A ponta de gôndola é um dos principais espaços da loja para destacar produtos e cria. Além disso, para criar ações que estimulam as vendas. Isso ocorre porque os consumidores costumam notar mais as mercadorias que estão expostas nesses locais.
Essa parte privilegiada que fica nas extremidades das prateleiras da loja costuma ser muito valorizada em épocas sazonais de vendas ou campanhas pontuais de promoções.
Como o próprio nome diz, a ponta de gôndola fica na ponta da prateleira. Ela é, por exemplo, projetada para dar maior visibilidade às categorias e prender a atenção do cliente quando ele passa pelo corredor de acesso aos itens.
A seguir você vai acompanhar oito estratégias para que você possa aproveitar devidamente esse espaço e melhorar as vendas das categorias que você vai expor lá. Boa leitura!
O poder estratégico da ponta de gôndola
A ponta de gôndola pode ter um grande impacto nas vendas quando usadas as estratégias certas de exposição. E quando isso acontece, o resultado de benefícios não poderia ser outro:
- Menos perdas com produtos há muito tempo parados na loja;
- Mais vendas com o impulso ao consumo dos itens expostos;
- Senso de inovação com a possibilidade de dar rotatividade aos itens;
- Otimização de espaço com o uso mais eficiente das prateleiras;
- Maior conveniência de compra com o acesso facilitado aos produtos;
Quando você gerencia bem uma ponta de gôndola, você aumenta a sua margem de lucro no resultado final da empresa. Além disso, promove uma experiência de compra mais conveniente e atrativa para o consumidor.
Agora, vamos às oito estratégias que vão te ajudar a aproveitar mais esse espaço e melhorar as vendas das categorias que você vai expor lá.
1. Produtos populares
A ponta de gôndola traz uma série de benefícios para o varejo, desde o sucesso das vendas à melhoria da experiência de consumo. Para isso, uma das principais atuações da ponta de gôndola é destacar os produtos mais populares.
Coloque esses itens de alta demanda à frente das ponteiras. Essas mercadorias são aquelas mais vendidas, mas também aquelas que podem ser associadas à categoria principal e compradas juntas.
A utilização de softwares de análise de dados para identificar esses produtos mais vendidos pode facilitar e muito para você. Outra opção são as análises de mercado para observar o que a concorrência está priorizando nas prateleiras.
2. Lançamentos
Quase tudo o que for novidade na loja também merece ser destacado em uma ponta de gôndola. Lançamentos costumam chamar muito a atenção do consumidor que busca constantemente novas experiências.
Você pode, inclusive, adotar uma iluminação especial ou displays mais atrativos para reforçar as novas mercadorias que entraram na loja.
A mesma dica vale para as ofertas especiais da loja. Descontos progressivos, “leve três, pague dois” e combos de produtos cabem muito bem em locais de destaque do armazém, como na ponta de gôndola.
Importante: recorra sempre a uma sinalização clara para destacar as ofertas.
3. Layout atrativo
Simplesmente expor produtos na ponta de gôndola e achar que a venda será milagrosa é utopia. É preciso agregar mais elementos como um layout que chame a atenção dos consumidores para aquele espaço.
Ele precisa estar limpo, organizado e sem rupturas. Além disso, prateleira sem produtos é o marketing mais negativo que existe para o varejo físico.
É muito usual também expor produtos complementares às categorias expostas no mesmo corredor. Por exemplo: se o corredor é de macarrão, destaque molhos na ponta ou macarrões em oferta.
Além disso, evite obstruir a ponta de gôndola com muitos produtos. É preciso ter equilíbrio!
Pense que não é necessária a quantidade, mas sim a variedade.
4. Exposição estratégica

Por falar em layout atrativo, aposte em uma exposição mais estratégica de produtos. Os mais vendidos devem ficar na altura dos olhos dos clientes, já que têm maior probabilidade de serem escolhidos pelos clientes.
A exposição pode ser organizada por grupos de mercadorias de uma maneira lógica e intuitiva: por categoria, função ou benefício para facilitar o acesso dos clientes a eles.
O uso de cores vibrantes, cartaz de promoção e outros elementos visuais que podem destacar mais as categorias na ponta de gôndola é essencial.
5. Rotatividade de produtos
É muito importante dar rotatividade aos produtos expostos. Então, faça rondas regulares e troque os itens que estão na ponta de gôndola. Isso também ajuda atrair a atenção dos consumidores que vão até a loja quase todo dia. Lembra quando falamos sobre o senso de novidade, né?
A rotação de produtos também tem o objetivo de reduzir os prejuízos com desperdício e perdas, dando maior eficiência ao estoque da loja.
6. Capacitação de equipes
Da mesma forma que você precisa treinar seus colaboradores para vender, administrar e gerenciar estoques, eles também têm que ser capacitados para conseguir montar a ponta de gôndola do jeito mais lucrativo.
Oriente eles para que consigam analisar as vendas e o comportamento do consumidor. Esses detalhes vão contribuir para ajustes rápidos no funcionamento da loja.
7. Exploração da sazonalidade
A rotatividade de mercadorias da ponta de gôndola pode ser feita conforme a sazonalidade do comércio e do ramo de negócio naquele momento ou, ainda, seguindo as principais datas comerciais.
Além de garantir inovação, fomenta uma experiência de compra temática e personalizada para atrair novos consumidores.
Fique atento ainda às tendências do mercado e de consumo para conseguir encontrar o mix ideal para cada sazão.
8. Avaliação de resultados
Nada te impede de dar maior giro nas pontas de gôndola. É até importante fazer isso quando sentir que o desempenho das vendas daquela categoria exposta não vai bem.
Para isso, a dica é experimentar várias formas de exposição e avaliar de perto o resultado das vendas, seja com o fluxo de caixa e estoque ou até mesmo recebendo feedbacks dos seus clientes.
E então? Bora começar a criar pontas de gôndola mais chamativas para o seu público-alvo? Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
