Foco no planograma como incentivo às vendas no varejo

Tempo de Leitura: 4 minutos
Planograma como incentivo às vendas

Sumário

O planograma é a melhor ferramenta para o varejista conseguir montar as gôndolas e melhorar o espaço e a exposição de produtos da loja. Não à toa, ele também costuma ser chamado de “mapa da loja”.

Um dos maiores desafios do pequeno varejo é organizar o mix e o layout da loja em um espaço reduzido do armazém e do estoque. 

Mercadorias amontoadas e sem qualquer critério de exposição acabam resultando em experiências de consumo frustradas e perda dos lucros para o lojista. Por isso é tão importante contar com o planograma no comércio.

No nosso texto de hoje, vamos abordar sobre esse tema tão importante para os varejistas e fazer um passo a passo de como elaborar um bom planograma para a loja.

O que é um planograma?

O planograma é uma ferramenta que orienta o lojista a planejar e organizar melhor a exposição dos produtos no ponto de venda. É bem usado para supermercados, em razão da diversidade de categorias, mas também é muito aplicado em variados segmentos do varejo. 

O planograma é uma forma de layout visual que indica como os produtos devem ser exibidos nas prateleiras, nas áreas de checkout, zonas frias e quentes da loja. Mas para esse “mapa visual” ser confeccionado, é preciso levar em conta o espaço da loja, a sazonalidade das vendas e a visibilidade que se pretende dar ao mix. 

Qual a diferença entre planograma e layout? 

Planograma e layout são complementares, mas não se confundem. Eles se diferem pela abrangência e o foco de cada ferramenta. No planograma fica concentrada a disposição específica dos produtos em uma área de vendas com o objetivo de melhorar as vendas.

Por outro lado, o layout abrange a exposição geral e estrutural de todos os elementos da loja para garantir uma experiência de compra mais eficiente para os clientes. Vamos entender um pouco melhor essa diferença.

PlanogramaLayout
É a representação visual detalhada das mercadorias que devem ser expostas na área de vendas sejam prateleiras, gôndolas ou ilhas de exposição nos corredores e hall da lojaÉ a disposição geral de todas as mercadorias mais os elementos móveis ou fixos da loja, o que inclui todas as gôndolas, balcões, caixas registradoras, áreas de exposição etc
Ele define a disposição dos produtos com base em critérios como vendas sazonais, popularidade da categoria, margem de lucro e perfil de consumo do público-alvoÉ o layout que define onde cada departamento, seção e área de serviço será localizado dentro da loja
Otimiza a apresentação dos produtos com o objetivo de despertar maior interesse de consumo no cliente

Leva em consideração critérios como fluxo de tráfego, ergonomia e acessibilidade, tudo para deixar o ambiente o mais confortável possível aos clientes

Qual a importância de um planograma no comércio?

Acho que agora ficou bem claro o que é um planograma, certo? Sempre que você pensar em como deveriam ser expostas as categorias e mercadorias da loja, é com o planograma que você deve trabalhar.

Lembre-se sempre de considerar os aspectos de prioridade naquele período, como o calendário sazonal do comércio, visibilidade de produtos, margem de lucro a ser alcançada, entre outros pontos.

Quando o planograma é bem elaborado, você consegue aproveitar o espaço de maneira mais eficiente e com a devida visibilidade aos produtos. 

Ele também permite que você consiga aumentar as vendas ao destacar produtos de alto giro ou sugerir combos de produtos que se complementam. A experiência do consumidor pode se tornar ainda mais completa com um ambiente agradável, organizado e com posicionamento estratégico dos produtos.

O planograma ainda é um importante aliado na gestão do estoque já que, ao planejar a exposição dos produtos, o lojista pode evitar problemas de excesso ou falta de estoque. Ou seja, não apenas reduz os custos com o excesso de estoque e perdas, mas também melhora a eficiência nas operações do negócio.

Como elaborar o planograma?

Hora de aprender como elaborar um planograma eficaz para a sua loja levando em consideração quatro passos importantes para a execução do mapa visual das mercadorias:

1. Planeje a estratégia

O primeiro passo é a definição dos objetivos que você tem com a organização das mercadorias na exposição. Essa meta pode ser o aumento das vendas de uma determinada categoria ou produtos ou uma campanha sazonal de vendas, como para o Dia das Mães, por exemplo.

Tendo esses objetivos claros, o planograma ajudará a destacar os produtos e categorias de maior relevância.

2. Tente motivar a equipe 

Não adianta montar o planograma sem o engajamento de toda a equipe. Seus colaboradores precisam ser treinados para entender o plano visual da exposição de produtos.

Especialmente os repositores e os vendedores devem compreender a importância da disposição estratégica dos produtos, bem como serem capacitados a manter o planograma como planejado e anteriormente executado. Envolva a equipe no processo!

3. Defina os critérios da exposição 

Num terceiro momento, você vai precisar definir os critérios de exposição de mercadorias. Considere a sazonalidade, demanda dos clientes e a margem de lucro a ser alcançada para se decidir quais produtos devem receber maior destaque na exposição.

É a hora de recorrer àquela análise detalhada dos dados de vendas e estoque que você tem disponíveis. Faça um panorama das vendas e compreenda qual é o perfil de compra dos seus clientes. Além disso, dê uma boa analisada nas tendências do seu segmento de varejo. 

Em seguida, agrupe os produtos com base em categorias semelhantes como alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, limpeza etc. Isso vai facilitar o acesso dos clientes aos produtos.

4. Garanta pontos de promoção

Reserve o devido espaço no seu planograma para dar maior destaque aos produtos promocionais e as novidades, como lançamentos de novas mercadorias. Para isso, utilize displays e pontos de promoção para chamar a atenção dos clientes e estimular a venda dessas categorias.

Quando criar o planograma, passe a monitorar de perto o desempenho das vendas e faça alterações se for necessário. Aproveite para testar diferentes disposições de mix para encontrar qual funciona melhor perante a clientela. 

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima