso contrário, você não conseguirá equilibrar as contas, nem organizar efetivamente o planejamento financeiro.

4. Redução de gastos

As despesas são necessárias e inerentes a qualquer negócio. Mas reduzir aquelas que são supérfluas e acabam extrapolando o orçamento é a premissa da quarta etapa do nosso planejamento financeiro.

Faça um mapeamento de todos os gastos e identifique aqueles que estão prejudicando a sua margem de lucro. Crie estratégias para reduzi-los.

5. Plano de ação

Hora de criar o plano de ação. Essa última etapa nada mais é do que um checklist administrativo para executar as metas do planejamento financeiro e alcançar os objetivos traçados.

O plano de ação vai dividir as tarefas entre as equipes da loja, estabelecer prazos e ferramentas para acompanhar o cumprimento das ações.

Quais cuidados tomar ao elaborar um planejamento financeiro empresarial? 

Quando as finanças não são bem planejadas, o negócio pode ir à ruína e as consequências são irremediáveis na maioria dos casos. Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados para que ocorra tudo bem.

Abaixo, veja os principais erros de um planejamento financeiro empresarial que você deve evitar a todo custo: 

  • Planejar as finanças sem acompanhar rotineiramente os gastos
  • Não integrar todos os setores da loja no planejamento
  • Superestimativa do faturamento
  • Traçar metas e objetivos, mas não executá-los no plano de ação
  • Não considerar fatos externos (crises econômicas, sanitárias, políticas etc)
  • Precificar sem observar a lógica de mercado

Caso você esteja falhando em um desses pontos, o momento é de recomeçar o planejamento antes que os prejuízos comecem a aparecer.

Bônus: promoções a longo prazo

Queremos encerrar a conversa de hoje com uma dica para o planejamento financeiro empresarial que a gente vê dando muito certo por aí com milhares de varejistas.

Na terceira etapa do planejamento, faça uma previsão ampla de despesas que você deverá ter ao longo do ano com ações promocionais. Gastos com decoração, exposição, aumento de estoque e precificação devem ser previstos.

Dessa forma você consegue pensar as estratégias previamente a partir da viabilidade financeira da sua loja. 

Esperamos ter ajudo hoje com essas informações e ficamos na expectativa de que você consiga estruturar um planejamento financeiro perfeito da sua loja. Não se esqueça de pedir ajuda para a equipe, tá bom?

Até a próxima!

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